quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Analisar - Dificuldades

Olá,

   É possível hajas despertado para a nova fé, sob enormes dificuldades.
Guardas, talvez, a impressão de quem se vê defrontado por asfixia num cipoal...
A primeira atitude, em favor da própria libertação – não te fixares nas crises e nos entraves e sim sair deles honrosamente pela aplicação ao trabalho nobilitante.
A Divina sabedoria nos confere o benefício da prova, para que venhamos a superá-la e assimilá-la, em forma de experiência,

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Evangelho - AS PARÁBOLAS DO GRÃO DE MOSTARDA E DO FERMENTO

Olá,

 31 Pro pôs-lhes mais outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e semeou no seu campo; 32 O qual grão é na verdade a mais pequena de todas as sementes; mas depois de ter crescido é a maior de todas as hortaliças e se faz árvore, de sorte que as aves do céu vêm a fazer ninho nos seus ramos.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Analisar - QUANTO MAIS

Olá,

 Quanto mais tiveres, mais, ser-te-á acrescentado, - disse-nos o Senhor.

 Para que lhe compreendamos o ensinamento, vejamos a natureza.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cotidiano - S. O. S.

Olá,

 A existência terrestre é comparada ao firmamento que nem sempre surge perfeitamente anilado.
 Dias sobrevêm nos quais as nuvens da prova se entrechocam de improviso, estabelecendo o aguaceiro das lágrimas.
 Raios de angústia varrem o céu da esperança..
 Granizos de sofrimento apedrejam os sonhos...
 Rajadas de calúnia açoitam a alma...

domingo, 25 de janeiro de 2015

Vigilância - Viver melhor

Olá,

 Todos queremos ser felizes, viver melhor.
Entretanto, ouçamos a experiência. A felicidade não é um tapete mágico.
Ela nasce do bem que você espalhe, não daqueles que se acumulam inutilmente.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Analisar - Orientação espírita

Olá,

 Visto que o Espiritismo tem que marcar um progresso da Humanidade, por que não apressam os Espíritos esse progresso, por meio de manifestações tão generalizadas e patentes, que a convicção penetre até nos mais incrédulos?
“Desejaríeis milagres, mas Deus os espalha a mancheias diante dos vossos passos e, no entanto, ainda há homens que o negam. Conseguiu, porventura, o próprio Cristo convencer os seus contemporâneos, mediante os prodígios que operou? Não conheceis

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cotidiano - Falatórios

Olá,

Dentre os muitos males que o verbo infeliz pode produzir, o mexerico é, possivelmente, dos mais graves.
Semelhante a vaso pútrido, o falatório exala miasma pestilencial, que contamina os incautos, que dele se acercam.
 Ali proliferam a maledicência insensata, o julgamento arbitrário, a

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Vigilância - ARMADURA DE SEGURANÇA

Olá,

 “ A prece torna melhor o homem?
“Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.” O LIVRO DOS ESPÍRITOS Questão 600.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Evangelho - Vigilância

Olá,

 Cingidos estejam vossos corpos e acesas as vossas candeias.

 As condições em que despertaremosS, na Espiritualidade, após a morte corporal, dependem, efetiva e indisfarçavelmente, do nosso estado evolutivo.
Do rumo que tivermos imprimido aos nossos passos.
 Do esforço evangélico empreendido.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Analisar - PERANTE A FELICIDADE

Olá,

 O problema da felicidade está sempre condicionada ao foro íntimo.
 E porque, ainda mesmo nos assuntos mais transcendentes, não podemos prescindir da simplicidade, em auxílio à nossa argumentação, invocamos a natureza, em cujos degraus evolutivos, é possível observar as crisálidas de consciência nas limitações relativas a que se ajustam.
 Vemos que cada ser nos círculos inferiores à escola humana, possui as alegrias que lhe são próprias. Para o corvo, a felicidade é a penetração nos detritos.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cotidiano - NO CULTO DA GENTILEZA

Olá,

 Lembra-te que Deus atende aos homens por intermédio das próprias criaturas e faze da gentileza uma prece constante, através da qual a Celeste Bondade se manifeste.
 Muitos recorrem à Providência Divina, entre a revolta e o pessimismo, olvidando a necessidade de compreensão para que o bem se exprima em dons de reconforto, ao redor dos próprios passos, esparzindo a esperança, a fim de que o coração se mantenha preparado, à frente das bênçãos que se propõe a recolher.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Vigilância - JESUS E DECISÃO

Olá,

 A um jovem, que parecia disposto a ingressar na Nova Era, candidatando-se a segui-LO, Jesus propôs o convite direto, sem preâmbulos.
Apesar do interesse que se refletia na face ansiosa, o moço, receoso, esquivou-se sob a justificativa de que iria antes sepultar o genitor que havia morrido.
Diante da resposta que parecia justa, o Mestre foi, no entanto, contundente, informando-o

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cotidiano - - NA INTIMIDADE DO MESTRE

Olá,

 E porque o aprendiz perguntasse ao Mestre o motivo pelo qual fora chamado ao seu campo de ação, respondeu o Senhor, compassivamente:
 – “Decerto, não foste convidado a criticar, porque, para isso, a Terra dispõe daqueles que transitam entre a malícia e o azedume...
 Com certeza não foste trazido à Revelação para apedrejar o

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Adolescência - SEXO E EDUCAÇÃO III

Olá,

 Um grande exemplo de reeducação sexual: Maria de Magdala

Não há melhor exemplo de reeducação sexual, nos tempos do Cristianismo nascente, do que o da personalidade corajosa e resoluta de Maria de Magdala, que abandonou a vida fácil dos prazeres carnais para seguir Jesus, em busca de uma modificação

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Adolescência - SEXO E EDUCAÇÃO II

Olá,

 As imperfeições das criaturas na área sexual

 Vejamos algumas de nossas imperfeições na área da sexualidade, para avaliarmos sua extensão desastrosa em nós mesmos: as aberrações e excessos, a prostituição, a incontinência, os artifícios mentirosos de conquista, seja no namoro, no noivado ou no

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Adolescência - SEXO E EDUCAÇÃO

Olá,

 “Toda criatura na Terra transporta em si mesma determinada taxa de carga erótica, de que, em verdade, não se libertará unicamente ao preço de palavras e votos brilhantes, mas à custa de experiência e trabalho, de vez que instintos e paixões são energias e estados inerentes à alma de cada um, que as Leis da Criação não destroem e sim auxiliam cada pessoa a transformar e elevar, no rumo da perfeição.” — Emmanuel

domingo, 11 de janeiro de 2015

Evangelho - PROMOÇÃO

Olá,

 Incontáveis companheiros espíritas, na atuali­dade, revivem o espírito de serviço cristão que neles se agiganta, conclamando-os ao intérmino labor de preparação da Era nova.
Multiplicam-se eles em formosa sementeira e já se podem observar os resultados positivos da sua atividade proveitosa, a benefício de toda a Seara do Amor.
Entre eles corporificam-se a abnegação e a re­núncia, emuldurando-lhes os esforços lavrados à base da vivência evangélica na integral harmonia dos seus postulados. Escrevem e pautam a conduta na elevada cor­reção de modos.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Analisar - SEMI MORTOS

Olá,

 Um homem que descia de Jerusalém para Jericó caiu em poder de ladrões que o despojaram, cobriram de ferimentos e o deixaram semimorto...
- Começa Jesus o ensinamento inesquecível da parábola.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Vigilância - JESUS E DEVER

Olá,

 Por certo, de maneira inconsciente, incontáveis indivíduos se creem merecedores de tudo.
 Supõem que até o Sol brilha porque eles existem, a fim de facultar-lhes claridade, calor e vida. Fecham-se nos valores que se atribuem possuir e, quando defrontam a realidade, amarguram-se ou rebelam-se, partindo para a agressividade ou a depressão.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Evangelho - Perdão

Olá,

 Perdoai as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

 A transcendentalidade do perdão pode ser aquilatada por um fato aparentemente simples: a sua inclusão, por Jesus, num dos mais importantes documentos do Evangelho, tal seja o “Pai-Nosso”. Bastaria isso, supomos, para que não pusessem dúvidas quanto ao seu valor; sobretudo, quanto à necessidade da sua prática, do seu cultivo sincero.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Analisar - JESUS E JUSTIÇA

Olá,

 Tem por objetivo a justiça reparar o dano causado e corrigir o infrator, tornando-o útil à sociedade na qual se encontra.
 A justiça trabalha em favor da educação utilizando-se de métodos disciplinares, inclusive limitando a liberdade do delinquente, a fim de poupá-lo, bem como a comunidade, de males mais graves.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Vigilância - Tarefas de Amor

Olá,

 Antes de examinar a nossa condição de espíritos devedores, na esfera da consanguinidade, vejamos o lar enobrecido em sua função de oficina do amor.
Para isso, é importante figurar o teu próprio sonho de felicidade para além da experiência terrestre.
Se houvesses de partir agora, ao chamado da desencarnação, decerto rogarias para teu imediato proveito o céu do retorno aos entes amados.
 Quem não terá, enquanto na Terra, residindo para lá das fronteiras da morte, um coração materno, um pai amigo, um irmão ou um companheiro?

domingo, 4 de janeiro de 2015

Evangelho - Céu

Olá,

 Não vem o Reino de Deus com visível aparência.

 São inconciliáveis os conceitos doutrinários de Céu, aceitos e esposados pelo Espiritismo, com os pregados e afirmados por algumas religiões.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Vigilância - Parentes e Companheiros

Olá,

 Por mais nos queixemos de familiares ou amigos deficientes que nos causam prejuízo ou decepção, amargura ou desalento, somos forçados a perceber que possuímos neles os reflexos de nós próprios. Quando afastados da experiência física, por força da desencarnação, encontramos, além do mundo, os resultados de nossos erros, permeando-nos os acertos.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Cotidiano - Em nós mesmos

Olá,


Na obra de aperfeiçoamento a que Jesus nos concitou, idealizemos uma lâmpada com a faculdade de analisar o caminho de sombras a que deve emprestar cooperação.
* Mentalizemo-la na apreciação da noite em derredor, injuriando as trevas, amaldiçoando as pedras da estrada, clamando ao Céu contra as nuvens e contra a ventania que lhe faz tremer o pedestal...
* Imaginemo-la querelando, entre lamentações e impropérios, ante as dificuldades da Natureza, temendo os constrangimentos da obra de auxílio que lhe compete realizar.