Olá,
Evangelho segundo Mateus cap. 4
1 Então foi levado Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo
diabo.
2 E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.
3 E chegando-se a ele o tentador, lhe disse: Se és filho de Deus, dize que
estas pedras se convertam em pães.
4 Jesus,
respondendo-lhe, disse: Escrito está: Não só de pão vive o
homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 Então tomando-o o diabo o levou à cidade santa e o pôs sobre o
pináculo do templo.
6 E lhe disse: Se és filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Porque escrito
está: Que mandou os seus anjos que cuidem de ti e eles te tomarão nas
palmas, para que não suceda tropeçares em pedra com teu pé.
7 Jesus lhe disse: Também está escrito: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
8 De novo o subiu o diabo a um monte muito alto; e lhe mostrou todos os
reinos do mundo e a glória deles.
9 E lhe disse: Tudo isto te darei, se prostrado me adorares.
10 Então lhe disse Jesus: Vai-te Satanás. Porque escrito está: Ao Senhor
teu Deus adorarás e a ele só servirás.
11 Então o deixou o diabo; e eis que chegaram os anjos e o serviram.
Chegara a hora de o Mestre iniciar a gloriosa tarefa que o trouxera à Terra.
Antes, porém, medita profundamente. E as vantagens materiais que a Terra lhe
oferecia, apresentam-se a seu espírito.
Se ele se consagrasse à sua obra
espiritual, era a pobrezas as dificuldades, a humildade, que o aguardavam e,
por fim, o martírio.
Se usasse seus dons para fins materiais, de certo teria boa
mesa, evitaria as dificuldades geradas pela incompreensão dos homens e
conquistaria cargos proeminentes no seio de sua nação. Jesus foi forte.
Rejeitou tudo o que o mundo lhe daria e devotou-se ao trabalho espiritual para
o qual viera.
Conquanto se possa supor que Mateus exagera ao afirmar que o Mestre
jejuou pelo espaço de quarenta dias e quarenta noites, é fora de dúvida que o
jejum favorece muito as atividades do espírito, principalmente no tocante ao
exercício da mediunidade. Todo médium que nutrir vontade de tirar o máximo
proveito de sua mediunidade e obter os melhores resultados de seus trabalhos
mediúnicos, deveria cultivar o hábito de impor-se períodos de jejum.
Certamente, jamais poderemos ombrear com Jesus, o qual, dada sua perfeição
espiritual, sabia sobrepor-se às coisas da Terra, usando da matéria somente o
necessário para manter-se.
Um médium que luta para sua evolução espiritual e deseja estar
permanentemente preparado para o desempenho de seu mediunato, precisa
saber praticar o jejum material e o jejum moral.
De três maneiras poderemos jejuar:
1ª — Jejum alimentar: Nos dias de trabalho no Centro, lembrar-se de preparar seu organismo para a prática da mediunidade. Nesses dias, abster-se
de alimentos pesados, dando preferência a alimentos leves e alimentando-se
moderadamente. E algumas horas antes do início das sessões, abstenção
completa, se possível, de alimentação. Este é um jejum material.
2ª — Jejum moral: Um médium deve habituar-se a jejuar pelo pensamento,
pela palavra e pelos atos. Por este jejum, que é um jejum puramente moral, o
médium evitará pensamentos anti-cristãos, impuros e excessivamente
materiais; não pronunciará palavras que possam ferir seus semelhantes e não
praticará atos contrários aos ensinamentos de Jesus. A tudo anteporá seus
deveres espirituais, evitando passeios fúteis, festas e divertimentos profanos,
todas as vezes em que tiver de perfazer seus misteres mediúnicos.
3ª — Outro jejum moral: O jejum moral que um médium deverá saber
impor-se, é o desprendimento das coisas materiais. Nunca poderá cumprir
satisfatoriamente seus deveres mediúnicos, o médium excessivamente
preocupado com os interesses terrenos. A ambição, a ganância, o muito querer
acumular os bens da terra, perturbam o médium, atraindo para junto dele
espíritos inferiores, que interferem maleficamente em seus trabalhos
espirituais. Saber jejuar das coisas terrenas, em benefício de sua
mediunidade, é o primeiro passo que um médium dará para a garantia do bom
êxito de sua tarefa na seara de Jesus.
Evangelho dos Humildes - Eliseu Rigonatti.
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