quinta-feira, 24 de outubro de 2013

EVANGELHO - JESUS É SENHOR DO SÁBADO

Olá,

MATEUS CAP. 12 

 1 Naquele tempo, num dia de sábado, saiu Jesus caminhando ao longo das searas; e seus discípulos, que tinham fome, começaram a colher espigas e a comer delas. 2 E vendo isto, os fariseus lhe disseram: Eis aí estão os teus discípulos fazendo o que não é permitido fazer nos sábados. 3 Porém ele lhes disse: Não tendes 



lido o que fez David, quando ele teve fome e os que com ele estavam? 4 Como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição, os quais não era licito comer nem a ele nem aos que com ele estavam, mas unicamente aos sacerdotes? 5 Ou não tendes lido na lei, que os sacerdotes nos sábados no templo quebrantam o sábado e ficam sem pecado? 6 Pois digo-vos que aqui está o que é maior do que o templo. 7 E se vós soubésseis o que é: Misericórdia quero e não sacrifício, jamais condenaríeis os inocentes. 8 Porque o Filho do homem é senhor até do sábado mesmo.

As religiões dogmáticas prendem seus adeptos a rígidas práticas exteriores e colocam o culto a Deus na observância exclusiva de fórmulas vãs, sem cogitarem de melhorar o íntimo de seus fiéis. Jesus veio ensinar a humanidade a adorar o Pai Celestial em espírito e verdade.
Jesus desprezava o ritual das religiões organizadas e, com frequência, faz exatamente o contrário do que elas mandam, a fim de demonstrar ao povo que práticas exteriores e fórmulas de adoração de nada valem diante de Deus.
Esta lição é bem sugestiva. É um brado de revolta do bondoso coração de Jesus contra a hipocrisia dos sacerdotes. Por que podem os sacerdotes fazer certas coisas que proíbem aos fiéis? Pois, não deveriam os sacerdotes ser os primeiros a darem o bom exemplo para a edificação do povo?
Então o rigorismo de Deus deixa-os de lado, a eles que são esclarecidos e por isso mais facilmente poderiam obedecer aos preceitos divinos, e vai castigar os inocentes, isto é, aqueles que deixaram de observar fórmulas exteriores?
O pensamento de Jesus ao dizer: misericórdia quero e não sacrifício, é este:
 — Abaixo templos e religiões organizadas para a exploração do povo.
 Abaixo o sacerdócio hipócrita que vive do altar e se julga livre de obrigações  para com Deus e para com o próximo.
Abaixo fórmulas vãs, práticas exteriores, e dogmas absurdos.
 Substituamos toda essa inutilidade que atravanca o mundo e enegrece as consciências, pela misericórdia, pela fraternidade, pelo perdão, pelo Amor que deve unir todos os filhos de Deus.

 O EVANGELHO DOS HUMILDES         ELISEU RIGONATTI

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário