quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Evangelho - Mocidade e Ambiente

Olá,

 Foge, outrossim, das paixões da mocidade.

 O conselho de Paulo a Timóteo entende, francamente, com o problema da reforma interior, que não é fácil de realizar.
Requer luta, estudo, meditação, perseverança.
As imperfeições e tendências para o mal são inerentes à própria condição de inferioridade do planeta, o qual constitui, nesta etapa do nosso processo evolutivo, o habitat temporário da psique. Nele vicejam, vigorosamente, os sentimentos anti-evangélicos. As sementes do mal encontram, na esfera
terrena, a gleba propícia para desabrocharem. Mesmo as almas já dotadas de certos conhecimentos intelectuais e qualidades nobres, ao reencarnarem na Terra, sofrem as influências ambientes, sem que isso constitua, como talvez possa parecer, um retrocesso, uma regressão.
Inúmeras vezes o próprio Paulo de Tarso confessava, amargurado: “O bem que eu quero, não faço; o mal que não quero, esse é que faço.”
A força do mal é tão insinuante que um pequeno descuido, no desenvolvimento e na ampliação das virtudes, poderá precipitar-nos temporariamente no báratro das condenações psíquicas, retardando, assim, a marcha progressiva do nosso Espírito.
 Na melhor das hipóteses, produzirá um estacionamento tão inconveniente e prejudicial como, para o estudante, a repetição do ano letivo, perdido na embriaguez das futilidades e dos prazeres que não constroem.
Os moços, principalmente, dada a natureza incipiente, maleável, das funções intelectivas, na fase do desenvolvimento fisiológico, apresentam um estado de maior e melhor vulnerabilidade às coisas boas ou más, elevadas ou deprimentes. Claro que temos de combater um grande e terrível inimigo, representado pelas nossas imperfeições. Para os jovens espíritas, contudo, a tarefa se torna menos árdua.
A Doutrina, por sua argumentação lógica, racional e concludente, alicerçada na tese reencarnacionista, tem o sublime privilégio de esclarecer e iluminar, instruir e confortar. Tem o moço espírita uma seara inesgotável de ensinamentos e experiências capazes de assegurarem o bom êxito, no esforço evolutivo, quando houver perseverança e tenacidade.
 No campo do Espiritismo, apesar de todas as influências negativas do mundo exterior e de sua própria alma, o jovem encontrará os elementos de que necessita para o seu progresso moral e cultural. Há livros admiráveis a compulsar. Enfermos a visitar. Desalentados a reerguer. A noção de responsabilidade, suscitada pelo conhecimento doutrinário, impõe-nos um esforço maior no sentido da nossa melhoria.
 A certeza da preexistência do Espírito, com o ativo e passivo que lhe são  peculiares, aponta, define, revela obrigações e responsabilidades. A convicção inabalável da vida futura induz-nos, por seu turno, à valorização do talento-tempo. O conhecimento da lei das reencarnações sucessivas, cientificamente comprovada pelo Espiritismo, determina, à juventude, grandes responsabilidades. Leva-a, tacitamente, a lutar com denodo pelo aperfeiçoamento individual, resultando daí, naturalmente, o passo inicial, decisivo, para a iluminação interna.
A mais nobre tarefa do jovem espírita é a de influenciar sobre o ambiente em que vive.
 Exemplificar o bem, para que o bem se expanda, se afirme, triunfe. Essa a tarefa atribuída aos jovens espíritas, aos jovens cristãos, especialmente agora, quando a mentalidade juvenil se defronta com uma sociedade materializada, cujos princípios ameaçam extinguir os sentimentos nobres do coração, em cujo santuário deverá ser erguido o maravilhoso edifício da Fraternidade Humana.

 Martins Peralva                          " Estudando o Evangelho "

 Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário