quinta-feira, 31 de outubro de 2013

COTIDIANO ´ Escolha social e profissional

Olá,

1 - Podemos avaliar as nossas existências passadas, somente através de lutas e provações?
- Não nos fala o pretérito exclusivamente através das provas que nos aguilhoam a vida.

2 - A profissão nos concede oportunidades de reajuste? - Observamos as oportunidades de reajuste e aperfeiçoamento que o mundo nos concede na esfera da profissão. A criatura renasce, gravitando para o campo de serviço em que se lhe afinam disposições e tendências.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

EVANGELHO - O JUGO DE JESUS

Olá,

Mateus cap.12

25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou a ti, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.



terça-feira, 29 de outubro de 2013

ANALISAR - PELO AMOR

Olá,

Não te esqueças da riqueza encerrada em teu auxílio no próprio corpo.
Reflete no tesouro da fala e ajuda ao próximo com as boas palavras.
 Recorda o patrimônio das mãos e planta uma árvore amiga ou socorre a esse ou aquele doente, enquanto as horas voam, em derredor de tua permanência na Terra. Não menosprezes a fortuna dos ouvidos e guarda o

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ANALISAR - O MAIOR PROBLEMA

Olá,

O homem é o centro.
 O mundo é a periferia.
 Todas as questões políticas e administrativas, todos os enigmas sociólogos e passionais, que espalham na Terra as mais constrangedoras crises de espíritos, dependem da solução de um problema único para serem convenientemente decifrados – o problema do reajuste da nossa própria alma ante as Leis Divinas.

domingo, 27 de outubro de 2013

1865, p. 66:

Olá,
“As idéias do homem são em razão do que ele sabe; como em todas as descobertas importantes, a da construção dos mundos deveu dar-lhes um outro curso. Sob o império desses novos conhecimentos, as crenças devem se modificar; o céu foi transferido. A região das estrelas sendo sem limites não pode mais lhe servir. Onde ele está? Diante desta questão, todas as religiões permanecem mudas.
 O Espiritismo vem resolvê-la demonstrando o verdadeiro destino do homem. A natureza deste último e os atributos

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ADOLESCÊNCIA - SEXO E DESEQUILÍBRIO

Olá,

“(...) a afeição erradamente orientada, através do compromisso escarnecido, cobre o mundo de vítimas”. Emmanuel ( “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier —  LIÇÃO 06)

 5.1 — Inquietação sexual

 De todas as perturbações que experimenta a Humanidade, nenhuma é tão grande e tão devastadora na sua repercussão

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

EVANGELHO - JESUS É SENHOR DO SÁBADO

Olá,

MATEUS CAP. 12 

 1 Naquele tempo, num dia de sábado, saiu Jesus caminhando ao longo das searas; e seus discípulos, que tinham fome, começaram a colher espigas e a comer delas. 2 E vendo isto, os fariseus lhe disseram: Eis aí estão os teus discípulos fazendo o que não é permitido fazer nos sábados. 3 Porém ele lhes disse: Não tendes 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

COTIDIANO - Causas espirituais das doenças II

Olá,

7 - Que medidas de reabilitação rogam os artistas que corromperam a inteligência?
 - Artistas, que intoxicamos a sensibilidade alheia com os abusos da representação viciosa, imploramos moléstias ou mutilações, que nos incapacitem para a queda em novas culpas.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

COTIDIANO - Causas espirituais das doenças

Olá,

1 - O que estrutura espiritualmente o corpo de carne?
 - O corpo espiritual ou perispírito é o corpo básico, constituído de matéria sutil, sobre o qual se organiza o corpo de carne.

 2 - O erro de uma encarnação passada pode

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EVANGELHO - AS TRÊS CIDADES IMPENITENTES

Olá,

MATEUS  CAP.  11

20 Então começou a lançar em rosto às cidades, em que foram obradas tantas das suas maravilhas, que não haviam feito penitência;
21 Ai de ti Corazin, ai de ti Betsaida; que se em Tiro e em Sidônia se tivessem obrado as maravilhas que se obraram em vós, muito tempo há que elas teriam feito penitência em cilício e em cinza.

domingo, 20 de outubro de 2013

1859, p. 180

Olá,

“Direi primeiro que, segundo o seu conselho – o conselho de seus Guias – Eu não aceito jamais nada sem exame e sem controle; não adoto uma idéia a não ser que ela me pareça racional, lógica, se está de acordo com os fatos e as observações, se nada de sério a vem contradizer.
 Mas meu julgamento não poderia ser um critério infalível; o consentimento que tenho encontrado junto de uma multidão de gente mais esclarecida do que eu é para mim uma primeira garantia; encontro uma outra, não menos

sábado, 19 de outubro de 2013

ANALISAR - SEMPRE ADIANTE

Olá,

Quando o fracasso apareça, tentando gelar-te a coragem, não esmoreças. Usa a paciência e a fé em Deus, sabendo, porém, que semelhantes qualidades não são recursos estanques.
Recomeça o trabalho que te caracteriza as atividades, buscando novo caminho. Se ainda não existe esse ou aquele esquema para tarefas novas, reinicia-te no relacionamento com os outros.
Sai de ti mesmo e procura a convivência com aqueles

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ADOLESCÊNCIA - ALMA FEMININA

Olá,

4.6 — O Espírito masculino

Todos os progressos da inteligência, da ciência, da filosofia e da cultura em geral, em todas as épocas da Humanidade, foram outorgados mais aos homens do que às mulheres. Mas os homens, sem os valores do sentimento no próprio coração, não conseguirão alçar vôo para as esferas superiores, continuando o vôo rasteiro dos progressos materiais.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ANALISAR - JUSTIÇA E MISERICÓRDIA

Olá,

Muitas vezes exclamas: - Justiça! Justiça!
 E afirma-te demasiadamente sofredor, perseguido pelas sombras ou desamparado pela Bênção do Céu!
 Lembra-te, porém, de que a corrigenda não exclui a presença do pesar e enquanto a provação trabalha em nossas almas, trazemos conosco os remanescentes da culpa.
 Antes do apelo à justiça roga clemência e piedade, de vez que pelo socorro do temporário esquecimento na vida física – brando anestésico de que se utiliza a Compaixão do Senhor para extirpar-nos do espírito as raízes do mal

terça-feira, 15 de outubro de 2013

VIGILÂNCIA - ALGUÉM VEIO

Olá,

No momento em que te encontravas em desespero, receando pelo próprio equilíbrio, alguém veio e te salvou do abismo de sofrimentos maiores ...
 No instante em que te sentias fraquejar ante as provas da vida, alguém veio e te sustentou as forças ...
 No momento em que a lâmina da calúnia te dilacerava o coração, alguém veio e te balsamizou as chagas, fazendo-te sorrir outra vez ...
 No instante em que as lágrimas se te desataram dentro do

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ADOLESCÊNCIA - ALAM FEMININA

Olá,

4.3 — Característicos sexuais em maior grau

Ninguém evolui nos dois sexos simultaneamente, em proporções iguais, pois desse modo o Espírito não se definiria na feminilidade ou na masculinidade.
 Uma das características deve sobressair à outra em experiência e conquista para dar ao Espírito a condição interior de homem ou de mulher, por  um determinado

domingo, 13 de outubro de 2013

1865 p. 41

Olá,

“O Espiritismo não se afastará da verdade e não terá nada a temer das opiniões contraditórias, uma vez que sua teoria científica e sua doutrina moral são uma dedução dos fatos escrupulosamente e conscienciosamente observados, sem preconceitos nem sistemas preconcebidos.
É diante de uma observação mais completa que todas as teorias prematuras e arriscadas, eclodidas na origem dos fenômenos espíritas modernos, caíram e vieram se fundir

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

EVANGELHO - Reencarnação e Espiritismo

Olá,

Necessário vos é nascer de novo.

Não foram os espíritas que inventaram a Reencarnação — palavra que grafamos com inicial maiúscula, em homenagem de nossa Alma agradecida à lei sábia e misericordiosa que projetou luz sobre o até então incompreendido problema do Ser, do Destino e da Dor. O ensino reencarnacionista vem de muito longe, de povos antigos e remotíssimas doutrinas.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ANALISAR - O PRÓXIMO

Olá,

O próximo, em cada minuto, é aquele coração que se acha mais próximo do nosso, por divina sugestão de amor no caminho da vida.
No lar, é a esposa e o esposo, os pais e os filhos, os parentes e os hóspedes.
No templo do trabalho comum, é o chefe e o subordinado, o cooperador e o companheiro.
Na via pública, é o irmão ou o amigo anônimo que nos partilham a mesma estrada e o mesmo clima.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

COTIDIANO - CRÍTICA E SERVIÇO

Olá,
Se muitos companheiros estão vigiando os teus gestos procurando o ponto fraco para te criticarem, outros muitos estão fixando ansiosamente o caminho em que surgirás, conduzindo até eles a migalha do socorro de que necessitam para sobreviver.
É impossível não saibas quais deles formam o grupo de trabalho em que Jesus te espera.

 EMMANUEL/FRANCISCO C. XAVIER
 MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Deixe seu comentário.

ADOLESCÊNCIA - A ALMA FEMININA

Olá,

“(...) se a alma feminina sempre apresentou um coeficiente mais avançado de espiritualidade na vida, é que, desde cedo, o espírito masculino intoxicou as fontes da sua liberdade, através de todos os abusos”. - Emmanuel  O Consolador perg. 67

 4.1 — Espírito e sexo na Lei de Evolução

A evolução é lei para todos os seres do Universo. Todo

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

EVANGELHO - O Cristão e o Mundo

Olá,

Não peço que os tires do mundo.

Não se pode conceber, ante as palavras do Senhor na oração pelos discípulos”, tenham os homens de isolar-se a pretexto de melhor servirem a Deus.
 É de supor-se, todavia, que aos cenobitas modernos não tivesse ocorrido, ainda, a idéia de examinarem a referência acima, que o evangelista anotou.
Se na atualidade tal conduta surpreende, encontramos uma certa justificativa na conduta dos eremitas do passado, veneráveis e santas figuras que buscavam o insulamento em grutas desertas.
Os anacoretas, cujos nomes são ainda hoje reverenciados, fugiam do mundo, adotavam vida de inteira renúncia com o propósito de

domingo, 6 de outubro de 2013

1859, p. 182:

Olá,

“Pode-se diferir de opinião sobre pontos da ciência sem se morder e se atirar pedras; é mesmo muito pouco digno e muito pouco científico fazê-lo.
Busque de seu lado como buscamos do nosso;
o porvir dará razão àquele de direito.
Se nos enganamos, não tenhamos o tolo amor-próprio de nos obstinar com idéias falsas;
mas há princípios sobre os quais se está certo de não se enganar:

sábado, 5 de outubro de 2013

ADOLESCÊNCIA - A MORAL EVANGÉLICA

Olá,

1 - Dizem que há muitos episódios no Evangelho que não são verdadeiros. Como identificar ali o pensamento de Jesus?

Ao escrever “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Kardec, sabiamente, deteve-se na moral do Cristo, sobrepondo-se aos conflitos exegéticos.

2 - Semelhante procedimento não limita o entendimento do Evangelho?

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

COTIDIANO - BASTA LEMBRAR

Olá,

Se estás na fé cristã e esperas tão-somente:
caminhos sem problemas,
 paz sem obrigações,
dias de céu sempre azul,
vantagens sem trabalho,
conquistas sem suor,
direitos sem deveres,
apoio sem serviço e
 vida sem provações, lembra-te de Jesus.

 EMMANUEL/FRANCISCO C. XAVIER            MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Deixe seu comentário.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

EVANGELHO - A Mulher e o Lar – 2º

Olá,

... cada um permaneça diante de Deus naquilo que foi chamado.  1 Coríntios 7:17-24

A mulher foi chamada para o Lar.
Competindo e rivalizando com os homens, inclusive em alguns excessos, vai ela, contudo, se habituando fora de casa.
Posterga, assim, de maneira imperceptível, o mais

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COTIDIANO - TRABALHAS E CONSEGUIRÁS

Olá,

Não te perturbes nas horas de crise.
 Se perdeste o emprego, trabalha e conseguirás outro.
Se te surgem transformações no ambiente profissional, trabalha e, para logo, conquistarás a precisa adaptação.
 Se alterações negativas te aparecem no campo familiar, continua trabalhando e reconhecerás, em silêncio, que toda pessoa, com o tempo, se coloca naquilo que procura.
 Se te vês à frente da desvinculação inoportuna de uma criatura querida que se afasta do recanto doméstico,

terça-feira, 1 de outubro de 2013

ANALISAR - RIQUEZA E AÇÃO

Olá,

Todas as oportunidades de estudo e progresso, aprimoramento e educação, constituem talentos que o Senhor nos empresta, a fim de que possamos com ele colaborar na extensão da Obra Divina.
 Em razão disso, a riqueza não é somente o depósito bancário ou a bolsa repleta. Riqueza é também a saúde que produz reconforto e o pensamento equilibrado a
exprimir- se em bênção de segurança.