quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

EVANGELHO O CUMPRIMENTO DA LEI E OS PROFETAS IV

 Olá,

MATEUS  cap  5

33 Igualmente ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás ao Senhor os teus juramentos.
34 Eu porém vos digo: Que absolutamente não jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus.
35 Nem pela terra, porque é o assento de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ADOLESCÊNCIA - VIDA NOTURNA

Olá,

1 - Sou vidrado em espetáculos noturnos “da pesada” — penumbra nevoenta, luzes faiscantes, som “manero”, turma animada... Um êxtase!
É compreensível. Há quem goste de banho de lama, férias no Polo Norte, tanajura frita. Há até Espíritos que apreciam morar no Umbral! Gosto não se discute.

 2 - Umbral?
 Vejo que você não leu a obra de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, onde

sábado, 26 de janeiro de 2013

COTIDIANO - AUXILIA ENQUANTO É HOJE

Olá,

Recorda que, um dia, demandarás também o país da morte. Sentirás o frio do túmulo a envolver-te o raciocínio, até que a luz te bafeje o espírito renovado. Nem por isso, deixarás de ouvir as palavras que a boca humana pronuncie em tua memória e, em plena transformação, receberás o impacto de todos os pensamentos formulados na Terra a teu respeito.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

VIGILÂNCIA - CHEFIA E SUBALTERNIDADE

Olá,

Não olvidar que o chefe é aquela pessoa que se responsabiliza pelo trabalho da equipe.
A melhor maneira de reverenciar a quem dirige, será sempre a execução fiel das próprias obrigações.
Quem administra efetivamente precisa da colaboração de quem obedece, mas se quem obedece necessita prestar atenção e respeito a quem administra, quem administra necessita exercer bondade e compreensão para quem

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

VAMOS ANALISAR - DESCRENÇA

Olá,

1)  Qual é o principal motivo de descrença nas suas relações interpessoais?

 2) Como a descrença pode atrapalhar os seus ideais de progresso e felicidade?

3) Em que circunstância você  acreditou em si mesmo e em Deus?


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ADOLESCÊNCIA - O PALAVRÃO

Olá,

1 - Como você define o palavrão?
 Um eco das cavernas, o rosnar do troglodita que ainda existe no comportamento humano.

2 - Conheço gente civilizada que diz palavrões. Destempero verbal, civilidade superficial.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VIGILÂNCIA - VER E OUVIR

 Olá,

A visão e a audição devem ser educadas, tanto quanto as palavras e as maneiras.
Em visita ao lar de alguém, aprendamos a agradecer o carinho do acolhimento sem nos determos em possíveis desarranjos do ambiente.
 Se ouvimos alguma frase imperfeitamente burilada na voz de pessoa amiga, apreciemos a intenção e o sentimento, na elevação em que se articula, sem anotar-lhe o desalinho gramatical.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EVANGELHO - O CUMPRIMENTO DA LEI E DOS PROFETAS III

Olá,

MATEUS  CAP.5

31 Também foi dito: Qualquer que se desquitar de sua mulher, dê-lhe carta de repúdio. 
32 Mas eu vos digo: Que todo o que repudiar sua mulher, a não ser por causa da fornicação, a faz ser adúltera; e o que tomar a repudiada, comete adultério.
O casamento é uma instituição divina. Unem-se dois seres para evoluírem  juntos e providenciarem

EVANGELHO - O CUMPRIMENTO DA LEI E DOS PROFETAS VI

 Olá,

MATEUS  CAP 5

42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. 
Prestar auxilio a quem o solicita é uma lei divina. A quem nos pedir, quer sejam auxílios materiais, quer espirituais, precisamos socorrer na medida de nossas possibilidades. Recusar ajuda, seja por dar ou por emprestar, é agravar uma situação penosa em que se encontra um irmão. É verdade que nem sempre estamos em condições de satisfazer os pedidos que nos fazem. Contudo, quando o pedido for justo, com um pouco de boa vontade e de bom coração, sempre encontraremos meios de atender à maior parte das solicitações que nos são dirigidas em nome do Senhor. Neste versículo, Jesus nos ensina a colocar o pouco ou o muito que possuímos, a serviço da fraternidade universal.

 43 Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás a teu inimigo. 44 Mas eu vos digo: Amai a vossos inimigos, fazei o bem ao que vos tem ódio; e orai pelos que vos perseguem e caluniam.
 Incapazes de compreender que todos os homens, pertençam a que raça pertencerem, são irmãos, filhos de um único Pai, Moisés teve de ensinar a seus tutelados a amarem pelo menos os de sua tribo ou família. Jesus dilata o ensinamento de Moisés, ensinando-nos que até mesmo nosso próprio inimigo, é nosso próximo, pois é nosso irmão em Deus. Este ensinamento de Jesus poderia ser um contra-senso, se não houvesse a lei da reencarnação. De fato, se vivêssemos apenas uma vez, e se depois da morte mergulhássemos no nada, ou fôssemos viver em beatitudes ou em tormentos eternos, por que haveríamos de forçar nosso coração a amar quem nos odeia?
 Por que teríamos de orar pelos que nos espezinham?
 Porém, sabemos que existe a lei da reencarnação. Sabemos que nossa vida não termina pela morte. Sabemos que não iremos para lugares de beatitudes, nem de tormentos. E sabemos que o ódio liga pelos laços do sofrimento, ao passo que o amor une pelos laços da felicidade. A morte não nos livra dos inimigos, como não nos separa dos amigos. A lei da reencarnação faz com que os espíritos, que se odeiam, encarnem no mesmo grupo, a fim de que os trabalhos, os sofrimentOS e as alegrias que suportarem em comum, transformem em fraterna amizade a repulsa que os separava. sabedor disso, Jesus recomenda que procuremos extinguir as animosidades que nos dividem, quer lutando por transformar os inimigos em amigos, quer fazendo o bem a quem não nos estima, quer orando pelos que nos perseguem. Assim procedendo, afrouxaremos os dolorosos laços fluídicos do ódio, os quais facilmente serão rompidos no momento oportuno; e nosso espírito estará livre de pesado fardo e merecedor de um futuro risonho. 


45 Para serdes filhos de vosso Pai, que está nos céus; o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus e vir chuva sobre justos e injustos. Por que é que Deus, Nosso Pai, permite que também os maus gozem dos bens da Natureza, na mesma proporção que os bons? Porque Deus sabe que seus filhos rebeldes de hoje, por força da lei do progresso, hão de ser bons no futuro, assim como os bons de hoje, já terão sido maus no passado. O bem é a lei suprema do Universo. O mal é simplesmente a ausência do bem, assim como a escuridão é a ausência da luz. Faça-se a luz e a escuridão deixará de existir. Logo que um espírito malévolo procura a luz, as trevas da ignorância, que o envolviam, dissipam-se e ele se torna luminoso. Portanto, sigamos o exemplo de Deus, não privando nossos inimigos de nosso amor, certos de que a lei da Evolução, à qual todos estamos submetidos, fará deles nossos irmãos bem amados.

 46 Porque se vós não amais sendo os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E se vós saudardes somente aos vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios?
O verdadeiro progresso espiritual se verifica quando o individuo combate seu excessivo amor próprio. O amor próprio, uma das mais comuns manifestações do orgulho, é a causa principal, que impede se restabeleça a fraternidade entre os homens. Sacrificando seu amor próprio, facilmente cada um encontrará os meios de se manter em harmonia com todos e de fazer com que desapareçam as inimizades, que, porventura se tenham gerado em seu ambiente. Estes dois versículos visam particularmente os espíritas. Os espíritas, para serem alunos mais adiantados de Jesus, precisam amar aos que os aborrecem e saudar até os que os contrariam. De outra forma, onde estará o mérito de professarmos uma doutrina mais evoluída?

 48 Sede vós logo perfeitos, como também vosso Pai celestial éperfeito. À primeira vista este preceito de Jesus parece impossível de ser praticado. Todavia, se meditarmos um pouco sobre ele, veremos que é um mandamento lógico e cujo cumprimento está ao alcance de qualquer discípulo de boa vontade. É fora de dúvida que o amor que o Pai consagra a seus filhos é igual para todos. O Pai celestial não ama mais um filho em detrimento de outro. O forte e o fraco, o rico e o pobre, o são e o doente, o sábio e o ignorante, o justo e o pecador, todos são amados por Deus, e a Divina Providência vela por eles, amparando-os e guiando-os para a Perfeição. Pois bem, para sermos perfeitos como nosso Pai celestial é perfeito, precisamos amar com o mesmo amor a todos os nossos irmãos, a toda humanidade. Ricos e pobres, amigos e inimigos, fortes e fracos, sãos e doentes, sábios e ignorantes, justos e pecadores, todos merecem nosso carinho, nosso amor e nossa dedicação. Assim sendo, amando nossa imensa família humana, sem exceção de pessoas, estaremos sendo perfeitos como é perfeito nosso Pai, que está nos céus.

O Evangelho dos Humildes    Eliseu Rigonatti

Deixe seu comentário.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

VAMOS ANALISAR - ORIGINALIDADE

Olá,

1)  Você consegue identificar o que o torna um ser único?

2)  O que você acredita ser mais original em você?

3) Como você lida com a originalidade das outras pessoas?

As perguntas são baseadas no jogo "Prazer de Viver" de Bianca Molica e Walter Oliveira.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ADOLESCÊNCIA - INDOLÊNCIA

Olá,

1 - Penso que a vida na Terra, com todos os seus problemas e limitações, é uma droga.
Realmente, uma boa droga, um remédio valioso para curar muitos de nossos males.

2 - Por exemplo?
 A indolência. Sem as necessidades básicas,

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

EVANGELHO - O CUMPRIMENTO DA LEI E DOS PROFETAS II


Olá,

MATEUS  CAP 5

23 Portanto, se tu estás fazendo a tua oferta diante do altar e te lembrares aí que teu irmão tem contra ti alguma coisa. 24 Deixa ali tua oferta diante do altar e vai reconciliar-te primeiro com teu  irmão e depois virás fazer a tua oferta. 
Nós, que adoramos a Deus em espírito e verdade, temos por altar a consciência. E a oferta que

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

VIGILÂNCIA - EM TORNO DA PROFISSÃO

Olá,

A sua profissão é privilégio e aprendizado.
Se você puser amor naquilo que faz, para fazer os outros felizes, a sua profissão, em qualquer parte, será sempre um rio de bênçãos.
 O seu cliente, em qualquer situação, é semelhante à árvore que produz, em seu favor, respondendo sempre na pauta do tratamento que recebe.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

COTIDIANO - APROVEITA


Olá,

O Divino Mestre, através de instrutores numerosos, fornece lições teóricas nos templos das variadas confissões religiosas, mas possibilita ensinamentos práticos, cada dia, para o engrandecimento da alma, na esfera da luta comum.
 Cada circunstância da vida é recurso para o


domingo, 13 de janeiro de 2013

EVANGELHO - O CUMPRIMENTO DA LEI E DOS PROFETAS

 Olá,

MATEUS CAP.5

17 Não julgueis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim a destruílos, mas sim a dar-lhes cumprimento. 
 A lei a que Jesus se refere é o Decálogo, transmitido à humanidade por Moisés. Os profetas que vieram depois de Moisés, chamaram continuamente a atenção do povo para a observância dos dez mandamentos. Jesus não

sábado, 12 de janeiro de 2013

VAMOS ANALISAR HIPOCRISIA

 Olá,

1)  Quais são os fatores que influenciam a expressão da hipocrisia nas suas relações sociais?

2) Quando você age  conscientemente com hipocrisia?

3) Que tipo de consequências a hipocrisia acarreta para sua evolução?


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ADOLESCÊNCIA - SUICÍDIO

 Olá,

1 - Existe o carma do suicídio?
 O problema do suicídio não é de carma. Decorre da falta de calma quando não aceitamos as provações humanas.

 2 - E se a pessoa tem uma depressão tão forte que não consegue viver, enxergando no suicídio sua única saída?

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

COTIDIANO - ATRAVÉS DA REENCARNAÇÃO

 Olá,

Fora melhor que não existissem na Terra pedintes e mendigos, na expectativa do agasalho e do pão. Se é justo deplorar o atraso moral do Planeta que ainda acalenta privação e necessidade, examinemos a nós mesmos, quando nos inclinamos para a ambição desvairada, e verificaremos que a penúria, através da reencarnação, é o ensinamento que nos corrige os excessos.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

COTIDIANO - BUSQUEMOS MAIS LUZ

 Olá,

Enquanto o aprendiz da sabedoria avança para diante, traçando senda iluminadas de acesso ao Infinito, o estudante vadio coagula as sombras, ao redor do degrau em que a vida o situa, demorando-se na estagnação da ignorância. Recebe o corpo, por abençoado instrumento de elevação.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

VIGILÂNCIA - NA VIA PÚBLICA

 Olá,

A rua é um departamento importante da escola do mundo, onde cada criatura pode ensinar e aprender. Encontrando amigos ou simples conhecidos, tome a iniciativa da saudação, usando cordialidade e carinho sem excesso.
 Caminhe em seu passo natural dentro da movimentação que se faça precisa, como se deve igualmente viver:
 sem atropelar os outros. 


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ADOLESCÊNCIA - IVERSÃO SEXUAL

Olá,

1 - Como situar o homossexual?
 Um Espírito que ao reencarnar não conseguiu conciliar a morfologia com a psicologia. Sente-se mulher num corpo masculino, ou homem num corpo feminino. Daí o impulso de relacionar-se afetivamente com parceiros do mesmo sexo.

2 - Por que isso acontece?

domingo, 6 de janeiro de 2013

EVANGELHO - A TENTAÇÃO DE JESUS II

Olá ,

Este trecho, em que Mateus simbolicamente comenta as tentações sofridas por Jesus, encerra profunda lição para os estudiosos do Evangelho e, principalmente para os médiuns.
 Quantos médiuns há que sucumbiram às tentações, trocando os dons divinos por algumas moedas?
Quando as tentações materiais se apresentarem a um médium, recorde-se ele das tentações sofridas pelo Mestre e, como Jesus, responda varonilmente:

sábado, 5 de janeiro de 2013

EVANGELHO - A TENTAÇÃO DE JESUS

Olá,

Evangelho segundo Mateus cap. 4

 1 Então foi levado Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. 3 E chegando-se a ele o tentador, lhe disse: Se és filho de Deus, dize que estas pedras se convertam em pães. 4 Jesus,

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VIGILÂNCIA - APRESENTAÇÕES

Olá,

Em se vendo objeto de apresentação, não deve enunciar seus títulos e lances autobiográficos, mas se você apresenta alguém, é justo lhe decline o valor sem afetação.
Diante de algum apontamento desairoso para com os ausentes, recorde o impositivo do respeito e da generosidade para com eles.