terça-feira, 24 de setembro de 2019

Analisar - As Leis Universais

Olá,

 A ordem e a majestade do Universo não se revelam somente no movimento dos astros, na marcha dos mundos; elas se revelam também de uma maneira imponente na evolução e no desenvolvimento da vida na superfície desses mundos.
Hoje, pode-se estabelecer que a vida se desenvolve, se transforma e se afina segundo um plano preconcebido; ela se aperfeiçoa à medida que percorre sua estrada imensa.
 Começa- se a compreender que tudo é regulado em vista de um objetivo, e esse objetivo é a progressão do ser; é o crescimento contínuo e a realização nele, de formas sempre mais perfeitas de beleza, de sabedoria, de moralidade.

Pode-se observar em torno de nós essa lei majestosa do progresso através de todo o lento trabalho da Natureza: desde as formas mais inferiores, desde os infinitamente pequenos, os infusórios flutuando nas águas, elevando-se de degrau em degrau na escala das espécies, até ao homem.
O instinto torna- se sensibilidade, inteligência, consciência, razão.
Também sabemos que essa ascensão não se detém aí. Graças aos ensinamentos do Além, aprendemos que ela prossegue através dos mundos invisíveis, sob formas cada vez mais sutis; ela prossegue de potências em potências, de glórias em glórias até ao infinito, até Deus.
 E essa ascensão grandiosa da vida só se explica através da existência de uma vontade, de uma causa inteligente, de uma energia incessante, que penetra, envolve toda a Natureza; é ela que regula e estimula essa evolução colossal da vida através do Bem, do Belo, do Perfeito!
 Acontece o mesmo no domínio moral. Nossas existências se sucedem e se desdobram através dos séculos. Os acontecimentos prosseguem sem que vejamos o laço que os religa.
Mas a justiça imanente plana sobre todas as coisas. Fixa nossa sorte segundo uma lei, segundo um princípio infalível.
Pensamentos, palavras, ações, tudo se encadeia, tudo está religado através de uma série de causas e de efeitos que é como a trama de nossos destinos.
 Insistamos nesse ponto: é graças à revelação dos espíritos que a Lei de justiça nos apareceu com esse caráter imponente, com suas vastas consequências e o encadeamento prodigioso das coisas que ela domina e rege.

Leo Denis                       " O Grande Enigma"

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário