sábado, 30 de maio de 2015

Vigilância - Estudo e Observação

Olá,

 Abraçando a fé raciocinada, ao espírito não será lícito eximir-se ao estudo.
Valer-se do pensamento alheio, a fim de progredir e elevar-se, mas, formar as idéias próprias.
 Ler e meditar.
Aprender e discernir.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Evangelho - SEM PARAR

 Olá,

Agora que assumiste compromissos no movi­mento espírita, que te comove e abrasa, percebes. Registras, com a alma dorida, que os companheiros de ideal — salvas expressivas exceções — ainda se encontram em dubiedade, face à decisão de transporem a aduana da luz.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vigilância - Dificuldades

Olá,

 É possível hajas despertado para a nova fé, sob enormes dificuldades.
Guardas, talvez, a impressão de quem se vê defrontado por asfixia num cipoal...
A primeira atitude, em favor da própria libertação – não te fixares nas crises e nos

sábado, 23 de maio de 2015

Analisar - DA UNIÃO COM DEUS

Olá,

 “Por isso também os que sofrem, segundo a vontade de Deus, encomendam as suas almas ao fiel Criador, na prática do bem”.   I Pedro,4:19.

 Basta que o sofrimento nos alcance de leve e sentimo-nos para logo necessitados da Assistência Divina.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vigilância - Anotações Espíritas


Olá,

 De todas as mensagens que provavelmente aguardas do Além, nenhuma delas mais expressiva que a do Cristo no Evangelho: “ama e serve”.
O conhecimento superior é clarão que verte do Mais Alto para que te ilumines, clareando os caminhos por onde transites.
Amar sem exigir.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Analisar - Traço da Realidade

Olá,

 Não alegues inquietações e deficiências para deixar de servir.
Estivéssemos nós quitados com as leis que nos regem a vida e estaríamos usufruindo créditos mais amplos e se fôssemos espíritos elevados, residiríamos, desde já, em Planos Superiores.
 Imperioso aceitar-nos com as imperfeições que ainda nos caracterizem, esforçando-nos por melhorar-nos tanto quanto possível, no Espaço e no tempo.
E, sobretudo, quando as nossas tarefas nos pareçam excessivamente pesadas, reconheçamos que se não tivéssemos companheiros

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Evangelho - EXAMINANDO A SERENIDADE

Olá,

 Em face das dificuldades inadiáveis que surgem e ressurgem, senda afora por onde avanças,
 reveste-­te de serenidade para prosseguir.
Surpreendido pelas contingências afligentes que chegam a cada instante ao país do teu coração,
en­volve-te na serenidade para discernir.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Evangelho - DISSENSÃO

Olá,

 Medra com facilidade por encontrar os ele­mentos que lhe facultam o enriquecimento da vitalidade, multiplicando dissabores e contribuindo pa­ra a destruição dos mais elevados ideais.
A princípio tem o aspecto de melindre insano e logo se transforma em agastamento fomentador de inimigos cruéis e acirrados do espírito humano.

domingo, 17 de maio de 2015

Evangelho - TESTEMUNHO

Olá,

 Que se dirá do médico que teme o contato com a enfermidade que desfigura o semblante do doente; do advogado que receia a convivência com os mal ­feitores; do mestre que abomina ensinar a crianças difíceis; do juiz que se poupa a examinar contendas e desdenha enfrentá-las; do amigo que foge aos en­sejos de ser útil; do servidor que ressona em pleno serviço; do aprendiz que desrespeita o ensino; do cristão que, no exercício da caridade, zelando pelo equilíbrio pessoal, se furta ao trabalho eficiente ao lado de infelizes e desajustados?

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Vigilância - LUTAS NA EQUIPE

Olá,

  Qual ocorre na turma de escola, o atormentado momento da auscultação de valores chega sempre para a equipe de ação espiritual.
No estabelecimento de ensino, é o exame periódico das matérias professadas.
 No grupo de realizações da alma é o tempo de provação a se definir por expressões diversas.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Analisar - PREJUÍZOS E VANTAGENS

Olá,

 Quem assestar a observação pessoal em torno de si, descobrirá que o mundo se constitui de recantos multifaces, atraindo reflexões, qual se os olhos fossem caleidoscópios para visões de profundidade nos domínios da alma. De trecho em trecho, um quadro sugerindo meditações.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cotidiano - O BARCO E AS ONDAS

Olá,

Tentação, a palavra temível.
 Quase sempre intentamos fugir dela para simplesmente desertar do trabalho e, por consequência, da escola que o trabalho representa.
 E caímos no logro.
 Largamos o posso da dificuldade construtiva para arrojarmo-nos no abismo da inércia onde arrasamos o tempo.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Cotidiano - MAL ENTENDIDOS

Olá,

 Ausência de recursos materiais realmente dificulta a execução das boas obras. Indiferença alheia atrasa a beneficência.
 Ignorância entrava a marcha do entendimento.
Estreiteza de vistas retarda o progresso.
 O que mais prejudica, no entanto, na edificação do bem é o mal-entendido, porque a interpretação errônea numa equipe de ação espiritual age à feição da praga roedora na estrutura da planta: dilapida o cerne, intensificando o processo de desintegração e surge, quase sempre, à vista do pomicultor quando o tronco jaz ensaiando o tombo fatal.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Adolescência - Sexo e Estímulo V

Olá,


17.10 — Sexualidade e Evangelho.

Intercâmbio de vibrações simpáticas

 Para os cônjuges doarem estes valores enobrecidos da alma, há necessidade de obedecerem às regras de bem-viver ensinadas pelo Divino Mestre Jesus, em seu Evangelho de Redenção, a fim de que a sexualidade não permaneça somente no campo limitado e fugaz da

domingo, 10 de maio de 2015

Adolescência - Sexo e Estímulo IV


Olá,

 17.8 — Verdadeira união conjugal: almas simpáticas

 O marido deve à esposa e a esposa deve ao marido não somente os estímulos que nascem da completa realização do instinto sexual satisfeito, bem como os estímulos que surgem da boa apresentação pessoal no sentido exterior, dos serviços materiais, do conforto doméstico, dos presentes, dos elogios e de tudo aquilo que possa satisfazer nossos desejos e vaidades pessoais.

sábado, 9 de maio de 2015

Adolescência - Sexo e Estímulo III


Olá,

 17.5 — Vínculos sexuais e elemento magnético

As forças psíquicas não existem somente para serem usadas por trabalhos mediúnicos, pois são energias da própria vida, manipuladas intensamente por nós, em nossa vida de relação com os semelhantes. Quanto mais espiritualizada é a afeição entre o homem e a mulher, maior será a riqueza de permuta magnética.
 O sábio mentor Emmanuel fala com profundidade:

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Adolescência - Sexo e Estímulo II


Olá,

 17.2 — Sexo é também reconstituinte das forças espirituais

Sexo não é somente a troca de abraços, de beijos, de carícias, conjunção de células reprodutoras e de prazer mútuo na união dos corpos, pois as almas que animam os corpos estão também em permuta de recursos mentais imperceptíveis, em qualquer lugar, em qualquer momento, robustecendo-se mutuamente, desde que se encontrem em posição de interesse mútuo, de  entendimento e de respeito.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Adolescência - SEXO E ESTÍMULO

Olá,

 “A energia sexual, como recurso da lei de atração, na perpetuidade do Universo, é inerente à própria vida, gerando cargas magnéticas em todos os seres, à face das potencialidades criativas de que se reveste.” — Emmanuel       “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier —  LIÇÃO .05

Cada criatura humana possui um potencial de energia sexual produzindo cargas magnéticas específicas. Segundo os dicionários, estímulo quer dizer: “toda ação física ou mental que provoca reações no ser vivo”.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cotidiano - OS TRANSPLANTES E A SUA SEGURANÇA

Olá,

  OS TRANSPLANTES E A SUA SEGURANÇA

 P – Os mesmos amigos espirituais, no caso, apresentam alguma idéia para segurança e êxito na operação desta natureza?

 R – Esses dois amigos nossos, nos disseram que, por enquanto, é impossível que a Ciência determine a causa destas dificuldades – não vamos dizer fracassos – porque a causa de tudo isso remonta ao corpo espiritual, e não podemos exigir que a Ciência abrace afirmativas nossas,

terça-feira, 5 de maio de 2015

Analisar - Lições do momento

Olá,

"  De duas espécies são as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de duas fontes bem diferentes, que importa distinguir. Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida. Remontando-se à origem dos males terrestres, reconhecer-se-á que muitos são consequência natural do caráter e do proceder dos que os suportam.  "
O E.S.E.  Cap. V – Item 4


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Adolescência - SEXO E AMOR III

Olá,

16.7— Prazer sexual e amor espiritualizado

A alegria do prazer sexual tem duração breve e somente ela não tem   suporte para conservar a alegria e a simpatia na vida conjugal.
O casal, se não estiver cultivando um certo grau do amor espiritualizado, facilmente poderá chegar aos estados sombrios de tédio, desencanto e indiferença.

domingo, 3 de maio de 2015

Adolescência - SEXO E AMOR II


Olá,

16.4 — O amor sexual no leito conjugal

 Se encontramos prazer e alegria somente na relação sexual, é sinal de que o amor verdadeiro ainda não nasceu para nós. Somente o amor no leito conjugal não basta para alimentar e fortalecer as almas, no leito extenso e complexo da vida matrimonial.

sábado, 2 de maio de 2015

Adolescência - SEXO E AMOR

Olá,

 “(...) o sexo é a energia criativa, mas o amor necessita estar junto dele, a funcionar por leme seguro”. — Emmanuel                     “Religião dos Espíritos” — Emmanuel / F. C. Xavier — PÁG. 133

Sexo e amor são temas de que se tem falado, escrito, analisado, enaltecido, discutido e divulgado, em todas as épocas da Humanidade. Apesar de todas as forças da inteligência e do sentimento humano falarem desses dois temas, tomando um pelo outro, a ignorância espiritual e a confusão de interpretação de ambos é muito grande ainda nos tempos modernos.