quarta-feira, 3 de abril de 2019

Cotidiano - A SOMBRIA FACE DO ÓDIO

Olá

 O ódio, esse famigerado adversário do ser humano, é o perverso genitor da vingança que tantos males proporciona à sociedade.
Iniciando-se na raiva, condensa-se em emoções perturbadoras que se convertem em tormentos destruidores de que as criaturas terrestres ainda não se resolveram por banir em definitivo do seu comportamento. Herança hedionda do primarismo por onde o Espírito transitou em experiências passadas, responde por terríveis males que assolam a Terra.
Guerras e terrorismo, perseguições cruéis e estúpidas, preconceitos e crimes inomináveis são frutos espúrios das suas articulações nefastas. Nutrindo-se do cultivo dos pensamentos doentios, trabalha os tormentos defluentes da inferioridade moral do indivíduo, convertendo-se em enfermidade grave a devorar igualmente aquele que o cultiva.

O ódio é vírus moral que infecta as pessoas inadvertidas e as domina, tornando-as fatores de destruição onde se encontram. O seu antídoto é o amor feito de compaixão e de amizade, que constitui recurso terapêutico legítimo para restituir o equilíbrio, a saúde moral.
Quando o ódio se instala nos sentimentos, de imediato se apresenta o desejo de vingança que, de forma alguma, proporciona a reparação do mal que lhe deu origem.
No desvario que encoraja, fixa-o o anseio pelo desforço, por vez sofrer aquele que produziu dano ou aflição. O outro, aquele que é tido por adversários, passa a ser um figura detestada, sendo vigiada e mentalmente perseguida, sem nenhuma chance de reparação do equívoco, porque o ódio não permite ao infeliz a sua recuperação.
Compraz-se em vê-lo sofrer até a exaustão, numa terrível conjuntura de poder desalmado que, nada obstante, torna mais desventurado aquele que pensa estar desforçando-se, porque a sua sede de vindita é insaciável e nada consegue diminuir-lhe de intensidade.
 Normalmente, esse atormentado vingador anela pelo desencadear de múltiplas dores e angústias ou de tormentosas mortes que pareciam aliviar as suas agruras sofridas, infligindo-as ao agente do seu padecimento.
Quando se promove a vingança que o ódio engendra, aquele que lhe padece a injunção deseja a destruição do outro matando-se também, o que é profundamente desolador e irracional. Toda onda de inimizade que se direciona contra outrem, responde pelos transtornos que lhe dão origem.
 O ser humano encontra-se programado para o amor e para a plenitude.
As dificuldades enfrentadas devem constituir-lhe estímulo para o avanço, com a natural administração das ocorrências infelizes que se lhe devem transformar em experiências de sabedoria. A destruição do inimigo a quem se odeia, não traz de volta a paz que ele roubou, quando investiu contra o seu irmão.
 Constituem exemplos de dignidade e de elevação espiritual as vítimas que não se alegram com as desgraças do seus algozes, ou que, contribuindo com a justiça, não têm como meta torná-los infelizes, objetivando somente recuperá-los sob as determinações e impositivos das leis que regem a sociedade. quando algum mal te aconteça, pensa de maneira lúcida e tenta descobrir o benefício que podes auferir com a sua superação.
 Evita permanecer ruminando o ato inglório, a fim de que se não te fixe, mantendo-te livre da sua mórbida contaminação. Aquele que, de alguma forma, te gerou embaraço e aflição, é um infeliz, embora no momento não se dê conta, permanecendo na situação de réprobo perturbador. Ninguém se evade da própria consciência, que aguarda ocasião especial para manifestar-se com a severidade que lhe é peculiar, porque nela se encontra ínsita a lei de Deus que a tudo comanda.
O cão raivoso, por exemplo, que desejas matar, quando ameaçador, passados os anos, debilitado pelas doenças e pela idade, é inofensivo, inspirando compaixão e não mais temor.
De igual maneira, são as criaturas humanas. Esse arrivista perverso e agressivo, soberbo e prepotente, também envelhece e decompõe-se. O tempo toma-lhe a vitalidade da valentia, deixando-o inerme e dependente. Considera a debilidade dos idosos, suas necessidades inumeráveis e transtornos afligentes, e recorda-te de que, possivelmente, alguns deles foram violentos, perversos, alegrando-se com o mal que faziam aos demais.
Odiar esse infeliz de hoje é investir na própria degradação. A vida é severa para com todos os indivíduos, especialmente para com os seus dilapidadores.
Assim, procura eliminar todos os lances e ocorrências infelizes que te envenenaram o ser e te impõem como espículos cravados nas carnes da alma. Tudo quanto ocorre tem uma razão de ser, e somente acontece contigo aquilo que se encontra no desenho reencarnacionista da tua evolução.
 Isso não significa que o mal se manifeste e domine nos arraiais dos relacionamentos humanos. Tratando-se, porém, de enfermidade moral do longo curso, o tempo e a luz do divino amor se encarregam de curá-la. Evita, portanto, cultivar o ódio ou qualquer um dos disfarces com que se apresente, tais como: animosidade, preconceito, repulsa, raiva, prevenção, ira... aprende a exercitar a compreensão em torno do estágio inferior no qual o teu agressor se encontra e supera a situação perigosa.
De maneira alguma sintonizes na mesmas onda de malquerença com aquele que te prejudica, mantendo-te em atitude equilibrada, porque o mal que te façam, realmente não te fará mal, se não permitires que te afete.
Poderão, talvez, criar-te embaraços, dificultando a tua existência, gerando incompreensões em torno da tua conduta, produzindo complexas situações de dor e de angústia, tudo, porém, dentro do esquema do teu processo evolutivo.
Nenhum mal consegue infelicitar aquele que se entrega a Deus e confia na Sua justiça, especialmente o que se deriva do ódio, filho também da inveja e do despeito.
Vive-se, na Terra, um momento muito especial de conquistas e de misérias defluentes do seu estágio de transição. Embora as ciências e a tecnologia hajam proporcionado benefícios incontáveis, o amor ainda não se pôde instalar nas paisagens humanas, o que é lamentável, mas que acontecerá oportunamente.
O ser humano será resgatado pelo amor. Em face disso, o ódio cederá lugar ao perdão e à compaixão, ampliando os horizontes da fraternidade entre todos os seres. Após a libertação do campo de concentração e extermínio em Auschwitz, um ex-prisioneiro foi interrogado a respeito do ódio que deveria votar aos nazistas. Para a surpresa do questionador, ele explicou o sofrimento sentido ao ver serem assassinados  sua mulher e filhos, milhares de pessoas inofensivas com perversidade selvagem e invulgar indiferença pela vida. Descobrindo que possuía duas alternativas: odiar e morrer fulminado pelo veneno letal ou perdoar para sobreviver e ser útil à humanidade, a fim de que aquele holocausto jamais voltasse a acontecer, como a sua maneira de homenagear as suas vítimas.
 Outro que sofrera humilhações contínuas e punições sádicas, sendo mutilado com crueldade, asseverou que se manteve em paz, para não permitir que a hediondez dos algozes o tornasse igual a eles...
A morte de inimigo a quem se odeia não eliminará a possibilidade do surgimento de outros... Somente o amor que proporciona paz interior pode diluir a face hedionda do ódio e apresentar o ser infeliz nela oculto, dando origem à sua felicidade.

 Divaldo Franco/ Joanna de Ângelis                    " Atitudes Renovadas "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário