sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Adolescência - AMOR LIVRE E RESPONSABILIDADE IV

Olá,

 11.8 — Liberdade sexual no passado e no presente

 A Humanidade viveu muitos milênios acorrentada às pesadas algemas psíquicas das tradições, dos costumes, das superstições, dos preconceitos e principalmente da influência poderosa e benéfica das religiões ancestrais, controlando, disciplinando e vigiando a conduta afetiva e intelectual das criaturas humanas, diminuindo, deste modo, a responsabilidade individual, em virtude do cerceamento do livre-arbítrio de cada um.
Quem manifestasse idéias e ações diferentes das indicadas pelo poder dominante era severamente perseguido, punido e tolhido em sua liberdade. Na atualidade, observa-se o enfraquecimento dessas algemas psíquicas, em virtude do enorme desenvolvimento das ciências em todas as áreas do
conhecimento, a multiplicação crescente das invenções, trazendo comodidades, o crescimento vertiginoso da imprensa; a difusão da cultura, a pregação do materialismo, desvinculando os princípios morais que controlavam os grupos humanos, e a espantosa expansão da imprensa pornográfica em todo o mundo.
Queremos com isso somente enfatizar que as pessoas estão mais livres para serem elas mesmas, porque hoje é praticamente impossível, mesmo parcialmente, vigiar e controlar as pessoas quanto ao aspecto moral, mesmo no recinto doméstico. Vemos isto com muita clareza nas dificuldades de relacionamento e educação por parte dos pais com os filhos. Na atualidade, o convite à liberdade dos instintos é universal, o anseio de liberdade sem disciplina toma conta dos ideais de adultos e jovens. Isso estabelece uma maior responsabilidade individual, porque no campo moral fica a pessoa com maior poder de decisão naquilo que deseja para si mesma, embora nem sempre sabendo buscar o melhor. Infelizmente, a cultura do século, intoxicada pelo materialismo, contribui muito mais para as más tendências do que para as boas resoluções.

 11.9 — O testemunho individual ante a crise moral da Humanidade

 A Humanidade está em crise, mas principalmente em crise moral e espiritual.
O amor livre é uma das enfermidades dessa crise. Deus sempre tira do mal o bem. Dentro desses gigantescos conflitos, Deus aproveita para avaliar cada Espírito reencarnado. Encontramo-nos na época da aferição dos valores do Espírito. Chegou a hora de cada um dar o seu testemunho individual, de amor-paixão ou de amor espiritualizado, apresentando o seu aproveitamento dentro das lições superiores que o Mestre Jesus endereçou a todos nós.

 Walter Barcelos Sexo e Evolução

Deixe seucomentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário