quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E EVOLUÇÃO

Olá,

 O despertar da consciência faculta a responsabilidade a respeito dos atos, face ao desabrochar dos códigos divinos que jazem em germe no ser.
 Criado simples e ignorante , o espírito tem como fatalidade a perfeição que lhe está destinada. Alcançá-la com rapidez ou demorar-se por consegui-la, depende da sua vontade , do seu livre-arbítrio.
Passando pela fieira da ignorância , adquiriu experiências mediante as quais pode discernir entre o que deve e o que lhe não é lícito realizar, optando pelas ações que lhe proporcionem ventura, bem-estar, sem os efeitos perniciosos, aqueles que se tornam desgastantes, afligentes.
 Desse modo, torna-se responsável pelo seu destino, que está a construir, modificar, por meio das decisões e atitudes que se permita.
 O bem é-lhe o fanal , e este se constitui de tudo aquilo que é conforme as leis de Deus, que são naturais, vigentes em toda parte.
 A herança da ignorância primitiva prende-o no mal, que é contrário à lei de progresso, não , porém, retendo-o indefinidamente e impossibilitando-o de ser feliz.
 Cumpre-lhe , portanto envidar esforços e romper os elos com a retaguarda, avançando nas experiências iluminativas, a principio com dificuldade, face à viciação instalada, para depois acelerar os mecanismos de desenvolvimento, por força mesmo do prazer e alegria fruídos.
 Lentamente, em razão da própria consciência , descobre os tesouros preciosos que lhe estão à disposição e dos quais pode utilizar-se com infinitos benefícios.
 Saúde e doença , paz e conflito, alegria e tristeza podem ser elegidos através do discernimento que guia as ações.
Sem essa claridade, os estados negativos tornam-se-lhe habituais e , mesmo quando estabelecidos, podem alterar-se através do empenho empregado para vence-los.
 Nunca te entregues à desesperança, ao abandono. Não és uma pedra solta, no leito do rio do destino, a rolar incessantemente.
Tens uma meta, que te aguarda e que alcançarás.
 Penetra-te , mediante a reflexão, e descobre as tuas incalculáveis possibilidades de realização. Afirma-te o bem , a fim que o seu germe em ti fecunde e cresça.
Serás o que penses e planejes, pois que da tua mente e do sentimento procedem os valores que são cultivados.
 O teu estado natural é saúde. As enfermidades são os acidentes de trânsito das ações negativas, propiciando-te reabilitação.
 È indispensável manteres atenção e cuidado na conduta do veículo carnal.
Assim , pensa no bem-estar, anela-o, estimulando-o com realizações corretas.
 A tua constituição é harmônica. Os desequilíbrios são ocorrências, na corrente elétrica do teu sistema nervoso, por distorção de carga que as sensações cultivadas proporcionam .
 Mantém os interruptores da vigilância ligados, a fim de que impeçam as altas voltagens que os produzem.
 Em tua origem és luz avançando para a grande luz. Só há sombras porque ainda não te dispuseste a movimentar os poderosos geradores de energia adormecida no teu interior.
Faze claridade, iniciando com a chispa da boa vontade e deixando-a crescer até alcançar toda a potência de que dispõe.
 O amor é o teu caminho, porque procede de Deus, que te criou. Desse modo verticaliza as tuas aspirações e agiganta os teus sentimentos na direção da causalidade primeira.
 Tudo podes, se quiseres.
 Tudo lograrás se te dispuseres.
 Buscando penetrar na ordem das divinas leis que propiciam o entendimento da vida,
ALLAN KARDEC interrogou as venerandas entidades, conforme registrou na questão 117
de O Livro dos Espíritos : 
Depende dos espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para a perfeição ?
 Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido conforme o desejo que têm de alcança-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus.
 Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra recalcitrante?

 Joanna de Ângellis/Divaldo P. Franco             Momentos de Consciência


Nenhum comentário:

Postar um comentário