segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ADOLESCÊNCIA - ALAM FEMININA

Olá,

4.3 — Característicos sexuais em maior grau

Ninguém evolui nos dois sexos simultaneamente, em proporções iguais, pois desse modo o Espírito não se definiria na feminilidade ou na masculinidade.
 Uma das características deve sobressair à outra em experiência e conquista para dar ao Espírito a condição interior de homem ou de mulher, por  um determinado



trecho da evolução, antes de alcançar a posição de Espírito puro, onde haverá naturalmente a perda das características sexuais, pois as qualidades de ambos os sexos se encontrarão no maior grau de aperfeiçoamento e sublimação e se fundirão numa só luz divina.

4.4 — O Espírito feminino

A mulher de hoje é o mesmo Espírito de mulher do mundo primitivo, da época dos homens das cavernas e que nestes numerosos milênios foi acumulando as qualidades da inteligência e do sentimento, tendo como base de edificação da sua individualidade as funções específicas realizadas principalmente no lar, junto ao marido e aos filhos.
O Espírito feminino também se reencarnou em corpos de homem, adquirindo caracteres masculinos, mas em proporções bem menores.
 O corpo físico, por si, não dá qualidades para Espírito nenhum, pois este somente define funções e possibilidades de trabalho. Um Espírito que se reencarnou em corpo de mulher não vai manifestar as virtudes femininas, se não trouxer consigo essas virtudes como conquista de vidas passadas.
 O Espírito feminino, muito mais do que o Espírito masculino, foi adquirindo, através de suas atividades específicas na maternidade, nos trabalhos do reino doméstico, nos serviços e no amor ao marido, aos filhos e à família e nas profissões próprias, na sucessividade dos milênios, as qualidades preciosas: o SENTIMENTO, a HUMILDADE, a DELICADEZA, a TERNURA, a INTUIÇÃO e o AMOR.  Estes valores estão em maior frequência na mulher e caracterizam profundamente o sexo feminino.
 As belas qualidades do Espírito feminino no exercício da maternidade, fizeram surgir a imensa falange das “grandes mães” ou “grandes corações”, que é fruto de muitos trabalhos, amor e renúncia, no cumprimento correto de seus sagrados deveres, em milênios.
 André Luiz esclarece: “Maternidade é sagrado serviço espiritual em que a alma se demora séculos, na maioria das vezes aperfeiçoando qualidades do sentimento.” (“Entre a Terra e o Céu” — André Luiz / F. C. Xavier – FEB – 15ª Edição, 1993 - CAPÍTULO28)
Todo Espírito é feminino, quando as potencialidades do sentimento são muito mais ativadas e desenvolvidas do que propriamente os mecanismos do cérebro. Esclarecem os Espíritos da Codificação: “(...) ocupe-se do exterior o homem e do interior a mulher, cada um de acordo com a sua aptidão”. (“O Livro dos Espíritos” — Allan Kardec — FEB — 74ª Edição, 1994 -
QUESTÃO822-a)

 4.5 — O Espírito feminino avançou mais no campo do sentimento

 Analisemos o que Jesus elucidou ao apóstolo Pedro, quando falou sobre a evolução do Espírito feminino. O Espírito Irmão 10º reporta: “Precisamos considerar, todavia, que a mulher recebeu a sagrada missão da vida. Tendo avançado mais do que o seu companheiro na estrada do sentimento, está, por isso, mais perto de Deus que, muitas vezes, lhe toma o coração por instrumento de suas mensagens,  cheias de sabedoria e de misericórdia.” (. ”Boa Nova” — Irmão 10º / F. C. Xavier — FEB — 19ª Edição, 1992 - LIÇÃ31.22)
Reconheçamos que o Senhor não estava dizendo que o corpo da mulher é que conquistou o sentimento, mas, sim, o Espírito feminino. Como exemplo de Espíritos que se encontram em grande evolução espiritual e ainda conservam as características de sua feminilidade, vamos destacar:
 ALCÍONE, que vindo de um mundo superior do sistema de Sírius, ainda continuava manifestando a sua feminilidade com grandeza espiritual, personagem principal do livro “Renúncia”, de Emmanuel; LÍVIA, esposa do Senador Públio Lêntulus, personagem do livro “Há Dois Mil Anos”, de Emmanuel, era um Espírito que não pertencia mais ao planeta Terra e conservava todas as belíssimas qualidades de feminilidade; e, por último, temos o iluminadíssimo Espírito de
MARIA — Mãe de Jesus, que, apesar de sua enorme evolução, irradiava sua feminilidade com a maior pureza espiritual. Quando estudamos sexo nos Espíritos, temos que analisar muito mais a personalidade, o caráter e o sentimento. Se Jesus disse que a mulher está mais perto de Deus, é porque é do sentimento que nascem o amor e a humildade, e com maior facilidade o Espírito feminino adquiriu preciosos valores do coração para se elevar aos planos iluminados da Vida Superior.
O sábio Espírito Emmanuel nos faz uma distinção entre razão e sentimento: “A razão calcula, cataloga, compara, analisa. O sentimento cria, edifica, alimenta, ilumina. (...) A razão é o caminho humano.
 O SENTIMENTO É A LUZ DIVINA.” (“Coletânea do Além” — Espíritos Diversos / F. C. Xavier — Editora: FEESP  — 1ª Edição, 1981 – LIÇÃO111)

 SEXO E EVOLUÇÃO       WALTER BARCELLOS

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário