sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Evangelho - A PARÁBOLA DO SEMEADOR III

Mateus Cap. 13

13 Por isso é que eu lhes falo em parábolas; porque eles vendo não vêm e ouvindo não ouvem nem entendem. 14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías que diz: Vós ouvireis com os ouvidos e não entendereis; e vereis com os olhos e não vereis. 15 Porque o coração deste povo se fez pesado e os seus ouvidos se fizeram tardos e eles fecharam os seus olhos; para não suceder que vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos e entendam no coração e se convertam e eu os sare.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Evangelho - A PARÁBOLA DO SEMEADOR II

Mateus Cap. 13

 10 E chegando-se a ele os discípulos, lhe disseram: porque razão lhes falas tu por parábolas?

Jesus lhes falava por parábolas, por serem as parábolas provérbios que acompanhariam os povos através dos tempos. Apesar de pequeninas como são, condensam em poucas palavras verdades profundas e que podem ser aplicadas em todos os tempos por serem expressões da sabedoria popular. Em qualquer época, por mais intelectualizados que estejam os povos, jamais conseguirão suplantar as parábolas de Jesus. Elas encerram sabedoria profunda, simplicidade de palavras, sentimento e se enquadram maravilhosamente a todas as inteligências. Os pequeninos as entendem e os letrados nunca as desprezarão. Passarão os milênios, a humanidade se adiantará, mas as parábolas de Jesus sempre terão ensinamentos morais a darem aos homens.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Evangelho - A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Mateus  Cap. 13


1 Naquele dia saindo Jesus de casa, sentou-se à borda do mar. 2 E vieram para ele muitas gentes, de tal sorte que entrando numa barca se assentou; e toda a gente estava de pé na ribeira. 3 E lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis aí saiu o que semeia a semear. 4 E quando semeava, uma parte da semente caiu junto da estrada e vieram as aves do céu e comeram-na. 5 Outra, porém, caiu em pedregulhos, onde não havia muita terra; e logo nasceu, porque não tinha altura de terra. 6 Mas saindo o sol se queimou; e porque não tinha raiz se secou. 7 Outra igualmente caiu sobre espinhos; e cresceram os espinhos e estes a afogaram. 8 Outra enfim caiu em boa terra; e dava fruto, havendo grãos que rendiam a cento por um, outros a sessenta e outros a trinta.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cotidiano - Ensaio de Compaixão

Olá,

E fiquei a pensar, indagando de mim própria quanto ao motivo de analisar, com tanta volúpia, os defeitos alheios.
Se noticias de um delito espetacular me alcançasse os ouvidos, fixava-me na busca de pormenores da ocorrência.
 A fim de desenhar na memória a figura do agressor; se algum problema de sovinice me viesse ao acontecimento, procurava a s causas do desajustes para reprovar intimamente quem estivesse

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Adolescência - CULPA E CONSCIÊNCIA

Olá,

A culpa surge como forma de catarse necessária para a libertação de conflitos.
 Encontra-se insculpida nos alicerces do espirito e manifesta-se em expressão consciente ou através de complexos mecanismos de autopunição inconsciente.
 Suas raízes podem estar fixadas no pretérito --erros e crimes ocultos que não foram justiçados --ou em passado próximo , nas ações da extravagância ou da delinquência.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

1864, p. 323

Olá,

“É um fato constatado que o Espiritismo é mais entravado por aqueles que o compreendem mal do que por aqueles que não o compreendem de todo, e mesmo por seus inimigos declarados; e é de se notar que aqueles que o compreendem mal têm geralmente a pretensão de o compreender melhor do que os outros; não é raro de ver novatos pretender, no fim de alguns meses, admoestar àqueles que têm experiência, por eles adquirida por estudos sérios.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Cotidiano - Haja Luz

Olá,

Sem que se traduza na prática, o Conhecimento não se justifica.
Aliás que verdadeiramente conhece, age.
Conhecimento teórico é conhecimento de superfície.
A Fé que não transpira é uma inútil aspiração da alma.
Quaisquer que sejam as teorias existentes, a Verdade não existe em função delas.
 Para que houvesse  Vida, o Verbo se fez Ação:" Disse Deus:  Haja Luz; e houve luz." Geneses cap.1,3

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Analisar - Pescador. — Pescaria

Olá,
23/12/1943      — Cartão Postal

 “(...) Façamos de conta que eu sou um pescador, no dizer de um Espírito amigo. Hei de enviar-te sempre o resultado da pescaria, e examinares o material, antes de ir ao mercado, não é? Lançar ás apenas o que achares de utilidade. (...)”
 Somente a plena identificação entre Chico Xavier e Wantuil de Freitas justificariam esta frase e este pedido.
Chico Xavier está tão seguro e confiante na fidelidade de Wantuil de Freitas ao compromisso assumido que deixa ao seu encargo a seleção de suas páginas psicográficas. E, de fato, dali em diante, cada vez mais Chico confiaria ao amigo a incumbência de analisar e selecionar o material que deveria ser dado à luz da publicidade.
Mais adiante veremos isto confirmado e que Chico Xavier não se apoiaria nele em vão.
 É de relevância o fato de Chico ser denominado pescador por um “espírito amigo”.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Analisar - De Imediato

Olá,
Se alguém te ofendeu, perdoa sem delonga.
 Se feriste a outrem, reconsidera o gesto impensado e solicita desculpas, de imediato.
Ressentimento e remorso são atitudes negativas, gerando azedume e abatimento, suscetíveis de arrasar-nos o máximo de forças.
 Deixa que a luz da compreensão te guie as palavras e não admitas que o desequilíbrio se te instale no mundo íntimo.
 De alma contundida pela manifestação infeliz de alguém esquece para logo o choque sofrido e se houveres, porventura, farpeado os sentimentos dessa ou daquela pessoa, pede-lhe perdão, com o reconhecimento da própria falta.
A desarmonia espiritual, quando não extinta no nascedouro, cria perturbações de resultados imprevisíveis, semelhante ao processo infeccioso que, não debelado com a urgência devida, acaba intoxicando todas as forças corpóreas, muitas vezes, carreando a morte prematura.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Evangelho - Na Construção do Futuro

Olá,

“Respondeu Jesus:
O meu reino não é deste mundo...”  JOAO, 18: 36.

“Todo cristão, pois, firmemente crê na vida futura, mas a idéia que muitos fazem dela é ainda vaga, incompleta e por Isso mesmo, falsa em diversos pontos.
 Para grande número, de pessoas, não, há, a tal respeito, mais de que uma crença, balda de certeza absoluta, donde as dúvidas e mesma a incredulidade, O Espiritismo veio completar, nesse ponto, como em vários outros, o ensino do Cristo, fazendo-o, quando os homens já se mostram maduros bastante para apreenderem a verdade. ESE   Cap. 11, 3.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vigilância - Terapia mental

Olá,
As mágoas nos fazem adoecer, dai porque devemos interpretar quem nos ofende como doente.
 Se respondermos a ofensa guardamos conosco a lata de lixo que nos foi jogada. O ensinamento do Cristo é uma verdadeira terapia mental.
 Chico Xavier Lições de Sabedoria, organização de Marlene Rossi Severino Nobre, FE Editora Jornalística

 Na visão de Chico Xavier, a mágoa poderia ser equiparada a uma doença transmitida pela bactéria da ofensa e que se desenvolve em nosso organismo quando não a combatemos com o antídoto do perdão.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Adolescência - SAÚDE E CONSCIÊNCIA

Olá,

A fim de que a pessoa adquira ou preserve a saúde é imprescindível a conscientização de si mesmo, da sua maneira de ser. Normalmente , por hábito vicioso , prefere e aceita os estados negativos e alterados de comportamento com os quais a consciência anseia , abrindo espaço para as doenças ; permite-se desse modo , a raiva , o ciúme , a queixa, a ansiedade, e tomba em depressões injustificáveis que são as portas de acesso a enfermidades variadas.
Justificando sempre os pensamentos perturbadores e as ações perniciosas, recusa-se á renovação da paisagem mental com a consequente mudança de atitudes, mais se predispondo ao desequilíbrio.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

1869, p. 357

Olá,

“Trabalhemos para compreender, para crescer nossa inteligência e nosso coração; lutemos com os outros; mas lutemos com caridade e abnegação. Que o amor ao próximo, inscrito sobre nossa bandeira, seja nossa divisa: a pesquisa e a verdade, de qualquer parte que ela venha, nosso propósito único!"
Com tais sentimentos, desafiemos as zombarias de nossos adversários e as investidas de nossos competidores.
Se nos enganamos, não tenhamos o tolo amor próprio de nos obstinar nas idéias falsas; mas estamos certos de que há princípios sobre os quais jamais podemos nos enganar: é o amor ao bem, a abnegação, a abjuração de todo sentimento de inveja e ciúme.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Cotidiano - Teoria e Prática

Olá,

Em seu processo de auto  conhecimento, o homem não deve se isolar.
Em contato com o próximo, é que se lhe revelam facetas desconhecidas do próprio "eu".
Por assim dizer, a introspecção é a parte teórica  do que o homem busca saber a seu respeito.
Quanto mais se propõe, mais ele se expõe.
A chamada centração, só se justifica pela descentração, ou seja, pela altruística saída do homem de si.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Adolescência - CONFLITOS E CONSCIÊNCIA

Olá,

Nos alicerces do inconsciente dormem todos os processos da evolução antropológica e as aquisições psicológicas do ser em forma de experiências vividas.
Toda vez que uma delas não pôde ser assimilada, e passou aos arquivos profundos, permanecerá como possibilidade de emergir do arcabouço onde dorme , reaparecendo na feição de conflito.
Os conflitos resultam igualmente das ambições insatisfeitas, dos desejos  frustados e das manifestações íntimas que ficaram recalcadas sem o concurso da razão.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Analisar - Controle doutrinário das publicações

Olá,

 09/12/1943


“(...) tendo consultado a Emmanuel sobre o assunto da tradução dos livros dele e de Humberto de Campos para o espanhol, conforme sua notícia, disse-me o nosso generoso amigo espiritual que o caso é da alçada da Diretoria da Federação (...). 
Falamos portanto aqui, não como espíritas regionais, mas como companheiros da Federação e concluímos que não seria razoável ir entregando assim, sem condições, esse trabalho pelo qual a Casa de Ismael tanto se tem esmerado.
 Não seria dar tudo por nada? Cremos que a Federação tem o direito de exigir alguma coisa, mormente no que se refere ao controle doutrinário das publicações e a determinada parte do problema de venda dos livros. (Os últimos destaques são da compilação.) 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Evangelho - Riqueza

Olá,
... é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha... 

A Doutrina Espírita oferece aos seus adeptos —àqueles que lhe procuram observar e sinceramente absorver as luzes santificantes — adequado conceito em torno de tão importante quão difícil aspecto da experiência humana: — a Riqueza.
 Há quem enriqueça pelo esforço próprio, no trabalho honesto.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Vigilância - O auxílio mútuo

Olá,

Diante dos companheiros, André leu expressivo trecho de Isaías e falou, comovido, quanto às necessidades da salvação.
 Comentou Mateus os aspectos menos agradáveis do trabalho e Filipe opinou que é sempre muito difícil atender à própria situação, quando nos consagramos ao socorro dos outros.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cotidiano - Servir

Olá,

Ninguém muda hábitos, sem mudar o que pensa.
No entanto, para que o homem mude por dentro, os estímulos vêm de fora, da periferia para o centro.
Toda conquista é fruto da perseverança.
A experiência sem que seja exaustivamente repetida, não se automatiza.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

1864, p. 26

Olá,
“A caridade e a fraternidade se reconhecem por suas obras e não por suas palavras; é uma medida da apreciação de que não se pode enganar senão aqueles que se cegam com seus próprios méritos, mas não aos terceiros desinteressados; é a pedra de toque à qual se reconhece a sinceridade dos sentimentos; e quando se fala de caridade, em Espiritismo, se sabe que não se trata só daquela que dá, mas também e sobretudo daquela que esquece e perdoa, que é benevolente e indulgente, que repudia todo sentimento de ciúme e de rancor. Toda reunião espírita que não estiver fundamentada sobre o princípio da verdadeira caridade, será mais nociva que útil à causa, porque tenderá a dividir em vez de reunir, levando além disso, em si mesma, seu elemento destruidor. Nossas simpatias pessoais serão então sempre cedidas a todos aqueles que provarem, por seus atos, o bom espírito que os anima, porque os bons Espíritos não podem inspirar senão o bem.”

 Allan Kardec.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Analisar - Originais do livro. — O mandato mediúnico

Olá,

7 — 12—1943

 (Wantuil estava há pouco na Presidência, à qual ascendera em vista da sua escolha após a desencarnação, 01/10/1943, do Dr. Luiz Olímpio Guillon Ribeiro. Wantuil o Gerente do “Reformador”.
 Chico Xavier dirige-lhe palavras de estímulo, referindo-se ao apoio que está «laudo o novo Presidente ao programa do Esperanto, a cargo de Ismael Gomes Braga, que, por isso, sente-se muito feliz. Chico agradece, outrossim, o envio do primeiro número de “Reformador” da edição já sob a responsabilidade do novo Presidente e que contém palavras referentes à desencarnação de seu antecessor, cujo retrato foi estampado na primeira página. As referências de Chico Xavier a Guillon são muito carinhosas: “generoso orientador que nos antecedeu na grande jornada.”.


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cotidiano - Intenção

Olá,

Se a  ação é a moldura do retrato moral da criatura encarnada, a intenção é sua própria face.
Se, por vezes, o espírito  se disfarça através da ação, pela intenção ele se revela.
O bem sem propósito do bem não é o bem genuíno.
" ...Sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas interiormente, estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia."  Jesus  Mateus cap.  23,27

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Adolescência - COMPORTAMENTO E CONSCIÊNCIA


Olá,
Estudos cuidadosos a respeito do comportamento humano demonstraram que há três biótipos representativos de criaturas na sociedade.
 O primeiro pode ser denominado como co-dependente, constituído por pessoas condicionadas, aquelas que estabelecem as suas metas através de circunstâncias alheias à sua vontade não adquirindo uma consciência pessoal de satisfação como esforço individual auto-realizador.
As suas aspirações estão fundamentadas nas possibilidades de outrem, nos fatores ocasionais, e afirmam que somente serão felizes se amadas, se realizarem tal viagem ou qual negócio, etc. A falta de confiança em si mesmas proporciona-lhes o desequilíbrio desagregador da saúde, e mais facilmente, em média, são acessíveis ao câncer, atingindo um obituário maior do que aqueles que se demoram nas outras áreas.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Vigilância - TEMPO DE COLHER

Olá,

Toda semente pede tempo para germinar.
Assim também acontece nos domínios da alma.
Nunca devemos desistir de semear o bem, porque os resultados não se façam imediatos aos nossos olhos. Saibamos esperar com paciência. No momento justo, as sementes que houvermos lançado no solo dos corações haverão de produzir frutos sazonados.
 Semeemos compreensão e alegria, paz e coragem, perdão e amor ...

domingo, 2 de fevereiro de 2014

1865, p. 187:

Olá,

“Jamais uma Doutrina filosófica dos tempos modernos causou tanta comoção quanto o Espiritismo, jamais alguma tem sido atacada com tanta animosidade; esta a prova evidente de que se lhe reconhece mais vitalidade e raízes mais profundas que às outras, porque não se pega um enxadão para se arrancar uma haste de erva.
Os espíritas, longe de se espantarem, devem se alegrar, pois isso prova a importância e a verdade da Doutrina.
Se ela não fosse senão uma idéia efêmera e sem consistência, uma mosca que voa, não se lhe atiraria projéteis de artilharia; se fosse falsa, se lhe bateria intensamente com argumentos sólidos que teriam já triunfados; mas desde que nenhum daqueles que se lhe opuseram, a puderam deter, é porque ninguém encontrou defeito na couraça; não foi, no entanto, nem o talento nem a boa vontade que faltaram a seus antagonistas.”

 Allan Kardec

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Analisar - Violência e Remédio

Olá,

 Onde haja desamparo, instala, quanto se te faça possível, algum sinal de presença da simpatia e da solidariedade que nos devem enlaçar uns aos outros.
Não enfatizes qualquer problema de raça ou de crença, de preconceito ou separatividade, buscando, ao invés disso, cooperar pela união que a todos nos cabe conquistar perante Deus.
Alivia a carga das privações de algum enfermo largado às dificuldades; atenua as aflições das mães desvalidas; suporta com calma e paciência as alegações injuriosas protege as crianças sem apoio e sem rumo.