quarta-feira, 17 de maio de 2017

Adolescência - EVOLUÇÃO DO INSTINTO SEXUAL IV

Olá,

 — Gradações evolutivas da energia sexual 

A evolução não dá saltos, ninguém deixará as manifestações poligâmicas de um momento para outro.
 O Evangelho de Allan Kardec é muito claro, resumindo em poucas palavras as gradações de evolução das faculdades criadoras do Espírito. O Espírito Lázaro em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” disserta sobre a evolução do instinto na criatura humana:

“Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas.”
“O Evangelho segundo o Espiritismo” — Allan Kardec — CAP.11

Apesar de as criaturas humanas terem conquistado algum grau de sentimento, não quer dizer que já eliminaram as fases das sensações e dos instintos. Não, eles continuam bastante fortes e poderosos dentro de cada personalidade masculina ou feminina. Ainda no Evangelho de Allan Kardec o Espírito Lázaro mostra a evolução dos instintos para a fase do sentimento:
“O Evangelho segundo o Espiritismo” — Allan Kardec — CAP.11


 Da fase dos instintos não alcançamos diretamente os sentimentos, mas, sim, as sensações que são o requinte do egoísmo, do orgulho e da vaidade. Uma parte dos Espíritos da Terra não se perdeu nas ilusões das sensações e conquistou mais rapidamente os sentimentos e consequentemente aperfeiçoando os sentimentos, alcançou — o amor.

 — Jornada de sublimação da energia sexual 

Para ampliarmos melhor a nossa compreensão quanto à evolução do instinto sexual, como faculdade criadora que devemos desenvolver na direção do Amor Universal, vejamos uma escala de evolução do instinto sexual inscrita no livro “No Mundo Maior”, pelo Espírito André Luiz:
“Da espontânea manifestação brutal dos sentidos menos elevados a alma transita para gloriosa iniciação. Desejo, posse, simpatia, carinho, devotamento, renúncia, sacrifício constituem aspectos dessa jornada sublimadora.” 
“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier — CAP.11

 Esta gradação de valores da afeição caberá a cada Espírito conquistar gradualmente, nas reencarnações sucessivas, com o esforço individual no amor, no trabalho e na educação, em direção à LUZ DIVINA. O período de permanência de uma fase para outra superior é diferente para cada Espírito, pois o aproveitamento espiritual fica por conta do livre-arbítrio de cada um. Podem-se passar muitos séculos numa fase, sem avançar quase nada em valores do Espírito.
 André Luiz anota o tempo de transparência dessas fases:
“Por vezes, a criatura demora-se anos, séculos, existências diversas de uma estação a outra.” 
“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier — CAP.11

Walter Barcelos " Sexo e Evolução"

Nenhum comentário:

Postar um comentário