segunda-feira, 30 de junho de 2014

Vigilância - Oportunidade e desazo

Olá,

 Queixas-te, amargurado, ante os problemas que se sucedem, considerando não teres sido aquinhoado com ensejos de ventura e triunfo de que outros se beneficiam.
As tuas hão sido lutas sem quartel, provocadoras de desatinos que te estiolam os propósitos de enobrecimento.  Os dias se sucedem; cansai-vos debilitando as tuas fibras morais de tal modo que, mesmo emulado a uma salutar reação não te dispõe concretá-la.

sábado, 28 de junho de 2014

Cotidiano - Cólera, Remorso e Ciúme

Olá,

 181 - Como entender o sentimento da cólera nos trâmites da vida humana?

 -A cólera não resolve os problemas evolutivos e nada mais significa que um traço de recordação dos primórdios da vida humana em suas expressões mais grosseiras. A energia serena edifica sempre, na construção dos sentimentos purificadores; mas a cólera impulsiva, nos seus movimentos atrabiliários, é um vinho envenenado de cuja embriaguez a alma desperta sempre com o coração tocado de amargosos ressaibos.


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Vigilância - Petições

Olá,

 Muito perto da esfera humana, levantam-se grandes institutos para o exame das petições do mundo... Um homem conseguiu desligar-se do corpo físico e entregou uma petição, em forma de prece, a favor dele próprio.
O encarregado da instituição anotou-lhe a identidade, consultou grande arquivo e indagou em seguida: - O irmão possui aqui a reserva de serviço aos outros que o habilita à concessão?
 - Infelizmente, não tenho reserva alguma, respondeu o recém-chegado.
- Então, meu amigo, volte à sua casa, recorde que a prestação de serviço ao próximo é o seu investimento mais importante.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Analisar - Age Construindo Sempre

Olá,

 Não te interrompas nas tarefas do bem porque hajam surgido obstáculos em caminho.
 Reflete na floresta primitiva e imagina-te rasgando veredas no verde selvagem.
 A empresa reclamaria extremada dedicação.
 Indispensável o manejo de instrumentos pesados que corrijam o mato inculto com o exercício constante da prudência, ante as investidas naturais de agentes hostis que compreensivelmente reagiriam contra a penetração dos recursos destinados à melhoria do solo.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Evangelho - No Domínio das Provas

Olá,

 “Ai do mundo par causa dos escândalos, porque é necessário que venham escânda-los mas ai daquele por quem o escândalo vier.”
 - JESUS - MATEUS, 18: 7

 “É preciso que haja escândalo no mundo, disse Jesus, porque imperfeitos como são na Terra, os homens se mostram propensos a praticar o mal, e porque, árvores más, só maus frutos dão.
Deve-se, pois, entender por essas palavras que o mal é uma consequência da imperfeição dos homens e não que haja, para estes, a obrigação de praticá-lo”. O E.S.E. Cap.8,13.


terça-feira, 24 de junho de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E INTEGRIDADE

Olá,

 A criatura que busca a integridade , o estado de equilíbrio moral em toda sua amplitude, já adquiriu a consciência de si mesma, havendo logrado o amadurecimento psicológico resultante da observância correta das Leis da Vida.
 A Vida são as sucessivas etapas do processo evolutivo graças às quais o espírito avança, de experiência em experiência , modelando o anjo que lhe dorme em latência , manifestação do psiquismo divino, sua origem , sua causalidade.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Viagem Espírita 1862 II

Olá,

Pudemos constatar a marcha progressiva de ensino pela natureza das comunicações obtidas nos diferentes grupos que visitamos e que comparamos com outras anteriormente recebidas. Elas não se distinguem apenas por sua extensão, sua amplitude de vistas, facilidade de obtenção e alta moralidade, mas, acima de tudo, pela natureza das idéias discutidas e, frequentemente, de forma magistral. Isso, sem dúvida, depende muito do médium, porém não exclusivamente. Não basta ter um bom instrumento, é necessário dispor de um bom músico para dele tirar bons sons e, ainda mais, é preciso que o executante disponha de uma audiência capaz de compreendê-lo e de apreciá-lo.
Quem se daria ao trabalho de executar diante de surdos?

sábado, 21 de junho de 2014

Vigilância - Angústia

Olá,

 A angústia é um estado emocional de caráter ambíguo.
Invariavelmente representa uma situação psicológica derrotadora, que se caracteriza pela tristeza, pelo sofrimento, pela falta de objetivo existencial.
 Não poucas vezes, abre espaço para os transtornos de natureza afetiva, especialmente na área da depressão. Iniciando-se em forma de melancolia, agrava-se pelos distúrbios neuroniais ou por eles se inicia, derrapando nas situações graves do desinteresse pelos valores básicos e necessários ao crescente desenvolvimento orgânico e intelecto-moral. 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Evangelho - Perante o Mundo

Olá,

 “Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.” - JESUS - João, 14:1

 “A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas São os Mundos que circulam no espaço infinito e oferecem aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos.”
 O E.S.E. Cap.III, 2.


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Cotidiano - OS TIOS

Olá,

Embora raramente residam no mesmo reduto doméstico, os tios constituem vínculos de forte vigor na constelação familiar. Isto porque, a consanguinidade, estreitando a união que deve existir entre todos os seus membros, impõe os sentimentos de fraternidade e respeito que trabalham em favor da harmonia geral.
Não implica que sejam espíritos simpáticos entre si, quase sempre procedentes de outros clãs, que vivenciam a comunhão em novo grupo, preparando-se para os futuros cometimentos na sociedade globalizada.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cotidiano - LUZ E SILÊNCIO

Olá,

 O Mestre que nos recomendou situar a lâmpada sobre o velador, também nos exortou, de modo incisivo:
 – “Brilhe a vossa luz diante dos homens!”  Conhecimento evangélico é sol na alma.  Compreendendo a responsabilidade de que somos investidos, esposando a Boa Nova por ninho de nossos sentimentos e pensamentos, busquemos exteriorizar a flama renovadora que nos clareia por dentro, a fim de que a fé não seja uma palavra inoperante em nossas manifestações.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Evangelho - Ante o Futuro

Olá,

Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis.
O mundo contemporâneo vive uma fase das mais periclitantes, confirmando, assim, a palavra inspirada do enérgico Apóstolo da Gentilidade, na sua carta a Timóteo.
O clima apreensivo em que se debate a Humanidade confirma, de forma clara e insuspeita, o asserto paulino.

domingo, 15 de junho de 2014

Viagem Espírita 1862

Olá,

(...)  Um fato talvez mais importante do que a constatação em termos de quantidade, resultante também de nossas observações, é a seriedade com que se encara o Espiritismo. Onde quer que se pesquise – e podemos dizer: com avidez busca-se o lado filosófico, moral e instrutivo. 
Em nenhum lugar vimos a prática espírita reduzida a motivo para distrações nem as experiências serem conduzidas como diversão. Invariavelmente, as perguntas fúteis e a simples curiosidade são postas de lado. Em sua maioria os grupos são muito bem dirigidos, alguns mesmo de forma notável, com o emprego pleno dos verdadeiros princípios da ciência espírita.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Cotidiano - O CRISTO ESTÁ NO LEME

Olá,

A reunião da noite de 2 de junho de 1955 reservou-nos grande surpresa.
Intuitivamente assinalamos que o nosso Grupo estava sendo visitado por mensageiro espiritual de elevada hierarquia.
E não nos enganávamos.
Colocando-se de pé, o instrutor passou à palavra.
Dicção educada. Voz clara e bela.
Em sucinto estudo, exalça a figura excelsa de Jesus, à frente do Espiritismo.
Na saudação final, identifica-se. Tínhamos conosco a presença de Bittencourt Sampaio, cuja sublime envergadura espiritual escapa à exiguidade de nossa conceituação.
Despede-se o orientador e encerramos a reunião.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Evangelho - Discernimento

Olá,

Conhece-se a árvore pelo fruto.
 
As comunicações mediúnicas — espontâneas ou provocadas — não constituem invenção do Espiritismo.
Essas comunicações sempre existiram, em todos os tempos e lugares.
A história de todos os povos, ocidentais e orientais, demonstra que o mundo espiritual nunca esteve divorciado do mundo físico.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE

Olá,

A responsabilidade é manifestação evidente da aquisição de consciência.
O ato de pensar, nem sempre faculta a visão correta , necessária à responsabilidade,esta se alicerça no discernimento dos objetivos da existência terrestre, propelindo o ser às ações enobrecedoras em clima de dignificação. A responsabilidade faculta o direcionamento dos deveres, elegendo aqueles que são essenciais, em detrimento dos que aparentam benefícios e não passam de suporte para mascarar a ilusão e o gozo .

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Viagem Espírita

Olá,

Nossa primeira viagem a serviço do Espiritismo, realizada em 1860, limitou-se apenas a Lyon e algumas outras cidades que se encontravam em nosso trajeto. No ano seguinte acrescentamos Bordeaux ao itinerário e finalmente agora, além dessas cidades principais, no decorrer de uma excursão que durou sete semanas, num percurso de cento e noventa e três léguas, visitamos uma vintena de localidades e assistimos a mais de cinquenta reuniões.


sábado, 7 de junho de 2014

Cotidiano - OS IRMÃOS ENTRE SI

Olá,

A bênção do renascimento na constelação familiar constitui providencial oportunidade de crescimento espiritual e conquista de valores ético-morais excelentes.
Procedentes, quase sempre, de experiências diversificadas, os espíritos que se agrupam através dos vínculos biológicos sob o mesmo teto, fruem da concessão de amor valiosa para ajustamentos indispensáveis ao equilíbrio que lhes falta, por desastres comportamentais que se permitiram em existências transatas.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Cotidiano - OS FILHOS

Olá,

Na constelação familiar, a prole é de relevante significação, sem a qual frustra-se a união dos parceiros, diminuindo a intensidade do afeto e da alegria da comunhão constante.
O lar. é, essencialmente, o grupo consanguíneo que estrutura a continuidade do clã por determinação divina, organizando a sociedade humana em bases de amor e de progresso ético-moral-intelectual, graças ao qual o espírito alcança a plenitude.
Constituindo verdadeira provação a ausência de filhos biológicos, quase sempre termina pelo surgimento de mágoas e de inquietações que culminam na dissolução dos vínculos afetivos em forma de separação do casal.

domingo, 1 de junho de 2014

Viagens Espíritas 1862

Olá,

A Viagem Espírita em 1862 levou Allan Kardec a mais de vinte cidades diferentes, nas quais presidiu a cerca de cinquenta reuniões. Um convite subscrito por 500 assinaturas, efetuado mais uma vez pelo grupo lionês, promoveu-a. No decorrer dessas seis semanas de 1862, ao outono sucedeu o inverno, e foi através da chuva, do frio e da neve que o grande missionário se locomoveu pela província francesa.
Em novembro do mesmo ano, pelo editorial da Revue, prestava conta de seus passos, escrevendo: