quinta-feira, 31 de julho de 2014

Analisar - FÉ, ESPERANÇA E AMOR

Olá,

 Se tiveres fé, guardarás contigo a esperança e quem recolhe a esperança traz o coração a transfundir-se em amor...
 Observa a fé inspirando o trabalho digno em todos os círculos da luta que te rodeia...
 Confiante, o lavrador arremessa ao seio da terra a semente humilde que lhe garantirá o celeiro, mas para que a colheita lhe responda ao trabalho, conserva os dons da esperança e do amor, valendo-se do solo enlameado de chuva encharcante, da canícula abrasadora e do suor que lhe exaure as energias...

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Analisar - CULPA, CARIDADE E LIVRE ARBÍTRIO

Olá,

 A culpa é descida, mas a caridade é soerguimento.

 Pelo erro no mal, enreda-se o homem no labirinto da dor. Pelo esforço no bem, liberta-se para a vitória a que se destina.
 Enganando-se nas teias da ilusão em que transita na Terra, arroja-se a alma a fundos despenhadeiros de sombras; todavia, descerrando os próprios olhos à verdade e buscando-a pelo plantio do amor, acende nova luz em si mesma, estruturando novos caminhos.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Evangelho - Reconciliação

Olá,

 Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem.

 Relativamente à vida presente, a reconciliação com os adversários proporciona uma série de inapreciáveis benefícios.
 Paz na Consciência — o maior tesouro que o homem pode desejar no mundo.
 Ausência de inquietações e remorsos — patrimônio que ajuda na aquisição do equilíbrio interior. Sono tranquilo — assegurando bem-estar espiritual enquanto o corpo descansa.
 Despertar sereno — premiando o coração que se enriqueceu de experiências novas, no contacto com benfeitores desencarnados.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cotidiano - ARQUITETOS ESPIRITUAIS

Olá,

 Examinando os variados setores de nossas atividades e encarecendo o valor da contribuição dos diversos amigos que colaboram conosco, é preciso salientar o esforço dos Espíritos Arquitetos em nossa equipe de trabalhos habituais.
 Em cada reunião espírita, orientada com segurança, temo-los prestativos e operantes, eficientes e unidos, manipulando a matéria mental necessária à formação de quadros educativos.
 Simplifiquemos o assunto, quanto seja possível, para compreendermos a necessidade de nosso auxílio a esses obreiros silenciosos.
 Aqui, como em toda parte onde tenhamos uma agremiação de pessoas com fins determinados, existe na atmosfera ambiente um centro mental definido, para o qual convergem todos os pensamentos, não somente nossos, mas também daqueles que nos comungam as tarefas gerais.

sábado, 26 de julho de 2014

Analisar - Prevenção Contra o Suicídio

Olá,

 Quando a idéia de suicídio, porventura, te assome à cabeça, reflete, antes de tudo, na Infinita Bondade de Deus, que te instalou na residência planetária, solidamente estruturada, a fim de sustentar-te as segurança no Espaço Cósmico.
 Em seguida, ora, pedindo socorro aos Mensageiros da Providencia Divina.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Evangelho - Supercultura

Olá,

 “..Graças te rendo, ó Pai, senhor dos Céus e da Terra, que por haveres ocultado estas cousas aos doutos e aos prudentes e por as teres revelado aos simples e pequeninos!” JESUS - MATEUS, 11: 25.

 “Homens, por que vos queixais das calamidades que vós mesmas amontoastes sobre as vossas cabeças? Desprezastes a santa e divina moral do Cristo; não vos espanteis, pois, de que a taça da iniquidade haja transbordado de todos os lados.”  O E.S.E. -Cap. VII, 12.


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Adolescência - JESUS E TORMENTOS

Olá,

 Genericamente, o homem tem sido considerado como a massa física e mental, ainda incompleta, que demanda o túmulo e ali se consome.
 As religiões reportam-se à alma com um destino adrede fixado para o futuro, repousando na ociosidade ou padecendo na punição intérmina.
 O mundo é, para os primeiros, um lugar de prazeres imediatos com a inevitável presença do sofrimento, que faz parte da sua imperfeição; para os segundos, é “vale de lágrimas”
ou “lugar de degredo”.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vigilância - Neutralidade dinâmica

Olá,

 As dissensões se multiplicam em redor dos teus passos e quedas-te sem saber que rumo tomar. Companheiros que te constituíam exemplos de equidade, de um para outro momento desvelaram-se, e como se estivessem dominados por forças infelizes agridem, deblateram, esgrimem o verbo acusador, e se não fossem as circunstâncias que os não favorecem, iriam a vias de fato.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Analisar - A QUEIXOSA

Olá,

 Benvinda Fragoso tornara-se amplamente conhecida pelas suas queixas constantes. Quem a ouvisse na relação dos fatos comuns afirmaria, sem hesitar, que a infeliz arrematara todos os desgostos do mundo. Órfã de pai e mãe, vivia à custa de salário modesto, numa fábrica de toalhas, onde fora admitida por obséquio de amigos devotados. Todavia, se a existência era laboriosa, não faltavam recursos para torná-la melhor.
Não se casara, mas dois sobrinhos inteligentes e generosos faziam-lhe companhia no ambiente doméstico. Os genitores não lhe deixaram haveres em espécie, mas sempre legaram à filha o patrimônio do lar, edificado ao preço de sublimes sacrifícios.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Vigilância - Em relação a ti

Olá,

 Após a emoção do encontro com a Doutrina Espírita, agora, quando os deveres constituem norma de comportamento diário, na tua vida, observas, algo desencantado, a necessidade da contínua renovação de forças a fim de não desfaleceres. Supunhas, inicialmente, que logo seriam resolvidos todos os problemas.
Todavia, ei-los que retornam afligentes, complexos.
Dispões, porém, de recursos valiosos que não podes desconsiderar e graças aos quais não desfalecerás.
 Reflete:

domingo, 20 de julho de 2014

Viagens Espíritas 1862 III

Olá,

 É notável verificar que as crianças educadas nos princípios espíritas adquirem uma capacidade precoce de raciocínio, que as torna infinitamente mais fáceis de serem conduzidas.
Nós as vimos em grande número, de todas as idades e dos dois sexos, nas diversas famílias onde fomos recebidos, e pudemos fazer essa observação pessoalmente.
Isso não as priva da natural alegria, nem da jovialidade. Todavia não existe nelas essa turbulência, essa teimosia, esses caprichos que tornam tantas outras insuportáveis.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cotidiano - CORAÇÃO E CÉREBRO

Olá,

 Imaginemos um castelo de prodigiosa beleza, no cimo da montanha, talhado em ouro maciço, ostentando torres de cristal, ameias incrustadas de pérolas e pátios pavimentados de brilhantes, entre ogivas refulgentes, mas sem água que lhe garanta a habitabilidade e alegria.
 Ao clarão diurno, faísca de cintilações e, à noite, assemelha-se a santuário sublime vestido de prateada luz.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Evangelho - Amenidade

Olá,

 “Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a Terra.” - JESUS - MATEUS, 5: 5.

 “A benevolência para com as seus semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se.” O E.S.E. Cap. 9: Item 6.

Surgem, sim, as ocasiões em que todas as forças da alma se fazem tensas, semelhando cargas de explosivos, prestes a serem detonadas pelo gatilho da boca...

terça-feira, 15 de julho de 2014

Cotidiano - REFLEXÕES

Olá,

 Filhos, clareando consciências alheias, defenda-mo-nos contra a dominação das trevas.
 — «Vem e segue-me!» — diz o Senhor ao Apóstolo.
 — «Levanta-te e anda!» — recomenda Jesus ao paralítico.
 Para justos e injustos, ignorantes e sábios, o chamamento do Cristo é pessoal e intransferível.
 O Evangelho é serviço redentor, mas não haverá salvação para a Humanidade sem a salvação do Homem.
 No mundo, é imperioso refletir algumas vezes na morte para que a existência não nos seja um ponto obscuro dentro da vida, porque o Espírito desce à escola terrena para educar-se, educando. Dia a dia, milhares de criaturas tornam à Pátria Espiritual. Esse caiu sob o fio da espada, aquele tombou ao toque de balas mortíferas. Alguns expiram no conforto doméstico, muitos partem do leito rijo dos hospitais. Todos imploram luz, mas, se não fizeram claridade em si mesmos, prosseguem à feição de caravaneiros ocultos na sombra.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Evangelho - PENHOR DE FÉ

Olá,

 Não te surpreendam as dificuldades nem as incompreensões na esfera da. ação em que te encontras a serviço da Era Melhor do Espírito Imortal.
Todo empreendimento que visa a modificação de estrutura ultramontana do erro experimenta a reação contrária da própria força em atuação.
 Apontas ásperas lutas e duras provas, referes-te a desencantos e dubiedades, arrolas desassossego e evasão, abisma-te em desaire e amargura como se desejasses um jardim florido para aspirar aroma e não uma gleba a transformar-se em seara de bênçãos, toda por inteira.
Considera, porém, que a lâmina que produz desgasta-se, a pedra que atrita destrói-se, o lume que clareia consome o combustível de sustentação, o corpo que se desenvolve e cresce para a glória do espírito caminha para o sepulcro...

domingo, 13 de julho de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E MEDIUNIDADE

Olá,

 No complexo mecanismo da consciência humana, a paranormalidade desabrocha, alargando os horizontes da percepção em torno das realidades profundas do ser e da vida.
 Explodindo com relativa violência em determinados indivíduos , graças a cuja manifestação surgem perturbações de várias ordem, noutros aparece sutilmente , favorecendo a penetração em mais amplas faixas vibratórias , aquelas de onde se procede antes do corpo e para cujo círculo se retorna depois do desgaste carnal.

sábado, 12 de julho de 2014

Cotidiano - AMBIÇÕES

Olá,

 “Sabe-se agora que muitos Espíritos desencarnados têm por missão velar pelos encarnados, dos quais se constituem protetores e guias; que os envolvem nos seus eflúvios fluídicos; que o homem age muitas vezes de modo inconsciente, sob a ação desses eflúvios. A GÊNESE — Cap. 3º, Item 14.

Cogitações de longo alcance vibram nas redes da tua mente, desdobrando planos complexos, tendo em vista resultados financeiros favoráveis e vultosos. Para alcançares a meta das ambições que fulguram nas províncias íntimas,
manipulas pessoas como máquinas, cuidando de todos, objetivando apenas o próprio “eu”.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Evangelho - Cristãos sem Cristo

Olá,

 “Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados que eu vos aliviarei.”
JESUS -Mateus, 11: 28.

 “Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das cousas, fazendo que o homem saiba donde vem para onde vai e porque está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus, consola pela fé e pela esperança”. O E.S.E. Cap. VI, 4.


quinta-feira, 10 de julho de 2014

Analisar - Dicionário de Situações

Olá,

 Na escola da fé, ser-nos-á possível imaginar um dicionário das mais diversas situações da vida, que se revestem de significados especiais, como sejam:
 Trabalho – bênção;
 Dever cumprido – senda libertadora;

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Vigilância - Desalento

Olá,

 Equivalente a enfermidade moral, instala-se o desalento, utilizando-se de pretextos vários em que se apóia, para o nefando mister da destruição da vida.
Chega sorrateiro e modifica a paisagem interior, minando resistências e sombreando ideais antes clarificados pelo sol do otimismo.
Aqui se nutre de alegações falsas com que, em se vitalizando, promove a fuga espetacular ao dever e à responsabilidade.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Cotidiano - CRUZES


Olá,

 Cada alma, na escola da Terra, sob a abençoada cruz da carne, conduz consigo a cruz invisível da prova, indispensável à elevação a que aspira.
 Aqui, vemos a cruz do ouro, impondo aos companheiros que a transportam, o círculo do medo e da inquietação.
 Além, observamos a cruz do poder, exigindo de quantos lhe detém, a força de pesados tributos de responsabilidade e sofrimento.
 Acolá, notamos a cruz da beleza física, atraindo apelos inferiores.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Evangelho - Nos Domínios da Paciência

Olá,

 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus.” JESUS - MATEUS,5: 16.

“Sede pacientes A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus.”  O E.S.E.  Cap. 9: 7.

Em muitos episódios constrangedores, admitimos que paciência é cruzar os braços e gemer passivamente em preguiçosa lamentação.

domingo, 6 de julho de 2014

Analisar - NÃO OLVIDES

Olá,

 Recorda o amor que te segue, a cada instante, para que o egoísmo e a ingratidão não te enregelem a alma.
Tudo na vida é assistência constante de Deus.
Desde o berço que te recolhe, és o pupilo da Caridade Celestial que te assiste de mil modos, em cada lance da marcha humana.
 O abrigo no lar...
A proteção materna...
O amparo da escola...

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E ALIENAÇÕES MENTAIS

Olá,

 A consciência encontra-se no homem em todos os estágios do seu processo evolutivo.
 Nas faixas primarias manifesta-se como lampejos de discernimento, que o propelem para a conquista de degraus e patamares mais elevados. Não obstantes a predominância dos instintos agressivos, vez que outra ela surge e clareia a noite tormentosa dos impulsos imediatistas, ampliando os horizontes de percepção do ser.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Evangelho - PRESUNÇÃO

Olá,

 Sutil quão traiçoeiro é miasma de fácil assimilação, que produz danos graves nos tecidos delicados da alma.
Herança dos vícios pretéritos de que somente a pouco e pouco se liberta, o espírito que empreende a tarefa do aprimoramento não deve poupar esforços contra inimigo vigoroso e disfarçado qual esse.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Vigilância - Desespero

Olá,

 Provocações e problemas, habitualmente, são testes de resistência, necessários à evolução e aprimoramento da própria vida.
 A paciência é a escora íntima que auxilia a criatura a atravessá-los com o proveito devido.
 O desespero, entretanto, é sobretaxa de sofrimento que a pessoa impõe a si mesma, complicando todos os processos de apoio que conduziriam à tranquilidade e ao refazimento.
 O desespero é comparável a certo tipo de alucinação, estabelecendo as maiores dificuldades para aqueles que o hospedam na própria alma.
 Em conflitos domésticos, inspira as vítimas dela a pronunciar frases inoportunas, muitas vezes separando os entes amados, ao invés de uni-los.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Evangelho - A Grande Esperança


Olá,

 Nenhuma das ovelhas que o Pai me confiou se perderá.

 As gerações atuais percebem que os grandes problemas da fraternidade humana continuam praticamente insolúveis, apesar do esforço e do trabalho dos homens de boa vontade.
 O homem de hoje quer ver para observar.
 Observar — para deduzir.
 Deduzir — para conhecer.
 Conhecer — para aceitar.
 Aceitar — para sentir.
 Sentir, afinal — para ser feliz...