quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cotidiano - SERVIR SEM EXIGIR

Olá,

 Despendemos, por vezes, enormes coeficientes de força, tempo e atenção, falando em servir.
 E largamos a palavra, certos de que o amor ao próximo se limita às rendas materiais com que costumamos obsequiar a vida física.
 Sem dúvida o mérito da assistência às carências do corpo é virtude
que não pode ser apreciada em medida terrestre. Ninguém contestará, no entanto, que até agora, noventa por cem das atividades que se reportam a ela se desenvolvem na base da sobra sem proveito real para os braços que a distribuem. Além disso, em muitas ocasiões, o ato beneficente se circunscreve ao propósito de fuga pelo qual somos instintivamente impelidos a desembaraçar-nos de quantos se nos apresentam em penúria, cujas condições nos alfinetam a consciência.
 Servir será muito mais.
 Será viver e conviver com os outros, conhecendo-lhes as fraquezas e imperfeições, quanto reconhecemos nossas imperfeições e fraquezas e auxiliá-los mesmo assim, em padrão idêntico ao anseio de sermos auxiliados.
 Normalmente o impulso de quem beneficia a alguém inclui o troco da gratidão.
 Servir, contudo, no câmbio espírita que revive o exemplo de Jesus, o Mestre e Servidor, — não espera o menor laivo de agradecimento. Isso porque o espírita não desconhece o problema da idade espiritual e sabe que pessoas adultas, do ponto de vista das leis fisiológicas, não passam, no íntimo, de crianças ou doentes da alma entaipados na moradia orgânica, a lhe pedirem apoio e afeição, sem o mínimo entendimento do trabalho ou do sacrifício que semelhantes dádivas lhe custem.
 Servir, na essência, é amparar o outro no lugar e na situação de necessidade em que o outro esteja sem cogitar nem mesmo da opinião desfavorável que o outro expresse, de vez que nem todo enfermo aceita sem reclamar o remédio que se lhe aplica, não obstante o remédio lhe efetive a cura. Aprendamos a auxiliar sempre, mas convencidos de que nossos irmãos são consciências por si, não raro sem o mínimo nexo de afinidade com o nosso modo de sentir e de ver.
 Apenas nesse molde aproximar-nos-emos da Providência Divina, através do Amor Que Ama Sem Nome, compreendendo, por fim, que a felicidade é servir e passar.

André Luiz/Waldo Vieira      " Sol nas Almas "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário