sexta-feira, 25 de maio de 2018

Cotidiano - CORRIGIR

Olá,

 Acreditamos sinceramente no poder da corrigenda, todavia, supomos que o reajuste somente se consolida quando estruturado no verdadeiro amor fraterno, que procura o bem acima de todas as circunstâncias da vida.
 Se a desculpa amiga consegue levar a efeito a regeneração do homem ou do ambiente, devemos usá-la quantas vezes se fizer necessária; mas, e se depois de inúmeros gestos de tolerância, o mal o perdura, ameaçando a estabilidade da harmonia comum?
 E se o erro sistemático, transformado em maldade cresce incessantemente, encarnecendo das nossas melhores demonstrações de confiança e carinho?
Supomos que em casos semelhantes à revisão da higiene dentro de casa é sempre a medida conveniente.

 Ninguém recorreria à indiscriminada difusão de focos infecciosos, com graves prejuízos para os vizinhos, a pretexto de exaltar a limpeza.
 O fogo do altar doméstico ou o cesto de esquecimento são instrumentalidade de circunscrição da imundície. Finda a simples operação de asseio isolado, a atmosfera se refaz induzindo-nos à tranquilidade e à alegria.
Admitimos, assim, que, no domicílio de nosso ideal ou de nossa fé, a recuperação do equilíbrio não deve eleger outras normas.
 Que tenhamos bastante coragem e suficiente valor para regenerar as situações, mas que exemplifiquemos também a caridade heróica de não propagar o mal, abstendo-nos de conferir-lhe injustificável destaque em nossas atitudes e manifestações.
 O pântano socorrido pode converter-se em celeiro de pão, no entanto, canalizado na direção da comunidade, é veículo de agentes enfermiços.
 Corrijamos, corrigindo-nos.
 Eduquemos, educando-nos.
E a luta ensinar-nos-á a compreender os divinos ensinamentos do Mestre Crucificado que, no silêncio do amor e da justiça, nos conduz à própria regeneração através da paciência e do serviço, da fraternidade e do perdão.

Emmanuel/ Francisco C. Xavier                                  "Tocando o Barco"

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário