domingo, 31 de dezembro de 2017

Cotidiano - Oração Dominical III

Olá,

 Venha a nós o vosso Reino!
            Senhor, destes aos homens leis plenas de sabedoria, que os fariam felizes, se eles as observassem. Com essas leis, poderiam estabelecer a paz e a justiça, e poderiam ajudar-se mutuamente, em vez de mutuamente se prejudicarem, como o fazem. O forte ampararia o fraco, em vez de esmagá-lo. Evitados seriam os males que nascem dos abusos e dos excessos de toda espécie. Toda as misérias deste mundo decorrem da violação das vossas leis, porque não há uma única infração que não traga suas conseqüências fatais.
           

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Cotidiano - NOS CAMINHOS DE SEMPRE

Olá,

 Nem sempre se te fará necessário fitar a retaguarda para reconhecer as vantagens da própria situação.
Basta recordar os obstáculos que já venceste.
 Impossível não te lembres de certas ocasiões difíceis, no grupo doméstico, nas quais, sem esperar, conseguiste manter o próprio equilíbrio, a fim de auxiliar aos que se te ligam à existência.
 Fácil rememorar os momentos de azedume, dos quais a passagem do tempo te desligou para o retorno à tranqüilidade.
 Perigos que te ameaçaram, desapareceram, sem que os vissem, no instante em que se entrecruzavam na estrada.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Vigilância - PERDÃO NO TEMPO

Olá,

 Nos primeiros tempos do Cristianismo e, ainda hoje, o perdão, significando magnanimidade do credor, quase sempre foi, e continua sendo, considerado unicamente por virtude.
Com o tempo, no entanto, a civilização, embora criando nova terminologia, adotou o ensinamento de Jesus, aplicando-o, sob denominações diversas, na condição de ingrediente inarredável do êxito, em qualquer empreendimento.
Abrangendo o próprio comércio, o perdão é praticado em todos os processos de relacionamento entre as criaturas, bastando se lhe observe o conteúdo sob outra vestimenta verbal.

domingo, 24 de dezembro de 2017

Evangelho - MENSAGEM DO NATAL

Olá,

 "Gloria a Deus nas Alturas, paz na Terra e boa vontade para com os homens". (Lucas, 2:14)

O cântico das legiões angélicas, na Noite Divina, expressa o programa do Pai acerca do apostolado que se reservaria ao Mestre nascente.
 O louvor celeste sintetiza, em três enunciados pequeninos, a plataforma do Cristianismo inteiro.  Gloria a Deus nas Alturas, significando o imperativo de nossa consagração ao Senhor

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Vigilância - MEDITANDO O NATAL.

Olá,

 Na exaltação do Natal do Senhor, acalentemos nossa fé em Jesus, sem nos esquecermos da fé que Jesus deposita em nós.
Não desceria o Senhor da comunhão com os Anjos, sem positiva confiança nos homens...
 É por isso que, da Manjedoura de Simplicidade e Alegria à Cruz da Renunciação das criaturas, convida pescadores humildes ao seu ministério salvador e transforma-os em advogados da redenção humana.
Vai ao encontro de Madalena, possuída pelos adversários do bem, e converte-a em mensageira de luz.

domingo, 17 de dezembro de 2017

Cotidiano - Oração dominical II

Olá,


 Venha o teu reino!

Senhor, deste aos homens leis plenas de sabedoria e que lhes dariam a felicidade, se eles as cumprissem. Com essas leis, fariam reinar entre si a paz e a justiça e mutuamente se auxiliariam, em vez de se maltratarem, como o fazem. O forte sustentaria o fraco, em vez de o esmagar. Evitados seriam os males, que se geram dos excessos e dos abusos. Todas as misérias deste mundo provêm da violação de tuas leis, porquanto nenhuma infração delas deixa de ocasionar fatais

sábado, 16 de dezembro de 2017

Analisar - Prece Por um suicida

Olá,

 PREFÁCIO. Jamais tem o homem o direito de dispor da sua vida, porquanto só a Deus cabe retirá-lo do cativeiro da Terra, quando o julgue oportuno. Todavia, a justiça divina pode abrandar-lhe os rigores, de acordo com as circunstâncias, reservando, porém, toda a severidade para com aquele que se quis subtrair às provas da vida. O suicida é qual prisioneiro que se evade da prisão, antes de cumprida a pena; quando preso de novo, é mais severamente tratado. O mesmo se dá com o suicida que julga escapar às misérias do presente e mergulha em desgraças maiores. (Cap. V, nos 14 e seguintes.)


quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Cotidiano - Prece Por alguém que acaba de morrer

Olá,

 PREFÁCIO. As preces pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra não objetivam, unicamente, dar-lhes um testemunho de simpatia: também têm por efeito auxiliar-lhes o desprendimento e, desse modo, abreviar-lhes a perturbação que sempre se segue à separação, tornando-lhes mais calmo o despertar. Ainda aí, porém, como em qualquer outra circunstância, a eficácia está na sinceridade do pensamento e não na quantidade das palavras que se profiram mais ou menos pomposamente e em que, amiúde, nenhuma parte toma o coração. As preces que deste se elevam ressoam em torno do Espírito, cujas idéias ainda estão confusas, como as vozes amigas que nos fazem despertar do sono. (Cap. XXVII, nº 10.) 60.


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Analisar - Prece Pelos obsidiados

Olá,

 PREFÁCIO. A obsessão é a ação persistente que um Espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diversos, desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. Oblitera todas as faculdades mediúnicas; traduz-se, na mediunidade escrevente, pela obstinação de um Espírito em se manifestar, com exclusão de todos os outros. Os Espíritos maus pululam em torno da Terra, em virtude da inferioridade moral de seus habitantes. A ação malfazeja que eles desenvolvem faz parte dos flagelos com que a Humanidade se vê a braços neste mundo. A obsessão, como as enfermidades e todas as tribulações da

domingo, 10 de dezembro de 2017

Cotidiano - Oração Dominical

Olá,

Prefácio

 Os Espíritos recomendaram que, encabeçando esta coletânea, puséssemos a Oração dominical, não somente como prece, mas também como símbolo. De todas as preces, é a que eles colocam em primeiro lugar, seja porque procede do próprio Jesus (S. Mateus, 6:9 a 13), seja porque pode suprir a todas, conforme os pensamentos que se lhe conjuguem; é o mais perfeito modelo de concisão, verdadeira obra-prima de sublimidade na simplicidade. Com efeito, sob a mais singela forma, ela resume todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Analisar - Prece Pelos doentes

Olá,

 PREFÁCIO. As doenças fazem parte das provas e das vicissitudes da vida terrena; são inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos. As paixões e os excessos de toda ordem semeiam em nós germens malsãos, às vezes hereditários. Nos mundos mais adiantados, física ou moralmente, o organismo humano, mais depurado e menos material, não está sujeito às mesmas enfermidades e o corpo não é minado

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Cotidiano - Prece Por uma criança que acaba de nascer

Olá,

 PREFÁCIO. Somente depois de terem passado pelas provas da vida corpórea, chegam à perfeição os Espíritos. Os que se encontram na erraticidade aguardam que Deus lhes permita volver a uma existência que lhes proporcione meios de progredir, quer pela expiação de suas faltas passadas, mediante as vicissitudes a que fiquem sujeitos, quer desempenhando uma missão proveitosa para a Humanidade. O seu adiantamento e a sua felicidade futura serão proporcionados à maneira por que empreguem o tempo que hajam de estar na Terra. O encargo de lhes guiar os primeiros passos e de os encaminhar para o bem cabe a seus pais, que responderão perante Deus pelo desempenho que derem a esse mandato. Para lhos facilitar, foi que Deus fez do amor paterno e do amor filial uma lei da Natureza, lei que jamais se transgride impunemente.


sábado, 2 de dezembro de 2017

Analisar - Prece e renovação

Olá,

 Na floresta mental em que avança, o homem frequentemente se vê defrontado por vibrações subalternas que o golpeiam de rijo, compelindo-o à fadiga e à irritação, sejam elas provenientes de ondas enfermiças, partidas dos desencarnados em posição de angústia e que lhe partilham o clima psíquico, ou de oscilações desorientadas dos próprios companheiros terrestres desequilibrados a lhe respirarem o ambiente.
 Todavia, tão logo se envolva nas vibrações balsâmicas da prece, ergue-se-lhe o pensamento aos planos sublimados, de onde recolhe as idéias transformadoras dos Espíritos benevolentes e amigos, convertidos em vanguardeiros de seus passos, na evolução.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Vigilância - Prece Pelas almas sofredoras que pedem preces

Olá,

 PREFÁCIO. Para se compreender o alívio que a prece pode proporcionar aos Espíritos sofredores, faz-se preciso saber de que maneira ela atua, conforme atrás ficou explicado. (Cap. XXVII, nos 9, 18 e seguintes.) Aquele que se ache compenetrado dessa verdade ora com mais fervor, pela certeza que tem de não orar em vão.

 Prece. – Deus clemente e misericordioso, que a tua bondade se estenda por sobre todos os Espíritos que se recomendam às nossas preces e particularmente sobre a alma de N... Bons Espíritos, que tendes por única

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Vigilância - Prece

Olá,

 Os Espíritos hão dito sempre:

 “A forma nada vale, o pensamento é tudo.
Ore, pois, cada um segundo suas convicções e da maneira que mais o toque.
 Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração.”

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Analisar - Afirmação de fé

Olá,

 Chegam tumultuados aos arraiais da fé, propondo modificações imediatas, apresentando reformas com estardalhaço, como se estivessem investidos da autoridade que os capacitasse à reformulação do trabalho que agora defrontam pela primeira vez.
 São irrequietos, ansiosos, necessitados de público para o aplauso da ilusão, e por isso tudo promovem de modo a se promoverem a si próprios, imediatamente.
 Para eles tudo se encontra errado, pelo que exigem alterações urgentes, como se devessem transformar a tarefa edificante em luta de desespero, na qual alguém deva ser batido pelas armas novas que esgrimem. Não se detêm em parte alguma.

sábado, 25 de novembro de 2017

Vigilância - A verdade

Olá,

 “Eu sou o caminho e a verdade.” J esus (João, 14:6)

Por enquanto, ninguém se atreverá, em boa lógica, a exibir, na Terra, a verdade pura, ante a visão das forças coletivas.
A profunda diversidade das mentes, com a heterogeneidade de caracteres e temperamentos, aspirações e propósitos, impede a exposição da realidade plena ao espírito das massas comuns.
 Cada escola religiosa, em razão disso, mantém no mundo cursos diferentes da revelação gradativa.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Cotidiano - NA LUZ DA COMPAIXÃO

Olá,

 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" Jesus (MATEUS, V:7)

 Deixa que a luz da compaixão te clareie a rota para que a sombra te não envolva.
Sofres a presença dos que te pisam as esperanças?
Compaixão para eles.
 Ouves a palavra dos que te ironizam?
 Compaixão para eles.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Vigilância - Amai-vos e Instruí-vos

Olá,

 Venho, como outrora aos transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me.
 O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem de lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinem as plantas e se levantem as ondas.
Revelei a doutrina divinal. Como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso no seio da Humanidade e disse: “Vinde a mim, todos vós que sofreis.”
 Mas, ingratos, os homens afastaram-se do caminho reto e largo que conduz ao reino de meu Pai e enveredaram pelas ásperas sendas da impiedade.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Analisar- O Cristo Consolador II

Olá,

 Sou o grande médico das almas e venho trazer-vos o remédio que vos há de curar.
Os fracos, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos.
 Venho salvá-los.
Vinde, pois, a mim, vós que sofreis e vos achais oprimidos, e sereis aliviados e consolados.
 Não busqueis alhures a força e a consolação, pois que o mundo é impotente para dá-las.
Deus dirige um supremo apelo aos vossos corações, por meio do Espiritismo.
Escutai-o.

sábado, 18 de novembro de 2017

Vigilância - Conselhos

Olá,

 Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lha pedem.
Seu poder cobre a Terra e, por toda a parte, junto de cada lágrima colocou ele um bálsamo que consola.
A abnegação e o devotamento são uma prece contínua e encerram um ensinamento profundo.
A sabedoria humana reside nessas duas palavras.
 Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos morais que neste mundo vos cabem em partilha.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Cotidiano - O Cristo Consolador

Olá,

 Venho instruir e consolar os pobres deserdados.
 Venho dizer-lhes que elevem a sua resignação ao nível de suas provas, que chorem, porquanto a dor foi sagrada no Jardim das Oliveiras; mas, que esperem, pois que também a eles os anjos consoladores lhes virão enxugar as lágrimas.
 Obreiros, traçai o vosso sulco; recomeçai no dia seguinte o afanoso labor da véspera; o trabalho das vossas mãos vos fornece aos corpos o pão terrestre; vossas almas, porém, não estão esquecidas; e eu, o jardineiro divino, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Evangelho - Quem segue

Olá,

 “E outra vez lhes falou Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João, 8:12)

Há crentes que se não esquivam às imposições do culto exterior. Reclamam a genuflexão e o público trovejante, de momento a momento.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Evangelho - Retribuir o mal com o bem III

Olá,

4. Amar os inimigos é, para o incrédulo, um contra-senso, Aquele para quem a vida presente é tudo, vê no seu inimigo um ser nocivo, que lhe perturba o repouso e do qual unicamente a morte, pensa ele, o pode livrar. Daí, o desejo de vingar-se. Nenhum interesse tem em perdoar, senão para satisfazer o seu orgulho perante o mundo. Em certos casos, perdoar-lhe parece mesmo uma fraqueza indigna de si. Se não se vingar, nem por isso deixará de conservar rancor e secreto desejo de mal para o outro.

Para o crente e, sobretudo, para o espírita, muito diversa é a maneira de ver,

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Evangelho - Retribuir o mal com o bem II

Olá,

3. Se o amor do próximo constitui o princípio da caridade, amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio, porquanto a posse de tal virtude representa uma das maiores vitórias alcançadas contra o egoísmo e o orgulho.

Entretanto, há geralmente equívoco no tocante ao sentido da palavra amar, neste passo. Não pretendeu Jesus, assim falando, que cada um de nós tenha para com o seu inimigo a ternura que dispensa a um irmão ou amigo. A ternura pressupõe confiança; ora, ninguém pode depositar

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Evangelho - Retribuir o mal com o bem

Olá,

1. Aprendestes que foi dito: “Amareis o vosso próximo e odiareis os vossos inimigos.” Eu, porém, vos digo: “Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serdes filhos do vosso Pai que está nos céus e que faz se levante o Sol para os bons e para os maus e que chova sobre os justos e os injustos. – Porque, se só amardes os que vos amam, qual será a vossa recompensa? Não procedem assim também os publicanos? Se apenas os vossos irmãos saudardes, que é o que com isso fazeis mais do

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Vigilância - Comemoração dos Mortos

Olá,

 320. Sensibiliza os Espíritos o lembrarem-se deles os que lhes foram caros na Terra?

 “Muito mais do que podeis supor. Se são felizes, esse fato lhes aumenta a felicidade. Se são desgraçados, serve-lhes de lenitivo.”

 321. O dia da comemoração dos mortos é, para os Espíritos, mais solene do que os outros dias?
 Prestam-se para ir ao encontro dos que vão orar nos cemitérios sobre seus túmulos?


domingo, 29 de outubro de 2017

Analisar - A Prece

Olá,

 Um dos nossos correspondentes de Lyon nos dirige o seguinte trecho de poesia. Ele entra muito no espírito da Doutrina Espírita para que nos furtemos ao prazer de lhe abrir espaço em nossa Revista.


sábado, 28 de outubro de 2017

Cotidiano - A voz do Anjo da Guarda

Olá,

 Todos os homens são médiuns; todos têm um Espírito que os dirige para o bem, quando sabem escutá-lo.
Pouco importa que alguns se comuniquem diretamente com ele por uma mediunidade particular e que outros não o ouçam senão pela voz do coração e da inteligência.
 Nem por isso ele deixa de ser o seu Espírito familiar que os aconselha. Chamai-o Espírito, razão, inteligência, é sempre uma voz que responde à vossa alma e vos dita boas palavras.
Só que nem sempre as compreendeis.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Cotidiano - RECEITA DE LUZ

Olá,

 Realmente a história do bom samaritano, contada por Jesus, expõe a caridade por brilhante sublime oferecendo revelações prismáticas de inigualável beleza.
 A atitude daquele peregrino desconhecido resume um tratado de pedagogia, acerca de compreensão e bondade.
 Enquanto o sacerdote e o levita, pessoas de reconhecido merecimento intelectual, se desviam deliberadamente do ferido, o samaritano não apenas se detém, mas, também se compadece.
Situemo-nos, porém, no lugar do viajante generoso. Talvez estivesse ele com

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Evangelho - CONFIEMOS ALEGREMENTE

Olá,

 “Regozijai-vos sempre.” – Paulo. (I TESSALONICENSES, 5:16.) 

Lembra-te das mercês que o Senhor te concede pelos braços do tempo e espalha gratidão e alegria onde estiveres...
Repara as forças da Natureza, a emergirem, serenas, de todos os cataclismos.
 Corre a fonte cantando pelo crivo do charco ..
Sussurra a brisa melodias de confiança após a ventania destruidora...
A árvore multiplica flores e frutos, além da poda...
 Multidões de estrelas rutilam sobre as trevas da noite...

sábado, 21 de outubro de 2017

Vigilância - Exaltados e humildes

Olá,

Alguém já disse com muita propriedade que não convém mostrar ao homem a grandeza de seu futuro sem lhe dar a conhecer a humildade de seu passado, nem tãopouco fazê-lo sabedor deste, deixando-o na ignorância daquele.
De fato, o conhecimento simultâneo de uma e outra coisa é o que melhor convém ao homem para o manter no ponto de equilíbrio.
Assim, pois, ao orgulhoso, àquele que a si mesmo vive adorando, numa autolatria sem fim, a esse é mister que se diga:
 Sabeis quem sois, ó insensato?

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Analisar - A escola do coração

Olá,

A influência do meio é consequência da natureza dos Espíritos e do modo por que atuam sobre os seres vivos. Dessa influência pode cada um deduzir, por si mesmo, as condições mais favoráveis para uma sociedade que aspira a granjear a simpatia dos bons Espíritos e a só obter boas comunicações, afastando as más.
  O L. M. Questão nº 341

O lar, na essência, é academia da alma. Dentro dele, todos os sentimentos funcionam por matérias educativas.
A responsabilidade governa.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Analisar - A Família

Olá,

 A família consanguínea é lavoura de luz da alma, dentro da qual triunfam somente aqueles que se enriquecem de paciência, renúncia e boa vontade.
 De quando a quando, o amor nos congrega, em pleno campo da vida, regenerando-nos a sementeira do destino.
 Geralmente, não se reúnem a nós os companheiros que já demandaram a esfera superior aureolados por vencedores, e sim afeiçoados menos estimáveis de outras épocas, a fim de restaurarmos o tecido da fraternidade, indispensável ao agasalho de nossa alma, na jornada para frente.
 Muitas vezes, na condição de pais e filhos, cônjuges ou parentes, não

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Evangelho - Letreiros vivos

Olá,

O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo que queria que os outros fizessem por ele." O E.S.E.  Cap. XVII – Item 3 



quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Evangelho - Crianças

Olá,

 “Vede, não desprezeis alguns destes pequeninos;” – Jesus. (Mateus, 18:10.) 

Quando Jesus nos recomendou não desprezar os pequeninos, esperava de nós não somente medidas providenciais alusivas ao pão e à vestimenta.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Vigilância - Provas decisivas

Olá,

 Clamas contra o infortúnio que te visita e desespera-te, sem reação construtiva, ante as horas de luta. Falaram-te do Senhor e dos aprendizes abnegados que o seguiram, nas horas primeiras, na senda marginada de prantos e sacrifícios...
Queres, porém, comungar-lhe a paz e viver em menor esforço...
 Todavia, quase todos os grandes vultos da humanidade, em todas as épocas e em todos os povos, passaram pelo tempo das provas decisivas.
 Senão observemos:
Cervantes ficou paralítico da mão esquerda e esteve preso sob a acusação de

domingo, 8 de outubro de 2017

Vigilância - Palavra aos espíritas

Olá,

 Espiritismo revivendo o Cristianismo – eis a nossa responsabilidade.
Como outrora Jesus revelou a Verdade em amor, no seio das religiões bárbaras de há dois mil anos, usando a própria vida como espelho do ensinamento de que se fizera veículo, cabe agora ao Espiritismo confirmar-lhe o ministério divino, transfigurando-lhe as lições em serviço de aprimoramento da Humanidade.
Espíritas! Lembremo-nos de que templos numerosos, há muitos séculos, falam dEle, efetuando porfiosa corrida ao poder humano, olvidando-lhe a abnegação e a humildade.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Cotidiano - Vidas E Futuro

Olá,

 Se o mundo não estivesse aguardando profissionais competentes e dignos do progresso, não se entenderia o esforço da escola.
 Para que professores e pesquisas, disciplinas e exercícios se não houvesse o futuro?
 De certo modo, sucede o mesmo com a vida no Plano Físico e na Vida Além da Morte. Reconhecendo-se que a Espiritualidade superior espera criaturas habilitadas a concurso efetivo na construção do Mundo Melhor, observa-se claramente o imperativo de tribulações e dificuldades, problemas e conflitos nas áreas do homem, ante a função da existência

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Evangelho - ACIDENTES

Olá,

Talvez possas evitá-los.
Surgem impulsionados por forças descontrola­das, por injunções negativas, produzindo acerbas dores de consequências quase sempre funestas.
Na atualidade convulsionada por forças tirani­zantes que conspiram contra o equilíbrio geral, ocorrem inumeráveis e adversos, graças à densida­de populacional e à expressiva soma de veículos que transitam pelas ruas do mundo, desabalada­mente.
Cada minuto as estatísticas registram expressões alarmantes de

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Vigilância - HUMILDADE DO CORAÇÃO

Olá,

 “Bem-aventurados os pobres de espírito”:- proclamou o Senhor.

Nesse passo, porém, não vemos Jesus contra os tesouros culturais da Humanidade, mas, sim, exaltando a humildade de coração.
O mestre recordava-nos, no capítulo das bem-aventuranças, que é preciso trazer a mente descerrada à luz da vida para que a sabedoria e o amor encontrem seguro aconchego em nossa alma.
 Hoje, como antigamente, somos defrontados, em toda parte, pelas escrituras encarceradas nos museus acadêmicos, cristalizadas nos preconceitos ruinosos,

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Vigilância - BENEVOLÊNCIA EM AÇÃO

Olá,

 Usa a benevolência tanto quanto puderes, recordando que todos somos necessitados de tolerância. Ainda mesmo em se tratando de nós outros, os companheiros desencarnados, estamos ainda em áspera luta, por dentro de nós mesmos, buscando a luz do autoaperfeiçoamento.
Muito longe da condição angélica, todos nos amontoamos no pátio das necessidades espirituais, contando com o amparo e a compreensão uns dos outros, a fim de conseguirmos atingir a solução de nossos problemas.
Por isto mesmo, conscientes de nossas próprias realidades, quando estivermos com a palavra em casa, na rua, nos diálogos de serviço ou nos cenáculos da fé, aprendamos a esquecer o mal semeando o bem, para que o bem se fixe em nós.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Analisar - PROTETORES TERRESTRES

Olá,

 Em nos reportando aos benfeitores celestiais, não nos esqueçamos dos protetores terrestres.
 Muita gente espera, levianamente, a proteção dos anjos, quando ainda não sabe nem mesmo apreciar o esforço enobrecente dos homens de bem.
 Sem dúvida, mais tarde,alcançaremos o paraíso...
Todavia, por agora, é preciso vencer os degraus que nos separam da glória divina.
 Esses degraus jazem colocados à disposição dos nossos impulsos de melhoria, de regeneração, de auto-aprimoramento.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Evangelho - Modo de sentir

Olá,

 “Renovai-vos pelo espírito no vosso modo de sentir.” – Paulo. Efésios, 4:23.

Há muitos séculos o homem raciocina, obediente a regras quase inalteradas, comparando fatores externos segundo velhos processos de observação; rege a vida física com grandes mudanças no setor das operações orgânicas fundamentais e maneja a palavra como quem usa os elementos indispensáveis a determinada construção de pedra, terra e cal.
 Nos círculos da natureza externa, em si, as modificações em qualquer aspecto são mínimas, exceção feita ao progresso avançado nas técnicas da ciência e da indústria.

domingo, 24 de setembro de 2017

Evangelho - NA TAREFA DA PAZ

Olá,

 ..."A minha paz vos dou"... (Jesus)

Todos ambicionam a paz.
Raros ajudam-na. Que fazes por sustentá-la?
Recorda que a segurança dos aparelhos mais delicados depende, quase sempre, de parafusos pequeninos ou de junturas inexcedivelmente singelas.
 Não haverá tranquilidade no mundo, sem que as nações pratiquem a tolerância e a fraternidade.
E se a nação é conjunto de cidades, a cidade é um agrupamento de lares, tanto quanto o lar é um ninho de corações.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Analisar - DEUS NOSSO PAI

Olá,

 A pedra sonha com a sensação de planta.
 A árvore aspira o instinto animal.
O selvagem candidata-se à luz da razão.
O homem deseja para si o brilho do anjo.
E o anjo entrevê a celeste escalada de posições que ainda lhe cabe atravessar no rumo da integração com a Munificência Divina.
 Seres em crescimento, tão distantes da sublimação, quanto o orangotango ainda se encontra longe de nós, na insignificância de nossas aquisições e valores, qualquer definição de Deus nos escapa por insuficiência de percepção e compreensão.

sábado, 16 de setembro de 2017

Cotidiano - Não Fujas

Olá,

 Quando as sombras da provação se te adensem, ao redor dos passos, permanece firme na confiança em Deus e em ti mesmo, seguindo adiante nas tarefas que abraçaste na seara do bem.
 Não existem tribulações infindáveis.
 Sobretudo, não te omitas.
 Aceita os encargos que as circunstâncias te impõem, buscando cumpri-los com o melhor ao teu alcance.
Não te aflijam dificuldades.
 Anota as bênçãos de que dispões.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Analisar - Caridade e migalha

Olá,

 Em nome de Deus, o homem recebe a caridade das células que lhe formam o corpo;
do berço que se lhe erige em estação de refazimento;
 do colo materno a recolhê-lo por ninho santo;
da benção paternal que o assiste;
 dos sentidos diversos que o ajudam a orientar-se;
do lar que o asila;
 da escola que o instrui;
 da terra que o sustenta;
 do sol que lhe garante a visão e a energia;

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Cotidiano - O CRISTO ESTÁ NO LEME

Olá,

 Meus amigos, que o amparo de Nossa Mãe Santíssima nos agasalhe e ilumine os corações.
 Cristo, no centro da edificação espírita, é o tema básico para quantos esposaram em nossa Doutrina o ideal de uma vida mais pura e mais ampla.
 Confrange a quantos já descerraram os olhos para a verdade eterna, além da morte, o culto da irresponsabilidade a que muitos de nossos companheiros se devotam, seja na dúvida sistemática ou na acomodação com os processos inferiores da experiência humana, quando o Espiritismo traduz retorno ao Cristianismo puro e atuante, presidindo à renovação da Terra.

domingo, 10 de setembro de 2017