sexta-feira, 23 de junho de 2017

Evangelho - Regozijemo-nos sempre

Olá,

 “Regozijai-vos sempre.” – Paulo. (1ª Epístola aos Tessalonicenses, 5:16.)

 O texto evangélico não nos exorta ao júbilo somente nos dias em que nos sintamos pessoalmente felizes. Assevera com simplicidade – “regozijai-vos sempre.”
 Nada existe no mundo que não possa transformar-se em respeitável motivo de trabalho, alegria e santificação. E a própria Natureza, cada dia, exibe expressivos ensinamentos nesse particular.

Depois da tempestade que arranca raízes, mutila árvores, destrói ninhos e enlameia estradas, a sementeira reaparece, o tronco deita vergônteas novas, as aves refazem os lares suspensos e o caminho se coroa de sol.
Somente o homem, herói da inteligência, guarda consigo a carantonha do pessimismo, por tempo indeterminado, qual se fora gênio irado e desiludido, interessado em destruir o que lhe não pertence. Ausência continuada de esperanças e de alegria na alma significa evolução deficitária.
 Por toda parte, há convites à edificação e ao aprimoramento, desafiando-nos à ação no engrandecimento comum.
 Ninguém é tão infeliz que não possa produzir alguns pensamentos de bondade, nem tão pobre que não possa distribuir alguns sorrisos e boas palavras com os seus companheiros na luta cotidiana. Tristeza de todo instante é ferrugem nas engrenagens da alma.
 Lamentação contumaz é ociosidade ou resistência destrutiva.
 É necessário acordar o coração e atender dignamente à parte que nos compete no drama evolutivo da vida, sem ódio, sem queixa, sem desânimo.
A experiência é o que é.
 Nossos companheiros são o que são.
Cada qual de nós recebe o quinhão de luta imprescindível ao aprendizado que devemos realizar. Ninguém está deserdado de oportunidades, em favor da sua melhoria.
 A grande questão é obedecer a Deus, amando-O, e servir ao próximo de boa-vontade.
Quem solucionou semelhante problema, dentro de si mesmo, sabe que todas as criaturas e situações da senda são mensagens vivas em que podemos recolher as bênçãos do amor e da sabedoria, se aceitamos a lição que o Senhor nos oferece.
Nesse sentido, pois, não nos esqueçamos de que Paulo, o intimorato batalhador do Evangelho, sob tormentas de preocupações, encontrou recurso em si mesmo para dizer aos irmãos de luta: – “Regozijai-vos sempre.”

Emmanuel/Francisco C. Xavier                      " Fonte Viva "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário