quinta-feira, 28 de junho de 2012

ADOLESCÊNCIA - MEDICAMENTOS

 Olá,

 Os medicamentos podem ser depressores
ou estimulantes e são vendidos sob prescrição médica
com objetivos terapêuticos, mas se tornam
"drogas" devido ao seu uso desviado.


 Provocam dependência e tolerância. No grupo de medicamentos depressores do SNC,



os mais importantes são os hipnóticos (usados para eliminar insônia, induzindo o sono), os ansiolíticos
 (para acalmar ou tranquilizar) e o grupo dos narcóticos (derivados do ópio, são os xaropes e alguns analgésicos).

Estes medicamentos, quando ingeridos em doses maiores, causam entorpecimento da fala, da memória e da razão, diminuição dos reflexos, sonolência contínua e estupor.
No grupo dos medicamentos estimulantes do SNC, os mais consumidos são as anfetaminas e os aneroxígenos (moderadores de apetite). Estes medicamentos produzem os mesmos efeitos que a cocaína, tanto do ponto de vista físico quanto psíquico.

Os medicamentos podem se tornar muito perigosos se ingeridos junto com o álcool, a mistura pode provocar efeito paradoxal. A ingestão de doses altas pode alterar estado de consciência, morte por parada respiratória.
O uso continuado provoca perda de memória, tonturas, perda de coordenação motora, nervosismo e outros sintomas.

Medicamentos são muito usados por adultos que se refugiam neles na tentativa de solucionar seus conflitos íntimos, como também por grande parte da população feminina jovem, que os usa inicialmente como moderadores de apetite.

Outro grupo de medicamentos que está sendo usado pela população masculina jovem são os esteróides anabolizantes, conhecidos pelo nome de "bomba".
Causam um aumento rápido da massa muscular, melhora o desempenho esportivo, mas, em contrapartida, encurta a carreira do atleta; causa impotência sexual; facilita fraturas (perda do cálcio); provoca obesidade; interfere no metabolismo hormonal dos jovens, entre outras conseqüências.

Nos adultos ocorre a perda dos efeitos após o tratamento. Segundo Correio Brasiliense (12/11/95), os esteróides anabolizantes são substâncias químicas liberadas no Brasil e a comercialização não é sequer fiscalizada.
Qualquer jovem pode comprar na farmácia, sem receita médica. Preferem o remédio do que ficar horas e horas malhando e esperar algum tempo para sentirem os resultados.
Academias sérias são contra o uso destes medicamentos e reconhecem o prejuízo que acarretam.

Livro:

A PREVENÇÃO DE DROGAS À LUZ DA CIÊNCIA E DA DOUTRINA ESPÍRITA

REFLEXÕES PARA JOVENS E EDUCADORES

Rosa Maria Silvestre Santos

Pedagoga, psicopedagoga, psicodramatista, consultora de prevenção às drogas, co-dirigente do curso "Escolinha" de Pais.



Deixe seu comentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário