sábado, 20 de setembro de 2014

Vigilância - Perdão e Vida

Olá,

 Em verdade, o nosso tempo, na atualidade terrestre, é de muitos conflitos e manifestas perturbações. Anotemos, no entanto, que a ausência do perdão reúne as parcelas de nossas reações negativas, e apresenta-nos a soma inquietante que se transforma em caminho para a guerra.

 Os atritos do lar, as reclamações que se espalham, resultam da incompreensão, em que se especifica, entre os homens, a dureza dos corações de uns para com os outros.
 Aqui, é a irritação que prepara ambiente à enfermidade, ali, é a falta de aceitação com que nos desligamos da humildade, é a prepotência pessoal favorecendo o orgulho de quantos intentam ser um fator de poder mais forte do que aqueles outros irmãos que lhes partilham a vida.
 Lemos, sensibilizados, algo em torno das reuniões notáveis dos nossos homens de orientação ou de Estado, quando se congregam para discutirem os problemas da Paz.
É natural nos emocionemos com as primorosas declarações deles e com a grandeza de suas promessas e decisões.
 Acontece, porém, que no desdobramento das horas, eles não são os personagens de nosso convívio... Longe deles, angariamos, com a benção de Deus, o nosso pão de cada dia e sem eles é que nos vemos uns aos outros, nos modos diversos em que nos mantemos no cotidiano.
 Admiramos as personalidades da televisão e das mostras de valores artísticos, entretanto, necessitamos aprender como tratar as nossas crianças e jovens na intimidade.
Muita gente gaba os feitos de grandes desportistas, como aconteceu à frente daqueles que venceram as distâncias e foram até a Lua.
Sucede, contudo, que não vivemos com eles, conquanto mereçam a nossa melhor consideração.
 Somos chamados a saber de que maneira minimizar as dificuldades de grandes incidências entre as paredes de nosso mundo doméstico.
Sejamos benevolentes para com todos aqueles que nos compartilham a vida.
Toleremo-nos, sabendo que hoje desculpamos a falta de alguém e talvez amanhã sejamos nós os necessitados de benevolência e tolerância.
Diz o texto desta noite: “Perdoemos para que Deus nos perdoe.”
Coloquemos nossa atenção nessa máxima e desculpemos uns aos outros, tantas vezes quantas se façam necessárias.
 E que o Pai Misericordioso a todos nos releve em nossas falhas e, compadecidamente, nos abençoe.

 Emmanuel/Francisco C. Xavier                          Esperança e Luz

(Página recebida em reunião pública do Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, Minas, na noite de 21 de novembro e 1992).

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário