sábado, 31 de maio de 2014

Analisar - Ante o Lado Melhor

Olá,

Imagina a indulgência por lente de contato com a realidade.
E, colocando-a diante da própria visão intima, observarás, através da agitação e do desequilíbrio que, porventura, encontres em caminho, todos aqueles que te pareçam adversários, como sejam: 
As vitimas do ódio;
Os dementes da ambição destrutiva;
Os desinformados da ignorância;

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Vigilância - A receita da felicidade

Olá,

Tadeu, que era dos comentaristas mais inflamados, no culto da Boa Nova, em casa de Pedro, entusiasmara-se na reunião, relacionando os imperativos da felicidade humana e clamando contra os dominadores de Roma e contra os rabinos do Sinédrio.
Tocado de indisfarçável revolta, dissertou largamente sobre a discórdia e o sofrimento reinantes no povo, situando-lhes a causa nas deficiências políticas da época, e, depois que expendeu várias considerações preciosas, em torno do assunto, Jesus perguntou-lhe:
— Tadeu, como interpreta você a felicidade?

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Evangelho - Na Hora da Tristeza

Olá,

“Vós sois a luz do mundo “         Jesus     Mateus, 5: 14.

“Não digais, pois, quando virdes atingido um de vossos irmãos: É a justiça de Deus, importa que siga o seu curso. Dizei antes: Vejamos que meios o Pai misericordioso me pôs ao alcance para suavizar a sofrimento do meu irmão.               E.S.E Cap. V, 27.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Evangelho - A Melhor Parte

Olá,

... e esta não lhe será tirada.

Expressiva a informação de Jesus a Marta, de que Maria escolhera a boa parte, a que não lhe seria tirada.
Compreensão espiritual é patrimônio inalienável.
Não pode ser dado, nem vendido, nem trocado, nem tirado por quem quer que seja.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Cotidiano - DESFAZENDO SOMBRAS

Olá,

Estendamos a sementeira de luz, através da dedicação ao trabalho com o Cristo, a fim de que a ignorância seja dissipada nos caminhos humanos.
Todo egoísmo não é senão inferioridade e primitivismo da alma que nos cabe suprimir com os recursos da educação.
Por toda parte, encontramos egoísmo na inteligência que se retrai nas furnas do comodismo, receando a luta sacrificial pela vitória do bem;
 egoísmo na fortuna amoedada a concentrar-se nas mãos dos argentários que fogem à evolução; 
 egoísmo nos que dirigem, apaixonados pela volúpia do poder;
 egoísmo nos que obedecem, recolhidos ao espinheiral da revolta, de onde prejudicam a ordem e a organização;

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Analisar - Seguindo Adiante

Olá,

Sejam quais forem as tribulações em que te encontres, prossegue fiel ao bem e conta com Deus.
Quando observes a própria confiança sob nuvens pesadas de sofrimento;
 sob tempestades que te alarmem a vida;
 à frente das provas que mais se te afigurem conspirações das trevas no objetivo de aniquilar-te; quando pareça que tudo te falte, até mesmo o necessário à própria subsistência;

domingo, 25 de maio de 2014

1865, p. 264

Olá,

“Por ora façamos o maior bem possível com ajuda do Espiritismo: façamo-lo mesmo a nossos inimigos; ser pagos com a ingratidão é o melhor meio de vencer certas resistências e de provar que o Espiritismo não é tão negro como alguns o pretendem.”

Allan  Kardec 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cotidiano - PRECE POR VISÃO

Olá,

Senhor!
Ensina-me a ver as minhas próprias faltas, auxiliando-me a corrigi-las, para que eu faça o melhor de mim, segundo os teus desígnios.
Entretanto, Senhor, apaga-me a vocação de descobrir as faltas alheias, a fim de que a tua paz me fortaleça o coração.

Assim seja.

Emmanuel/Francisco C. Xavier                             Material de Construção

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Analisar - PACIÊNCIA E VIDA

Olá,

Estudo necessário da paciência: observar cada um de nós face a própria conduta nas relações humanas e no reduto doméstico.

Sabemos compreender habitualmente os assaltos morais de inimigos gratuitos, obrigando-nos a refletir quanto à melhor forma de auxiliá-los para que se renovem construtivamente em seus pontos de vista, e, em muitos casos, esbravejamos contra o desagrado de uma criança que a doença incomoda.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E CARÁTER

Olá,

A eleição dos valores ético-morais e a identificação dos objetivos da vida, bem como a seleção das qualidades que estabelecem os critérios formadores do ser, caracterizam o surgimento da consciência.
 A sua vigência e desenvolvimento decorrem dos episódios que se repetem , produzindo a fixação das conquistas encarregadas de incrementar o progresso do espírito, sem demorados estágios nas províncias do sofrimento, que é legado da ignorância.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vigilância - A bênção do estímulo

Olá,

Comentavam os aprendizes que a verdade constitui dever primordial, acima de todas as obrigações comuns, quando Filipe afiançou que, a pretexto de cultuar-se a realidade, ninguém deveria aniquilar a consolação. E talvez por reportar-se André à franqueza com que o Mestre atendia aos mais variados problemas da vida, o Senhor tomou a palavra e contou, atencioso:
— Devotado chefe de família que lutava com bravura por amealhar recursos com que pudesse sustentar o barco doméstico, depois de desfrutar vasto período de fartura, viu-se pobre e abandonado pelos melhores amigos, de uma semana para outra, em virtude de enorme desastre comercial. O infeliz não soube suportar o golpe que o mundo lhe vibrava no espírito e morreu, após alguns dias, ralado por inomináveis dissabores.
Entregue a si mesma, ao pé de seis filhos jovens, a valorosa viúva enxugou o pranto e reuniu os rebentos, ao redor de velha mesa que lhes restava, e verificou que os moços amargurados pareciam absolutamente vencidos pela tristeza e pelo desânimo.
Cercada de tantas lamentações e lágrimas, a senhora meditou, meditou... e, em seguida, dirigiu-se ao interior, de onde voltou sobraçando pequena caixa de madeira, cuidadosamente cerrada, e falou aos rapazes com segurança:

domingo, 18 de maio de 2014

1869, p. 258

Olá,

“O Espiritismo não é mais solidário com aqueles que prazam em se dizerem espíritas, do que a medicina o é com os charlatães que a exploram, nem do que a saudável religião o é com os abusos ou mesmo com os crimes cometidos em seu nome. Não reconhece por seus adeptos senão os que colocam em prática seus ensinamentos, isto é, que trabalham para sua própria melhora moral, esforçando-se em vencer suas más inclinações, ser menos egoístas e menos orgulhosos, mais doces, mais humildes, mais pacientes, mais benevolentes, mais caridosos para com o próximo, mais moderados em todas as questões, porque este é o sinal característico do verdadeiro Espírita.”

Alla Kardec.

Deixe seu comentário.
  

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Evangelho - Ninguém é Inútil

Olá,

“...e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Jesus-Lucas, 14:11.
“Será o maior no reino dos Céus aquele que se humilhar e se fizer pequeno como uma criança, isto é, que nenhuma pretensão alimentar à superioridade ou à infalibilidade.” E.S.E. capitulo 7:6

Não aguardes aparente grandeza para ser útil.
Missão quer dizer incumbência.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Cotidiano - A PORTA ESTREITA

Olá,

Aceitemos a dificuldade por mestra amorável, se esperamos que a vida nos entregue os seus tesouros.
Sem a porta estreita do obstáculo não conseguiríamos medir a nossa capacidade de trabalho ou ajuizar quanto à nossa fé.
As lições do próprio suor são as mais preciosas.
Os ensinamentos hauridos na própria renúncia são aqueles que se nos estampam na alma, no campo evolutivo.
Ouvimos mil conselhos edificantes e sorrimos, ante o fracasso iminente.
Basta, porém, por vezes, uma pequena dor para que se nos consolide a cautela à frente do perigo.
Com discernimento louvável improvisamos prodigiosos facilitários de felicidade para os outros, indicando-lhes o melhor caminho para a vitória no bem ou para a comunhão com Deus, entretanto, à primeira alfinetada do caminho sobre nossas esperanças mais caras, habitualmente, nos desmandamos à distância do equilíbrio justo, espalhando golpes e lágrimas, exigências e sombras.