terça-feira, 25 de agosto de 2020

Cotidiano - Presunção

 

Olá, 

 Algumas pessoas passam um tempo enorme examinando a impressão que causam seu comportamento, trabalho e palavras, e avaliando, sempre ansiosas, como o seu desempenho afetará os ouvintes ou companheiros de ideal. Ninguém está excluído do processo de aprender e crescer espiritualmente, pois a Vida Primorosa conduz cada alma de acordo com suas necessidades e exigências interiores.
 O homem aprende, reaprende ou desaprende infinitamente. Quem quiser instruir-se, instruir-se-á. A aprendizagem ocorrerá através do meio mais adequado, conforme sua realidade pessoal e no momento apropriado, considerando sempre a receptividade e disposição íntima de cada um para captar a experiência. 
O sono físico tem diversos graus de profundidade; de forma parecida também acontece com o sono espiritual. O grau de importância ou interesse que se dá às coisas corresponde ao nível de lucidez ou despertamento da criatura. O que lhe chama atenção ou o que o atrai são suas aspirações interiores.
 De nada adianta abarrotar exaustivamente sua mente com episódios e narrativas, sem levar em conta sua intimidade evolutiva. As coisas acontecem entre você e seu público, se assim poderíamos dizer.
 Há certos semblantes num auditório que sobressaem e certas almas que se destacam pela sua vibração. Elas o tocam e você as toca; houve entre vocês perfeita sintonia. 
A alma é o reflexo da Vida Mais Alta, e o olhar o reflexo da própria alma. Se você conseguir que apenas uma criatura assimile a mensagem cristã e desperte para o bem, isso já será suficiente e gratificante para que possa continuar com tudo aquilo que está realizando e desenvolvendo.
 Há homens presunçosos que se acreditam geniais; a vaidade é uma paixão muito exigente. Não se deve esperar, em hipótese alguma, admiração ou reconhecimento pelos feitos pessoais ou realizações coletivas. Você pode, sim, se considerar um educador, mas deve averiguar o sentido desse vocábulo. Derivado do latim, educare significa auxiliar, conduzir, possibilitar. É isso que o professor faz no processo de desenvolvimento das faculdades intelectuais e morais de seus discípulos, incentivando-os a cultivá-las e aprimorá-las, sem a presunção, no entanto, de que terá sido ele o realizador efetivo da aprendizagem. 
 Não são os sucessos e os resultados exteriores, nem a aceitabilidade social e religiosa que deve sensibilizá-lo, mas o aspecto interior de seus atos e ações. Lembre-se de que aprovação também é uma forma de julgamento. Quando se aprova alguém, se faz dele um julgamento positivo e, a partir desse momento, ele passa a não ter mais descanso, buscando sempre um empenho maior e uma atuação impecável. A mesma flor que hoje você recolheu do jardim lhe sorri exuberante; amanhã, porém, estará sem viço e expirando. Tomemos cuidado com as aprovações; elas podem ser retiradas a qualquer momento.
 É preciso que você considere o que quer realmente: que os outros se sintam bem e cresçam verdadeiramente, ou publicidade que o enquadre no rol de pessoas espiritualmente maravilhosas. Os que têm grande pressa de ser entendidos são, na verdade, aqueles que ainda não perceberam o valor do seu próprio trabalho, e anseiam realizarse contando com o afã de que todos os compreendam completamente. 
Não deseje ser um centro das atenções, mas dê atenção àenergia divina, que lhe dá força e segurança. O egocentrismo dispersa sua vitalidade e o afasta da realização de sua jornada interior. As verômcas crescem com naturalidade nas margens dos lagos e rios. Entrelaçam-se entre as cercas feitas de arbustos ou de estacas de madeira e cobrem na primavera as campinas verdejantes com suas flores azulreluzentes. 
Para florescer, elas jamais esperam a presença de alguém por perto para admirá-las ou apreciá-las. Cumprem seu destino na Terra, fazendo espontaneamente o que devem fazer. Na sua existência faça aquilo que há de melhor em você e entregue o produto de seu trabalho nas mãos dAquele que sabe o que fazer com esse resultado. 

Lourdes Catherine/Francisco do E.S.Neto      " Conviver e melhorar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário