segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Vigilância - TEMAS DA CRÍTICA

Olá,

 Procure silenciar onde você não possa prestar auxílio.
A vida dos outros, qual se afirma na expressão, é realmente dos outros e não nossa.
Devo compreender que o erro de outrem, hoje, talvez será o meu amanhã, já que nas trilhas evolutivas da Terra todos somos ainda portadores da natureza humana.

domingo, 30 de agosto de 2015

Analisar - UMA PERGUNTA SIMPLES

Olá,

 O discípulo, solicitava ao orientador algo falasse, acerca da vontade e o amigo esclareceu, sorrindo:
 -Não precisamos de longas digressões.
Basta lhe diga que, há dias, fui chamado com urgência para cooperar na extinção de um incêndio que ameaçava muitas vidas.
 Atingimos o lugar que inspirava compaixão.
 As chamas devoravam grande construção.
 Turmas socorristas do Plano Espiritual se uniu aos bombeiros presentes e todos os moradores foram colocados fora de perigo.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cotidiano - LEVANTAR E SEGUIR

Olá,
 “E passando, viu Levi, filho de Alpheu e disse-lhe:
 - Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.” Marcos: -2 – 14

 É interessante notar que por todos os recantos onde Jesus deixou o sinal de sua passagem, houve sempre grande movimentação no que se refere ao ato de levantar e seguir.
 André e Tiago deixam as redes para acompanhar o Salvador.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vigilância - A regra de ajudar

Olá,

 João, no age da curiosidade juvenil, compreendendo que se achava à frente de novos métodos de viver, tal a grandeza com que o Evangelho transparecia dos ensinamentos do Senhor, perguntou a Jesus qual a maneira mais digna de se portar o aprendiz, diante do próximo, no sentido de ajudar aos semelhantes, ao que o Amigo

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cotidiano - SERVIR SEM EXIGIR

Olá,

 Despendemos, por vezes, enormes coeficientes de força, tempo e atenção, falando em servir.
 E largamos a palavra, certos de que o amor ao próximo se limita às rendas materiais com que costumamos obsequiar a vida física.
 Sem dúvida o mérito da assistência às carências do corpo é virtude

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Analisar - A LIÇÃO DA ARANHA

Olá,

 O aprendiz perguntou ao orientador, depois da aula, em torno das dificuldades humanas:
 -Instrutor, onde os motivos pelos quais sempre se multiplicam os obstáculos, diante dos homens, impedindo-lhes a sublimação espiritual?

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cotidiano - CASAMENTO E DIVÓRCIO

Olá,

Divórcio, edificação adiada, resto a pagar no balanço do espírito devedor.
Isso geralmente porque um dos cônjuges, sócio na firma do casamento, veio a esquecer que os direitos na instituição doméstica somam deveres iguais.
 A Doutrina Espírita elucida claramente o problema do lar,

sábado, 22 de agosto de 2015

Evangelho - MEDO

Olá,

 Esmagadora maioria das criaturas padece a rigorosa constrição do medo.
 Adversário dos mais cruéis, o medo é responsável por tragédias inomináveis que varrem a Terra em todas as direções, gerando clima nefando de atrocidades de classificação muito complexa.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Vigilância - Obsessores e Tentações

Olá,

 Ao contato das idéias renovadoras que te bafejam, afirmas-te na disposição de estudar e servir, com vistas à sublimação que demandas.
 Muita vez, porém, te lamentas contra obsessores e tentações, imputando a eles fracassos e desencantos que te assoberbam.
 Uns e outros, contudo, são frutos de tua sementeira ou circunstâncias forjadas por teu próprio comportamento.
 Partindo do princípio de que somos mais ou menos indiferentes a todos aqueles que não conhecemos, apenas experimentamos atração ou aversão por aqueles espíritos com os quais já convivemos nas existências passadas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Evangelho - Psicologia da Caridade

Olá,

 “Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos foçam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas.” JESUS - MATEUS, 7: 12.
“Amar ao próximo como a si mesmo, fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós” é a expressão mais completa da caridade resume todos os deveres do homem para com opróxi mo,’.   O E.S.E. Cap. X1, 4.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cotidiano - SETOR PESSOAL

Olá,

 Para clarear a noção da responsabilidade pessoal, nunca é demais recorrer às lições vivas da natureza.
 No plano físico, Deus é o fulcro gerador de toda energia, no entanto, o sol é a usina que assegura a vitalidade terrestre; é o fundamento divino do mundo, mas, a rocha é o alicerce que sustenta o vale; é o proprietário absoluto do solo, todavia, a árvore é

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cotidiano - CONFIEMOS SERVINDO

Olá,

 A fé renovadora é a benção da vida em todos os campos da natureza.
Confia a semente na força que lhe flui dos recursos próprios e rompendo o envoltório que a constringe, converte-se em árvore generosa.
 Confia a flor na energia solar que lhe submete a contextura a rudes metamorfoses e, renunciando à própria beleza, transformá-se em fruto
 Confia a fonte no impulso que lhe convoca as águas à grandeza do mar e, vencendo, muita vez, charcos e abismos, reúne-se ao rio que lhe acalma a aflição no colo do oceano.
 Confia o barro humilde nos projetos do oleiro e, suportando a rija tensão do fogo, ressurge em vaso nobre.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Adolescência - SEXO E MATERNIDADE VI

Olá,

 A sinergia: mente — perispírito —corpo físico

 O exercício da maternidade evoluiu sempre no Espírito feminino, em virtude das experiências recapituladas nos séculos, e deverá aperfeiçoar-se muito ainda, tendo como maior fonte de orientação o Evangelho de Jesus, que veio a fim de que cada criatura possa edificar o seu templo interior de Sabedoria e Amor para a Eternidade.
Quando os Espíritos falam na necessidade de muita cautela e harmonia por parte da gestante, é porque pode ela suportar e superar os períodos

domingo, 16 de agosto de 2015

Adolescência - SEXO E MATERNIDADE V

Olá,

 Requisitos para melhores condições mentais da gestante

A gestante, em virtude dos sofrimentos advindos dos processos da gravidez difícil, necessitará inegavelmente da valiosa assistência médica permanente, salvaguardando, pelo acompanhamento seguro do desenvolvimento do feto, a saúde da mãe e a vida do futuro filho.
 Como os problemas da maternidade são também espirituais, a mulher precisará também cultivar os valores da fé sincera, da confiança na Providência Divina, da oração diária, da leitura evangélica, do estudo

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Adolescência - SEXO E MATERNIDADE IV


Olá,

  O destino do Espírito reencarnante está na sua mente

 Para que a Humanidade possa entender a realidade espiritual da maternidade, duas idéias básicas devem ser aceitas e compreendidas: primeiro, a presença atuante do Espírito imortal, que conserva a sua individualidade nos milênios incessantes, e, segundo, a Lei da Reencarnação, que traça o destino de cada criatura, dentro da Lei de Causa e Efeito.
O mundo espiritual assim esclarece a lei do destino, em cada nova

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Adolescência - SEXO E MATERNIDADE III

Olá,

 Miniaturização do corpo espiritual do Espírito reencarnante

O Espírito reencarnante, para que possa estar em condições de justapor-se ao seio materno, não pode permanecer como se encontra na Vida Espiritual. O seu corpo espiritual deve sofrer profundas transformações quanto ao seu aspecto externo, preparando-se para o abençoado recomeço. Vejamos como narra André Luiz o processo delicado de diminuição volumétrica do perispírito:

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Adolescência - SEXO E MATERNIDADE II

Olá,

 O corpo espiritual e o centro genésico

 Temos muito que conhecer na área da maternidade, no seu aspecto espiritual, pois todas as atividades automáticas do corpo físico são consequência direta dos recursos inalienáveis do corpo espiritual que os comanda.
O corpo espiritual é o nosso verdadeiro corpo, pois existia antes do berço e subsistirá após a morte, carregando toda a riqueza de nosso automatismo e sensibilidade. O corpo espiritual, ou perispírito, possui sete centros de

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Adolescência - SEXO E MATERNIDADE

Olá,

 “(...) a maternidade é a plenitude do coração feminino que norteia o progresso.
 Concepção, gravidez, parto e devoção afetiva representam estações difíceis e belas de um ministério divino...  ”
    Emmanuel/ Francisco C. Xavier  PÁG. 207     -    "Mãe"

Maternidade e Lei de Evolução

A maternidade é exercida, desde os primeiros dias da Humanidade, sob a supervisão amorosa de Espíritos sábios e benevolentes que sempre

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Vigilância - A visita da Verdade

Olá,

 Certa feita, disse o Mestre que só a Verdade fará livre o homem; e, talvez porque lhe não pudesse apreender, de imediato, a vastíssima extensão da afirmativa, perguntou-lhe Pedro, no culto doméstico: — Senhor, que é a Verdade?
 Jesus fixou no rosto enigmática expressão e respondeu:

sábado, 8 de agosto de 2015

Evangelho - PAIS

Olá,

 "E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." - Paulo. (EFÉSIOS, 6:4.)

Assumir compromissos na paternidade e na maternidade constitui engrandecimento do espírito, sempre que o homem e a mulher lhes compreendam o caráter divino.
Infelizmente, o Planeta ainda apresenta enorme percentagem de criaturas mal avisadas relativamente a esses sublimes atributos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Cotidiano - ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL

Olá,

 Decerto que os espíritos simpáticos se rejubilam com o ensejo de se comunicarem com todos aqueles que lhes são afeiçoados no mundo.
Alegram-se com a ternura que se lhes consagra à memória e edificam-se com a possibilidade de se fazerem compreendidos.
 Natural, por isso, que as criaturas em estágio no plano físico se dirijam a eles, confiantemente, na condição dos que se entendem com amigos reais.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Analisar - EXAMINANDO A RIQUEZA

Olá,

 Valores corretamente distribuídos definem o bem comum.
 Recursos aplicados com amor exprimem solidariedade e beneficência.
 Suor entesourado no templo doméstico, a expressar-se em forma de higiene e sobriedade, elevação e conforto constituem aquela dignidade de viver, acessível a todos os corações que se levantam

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Analisar - Graças a Deus

Olá,

 Se alguém te destaca os erros de ontem, manifestando desapreço para com o teu esforço de hoje, na construção do bem, não pares de agir e servir, ante a incompreensão alheia.
É verdade que, perante Jesus, ainda não somos o que nos cabe ser e muito menos o que desejaríamos ser; estamos longe de ser aquilo

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Cotidiano DEZ APONTAMENTOS BÁSICOS DA DESOBSESSÃO

Olá,

 1. Certifica-te, nas tarefas da desobsessão, que os irmãos desencarnados em desequilíbrio reclamam tratamento análogo àquele que dispensamos aos familiares doentes. Ninguém com bastante amor pelos entes queridos se lembrará de exibir-lhes as

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Evangelho - O Remédio Justo

Olá,

" Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.” - JESUS - MATEUS, 5: 4.

 “Por estas palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados, Jesus aponta a compensação que hão de ter os que sofrem e a resignação que leva o padecente a bendizer do sofrimento, como prelúdio da cura.”  O E.S.E. Cap. V, 12.

domingo, 2 de agosto de 2015

Vigilância - Familiares Incompreensivos

Olá,

 Quando aceites os princípios que te renovam, é possível que a mesma compreensão não te alcance, de pronto, os familiares queridos.
Conservas, talvez, a provocação de rentear com entes amados que te recusam a fé ou tudo fazem por arredar-te da senda de luz que hoje palmilhas.
 Às vezes, entristece-te por semelhante motivo, a ponto de te ameaçares com desânimo e frustração.
 É forçoso, porém, vejas no lar o educandário primeiro de tua fé.
 A lavoura mais próspera começou na coleção de sementes.
A missão mais alta entre os homens, sem dúvida, principia nos testemunhos

sábado, 1 de agosto de 2015

Vigilância - Espíritos Benfeitores

Olá,

 Encontrarás espíritos benfeitores que te instruirão no dever a cumprir.
 Imperioso, porém, compreendas que se eles te oferecem o rumo, a ti pertence a caminhada.
A luz que te amplia a visão não te furta o serviço dos pés.
Faze-te, sobretudo, instrumento deles para que em te auxiliando