sábado, 30 de julho de 2016

Cotidiano - NA ESCOLA DA VIDA

Olá,

 E alma confrangida, observas os semelhantes, considerados na Terra em falta e culpa maiores do que as nossas.
 De muitos deles, tens notícias que assombram e sabes de outros muitos, positivamente estirados na delinquência.
 Agitam-se alguns por ignorância, sob as tenazes do crime.
 Vários conhecem que amargas consequências recolherão, mais tarde, e apesar disso, rendem-se inermes, às garras da tentação.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Evangelho - NOS DOMÍNIOS DA AÇÃO

Olá,

 “Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu benefício não fosse por obrigação, e sim de livre vontade”. – Paulo. (FILÉMON, 1:14)

 Orgulha-se o homem de teres e haveres e costuma declarar, às vezes com excelentes razões, que os ajuntou à custa de esforço enorme...Entretanto, o Senhor é quem lhe emprestou os meios para adquiri-los, esperando que ele os administre sensatamente.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Vigilância - RECORDEMOS

Olá,

 Se a luz do Evangelho já te clareia o templo d’alma, não menoscabes o nosso dever cotidiano na construção do Reino do Amor.
 Recorda que, em te recebendo na assembléia de seguidores e aprendizes, revestiu-te o Senhor com o poder sublime da grande compreensão.
 Foste assim, chamado a auxiliar onde a ignorância perdeu a fé na vitória da luz e a abençoar onde a sombra reprova e amaldiçoa...
Não exijas, desta forma, que outros te guardem o lugar, substituindo-te no apostolado do Eterno Bem...
Muitas vezes, perdes tempo e energia reclamando a alheia cooperação...
Esqueces-te de que muitos se demoram na corrente asfixiante do ouro sem proveito, conquistando a penúria, ou na guerra improfícua das próprias paixões desencadeadas, obtendo o salário do sofrimento.
Olvidas que muitos ainda se comprazem na ilusão comprando o arrependimento tardio com as moedas do prazer ou se distraem, indiferentes, adquirindo, pouco a pouco, o vírus do remorso que lhes intoxicará os corações.
Não te percas nas reclamações inúteis e infelizes, solicitando-lhes o entendimento e o concurso que te não podem dar. Ao invés disso, auxiliemo-los, cada vez mais, amparando-lhes a peregrinação sem alarde e sem crítica, permitindo-lhes a leitura da Divina Revelação do Senhor no livro de nossas próprias almas.
Não te esqueças de que hoje, Cristo e nós, estamos juntos para fazer o melhor. E, Cristo em nós, hoje e sempre, é a certeza de que o amor reinará triunfante entre os homens, convertendo a Terra em gloriosa Província do Céu.

Emmanuel/Francisco C. Xavier                              " Refúgio "

Deixe seu comentário.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Analisar - HUMANIZAÇÃO

Olá,

 Hostilidade, aversão, desafeto, ressentimento: semelhantes palavras assinalam estados evolutivos nos quais se fixam, transitoriamente, milhões de criaturas.
Os antagonismos entre as pessoas, na essência, expressam atritos, nos quais se lhe embatem as forças de envoltório, das quais, por fim, se desvencilham com o tempo, de modo a adquirirem os recursos de elevação que lhes patrocinam a transferência para as Esferas Superiores.
 A imagem mais adequada ao esclarecimento do assunto, temo-la,

domingo, 24 de julho de 2016

Evangelho - Guarda a paciência

Olá,

 “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a Vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” – Paulo. (Hebreus, 10:36.)

Provavelmente estarás retendo, há muito tempo, a esperança torturada.
Desejarias que a resposta do mundo aos teus anseios surgisse, imediata, agasalhando-te o coração; entretanto, que paz desfrutarias no triunfo aparente dos próprios sonhos, sem resgatares os débitos que te encadeiam ao problema e à dificuldade?

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vigilância - TEU FILHO

Olá,

 Observa a flor tenra que desabrocha no jardim de teu lar...
 Espírito extasiado, exclamas ante o hóspede frágil que te pede refúgio ao coração: Meu filho! Meu filho!
E sentes o suave mistério do amor que te renova as forças para o trabalho, enriquecendo a alma, com estímulos santos.
 Dessa criaturinha leve e doce que ainda não fala, recolhes poemas inarticulados de esperança e ternura...
 Desse anjo nascituro que ainda não caminha, recebes sugestões silenciosas de coragem para marchar com destemor, dentro da luta em que te refazes para a Vida Maior...

terça-feira, 19 de julho de 2016

Analisar - ANOTEMOS

Olá,

 Os ensinamentos de Jesus estão nas linhas da Natureza.
 Quanto menos perseverança na enxada, mais ferrugem
a dificultar-lhe o serviço.
 Quanto mais suor no arado, mais bênçãos na sementeira.
 Quanto menos repouso à fonte, mais limpidez na corrente.
 Quanto mais descanso ao poço. mais estagnação enfermiça nas águas.
 Quanto menos trato às plantas do pomar, mais ampla invasão da erva daninha.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

ABSTINÊNCIA SEXUAL E APERFEIÇOAMENTO IV

Olá,

 Compreensão para com os de vida celibatária

Percebendo a complexidade afetiva e as experiências difíceis do sentimento por que passa a maioria das criaturas em vida de solidão afetiva, seja o homem ou a mulher, devemos compreender suas profundas lutas intimas, respeitá-los e não exigir-lhes uma posição de vida matrimonial na presente encarnação, que para eles seria muito difícil ou impossível de concretizar-se. A união matrimonial deverá ser sempre uma busca afetiva natural, autêntica, pessoal e não para atender simplesmente aos anseios, embora louváveis, dos pais, familiares e amigos.

terça-feira, 12 de julho de 2016

ABSTENÊNCIA SEXUAL E APERFEIÇOAMENYO III

Olá,

 Celibato voluntário sem aproveitamento espiritual

Entre os Espíritos que se encontram em vida celibatária servindo às diversas ordens religiosas do mundo, somente uma minoria é que já educou e sublimou realmente os seus impulsos sexuais, pois a maioria tem, nesta experiência difícil de silêncio afetivo, uma grande oportunidade a fim de educar suas emoções e desejos para a vida espiritual superior.
Os hábitos exteriores da convivência regulada, da disciplina planejada, do regime afetivo e da vida de ascetismo não determinam, por si só, as conquistas dos valores espirituais.

domingo, 10 de julho de 2016

Adolescência - ABSTINÊNCIA SEXUAL E APERFEIÇOAMENTO II

Olá,

Pessoas celibatárias sofrem incompreensões.

Celibato: período para educação dos próprios impulsos

As criaturas com vida celibatária na Terra muito dificilmente são
compreendidas e normalmente sofrem críticas e acusações, por parte de
familiares e amigos, de possuírem indiferença, frieza, preguiça, irresponsabilidade ou de serem afeitos à vida fácil, porque não se casaram, fugindo das obrigações sagradas do matrimônio.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Adolescência - ABSTINÊNCIA SEXUAL E APERFEIÇOAMENTO

Olá,

 “Indubitavelmente, os que consigam abster-se da comunhão afetiva, embora possuindo em ordem todos os recursos instrumentais para se aterem ao conforto de uma existência a dois, com o fim de se fazerem mais úteis ao próximo, decerto que traçam a si mesmos escaladas mais rápidas aos cimos do aperfeiçoamento.” — Emmanuel  
 “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier - lição 23

O sexo é criação divina em todas as pessoas e em todos os seres, para que tudo participe e coopere no processo maravilhoso e profundo da Vida e da EVOLUÇÃO.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Cotidiano - MEDIDA ESPÍRITA

Olá,

 Não te esqueças de que o Espiritismo não é simples religião igual às demais; é um método de viver.
Não só esperança que encoraja e nem só argumento que edifica, não só palavra que brilhe e nem só meditação que esclareça, mas sobretudo roteiro condutor.
Pode-se caminhar de muitas maneiras, com inúmeros padrões existenciais, porém, para seguir segundo o Espiritismo só existe uma única medida em todas as situações da romagem humana — o metro da caridade sob a luz da consciência. Substancializando a Doutrina do Cristo, a Doutrina Espírita oferece aos homens um modo de ser diferente de tudo aquilo que os homens conheciam até o seu advento renovador.

sábado, 2 de julho de 2016

Evangelho - Vigiemos e oremos

Olá,

 “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação.” – Jesus. (Mateus, 26:41.)

 As mais terríveis tentações decorrem do fundo sombrio de nossa individualidade, assim como o lodo mais intenso, capaz de tisnar o lago, procede do seu próprio seio.
Renascemos na Terra com as forças desequilibradas do nosso pretérito para as tarefas do reajuste.
Nas raízes de nossas tendências, encontramos as mais vivas sugestões de inferioridade.