Olá,
O adolescente possui um imenso potencial criativo embotado, não
explorado pela educação.
Este é um dos caminhos mais ricos da
prevenção.
Para Moreno (criador do Psicodrama), o caminho e a
salvação da escola estão no treino da espontaneidade, cuja resposta é a
criatividade.
Acreditamos que a escola é um espaço para desenvolver atividades
educativas, visando qualidade de vida e
educação para a saúde.
Portanto, ela tem a responsabilidade da prevenção primária e
secundária.
A educação não engloba apenas transmissão de conhecimentos, é
muito mais que informar, educar é formar, é estar atento à parte afetiva
e social da criança e do jovem.
Todos os profissionais da escola devem estar voltados para a busca
de um indivíduo e de uma sociedade com saúde.
Nada adianta falar do
produto, sem tocar na questão fundamental da motivação, das atitudes e
hábitos dos indivíduos.
Um programa de prevenção deve começar com a identificação precisa
da população-alvo, isto é, quais as suas necessidades, valores,
ideologias, questões políticas, econômicas, qual a incidência e
prevalência do uso indevido de drogas, entre outros dados.
Feito o diagnóstico da situação e identificadas as características da
população-alvo, resta definir os objetivos do programa, para, em seguida,
estabelecer as estratégias utilizadas, permanecendo presente em todas
as etapas a avaliação.
A avaliação durante o processo permite selecionar
as estratégias mais efetivas e descartar as ineficazes, modificando o
programa em andamento.
A escola que se propuser a prevenir drogas, deve fazê-lo dentro de
um contexto mais amplo da sociedade, como a poluição, violência,
solidão, vida competitiva, saúde, alimentação, medicina preventiva, e
outros.
Deve elaborar um projeto, contextualizando a droga na
sociedade, a sexualidade e temas atuais, criando "Centros de
Interesses", que envolvam professores, diretores, especialistas e alunos.
No trabalho com pequenos grupos, procurar-se-á usar métodos ativos
para desenvolver a consciência crítica, reduzir preconceitos, discutir os
valores e motivações individuais e alertar sobre os riscos da dependência
e aspectos da tolerância e da automedicação.
Procurar desenvolver o senso crítico e motivar os alunos a tomarem
decisões e a serem responsáveis é também tarefa da escola. Como
também, é seu papel atingir as famílias, pois estas se encontram
despreparadas para lidar com droga, ou minimizam ou maximizam o
problema.
A família precisa perceber que a prevenção se inicia na mais tenra
idade, de modo que esclarecimentos sobre droga devem fazer parte da
comunicação habitual (da mesma forma que se conversa sobre qualquer
outro tema), sempre tendo como base a convivência afetiva.
Prevenção na escola significa estar atento ao jovem, abrir um canal
de comunicação, valorizá-lo como ser humano, procurando um espaço
para que ele também aprenda a se valorizar e saiba se fortalecer para
não ser presa fácil de modismos.
Continua na próxima postagem.
Livro:
A PREVENÇÃO DE DROGAS
À LUZ DA CIÊNCIA E DA DOUTRINA ESPÍRITA
REFLEXÕES PARA JOVENS E EDUCADORES
Rosa Maria Silvestre Santos
Pedagoga, psicopedagoga, psicodramatista, consultora de prevenção às drogas, co-dirigente do curso "Escolinha" de Pais.
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Tema atualíssimo e de fundamental importância. Parabéns pelo texto! Contribuiu para a elaboração de algumas idéias em nossa campanha "Sou feliz de cara limpa". bjs
ResponderExcluirAndré M. Serpa