segunda-feira, 21 de março de 2016

Vigilância - Ironia

Olá,

 Muitas as formas de destruir.
Fácil a tarefa de desagregar.
Rápida a aplicação dos métodos anárquicos e demolidores.
 O cristão, todavia, está convocado para o ministério nobrecido de edificar o bem em toda parte, consolidando as possibilidades de serviço relevante, como fase inicial para a elaboração de melhores dias.
Se este ajuda, mas se equivoca - desculpa e encoraja-o.
 Se esse serve, porém perturba - compreende e estimula-o.
Se aquele ama, no entanto se agasta - tolera e anima-o.

Nem todos dispõem de possibilidade para produzir com esmero ou acertar com segurança.
 Em qualquer situação, cabe-te o dever de ser leal e sincero, gentil e sereno, capaz de orientar sem desacreditar e erguer sem humilhar.
 Ironizar é técnica infeliz de destruir.
Se não te convém arrostar as consequências do gesto de censura, reproche ou advertência silencia a ironia que fere e envenena.
 Diante das coisas elevadas resguarda-te do sarcasmo, da zombaria, da hábil e torpe ironia. Ela te conduzirá ao descrédito, enquanto supões desacreditar quem ou o que ridicularizas.
Há tempo e situação para tudo.
Reserva, portanto, às questões do espírito as melhores horas e situações, evitando avinagrar, denegrir este ou aquele companheiro, já infeliz em si mesmo, que se não fará melhor face ao azedume que destiles.
Constrói o amor e o amor te dirá que, enquanto zombas, de ti zombam, mas se amas, a ti também amam os irmãos necessitados e ignorantes que encontrarão amparo e segurança em ti.

Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco        " Celeiro de Bênçãos "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário