segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Cotidiano - Solidariedade; Comunhão Universal III

Olá,

 A alma humana não pode, realmente, progredir senão na vida coletiva, trabalhando em proveito de todos.Uma das consequências dessa solidariedade que nos liga, é que a visão dos sofrimentos de uns perturba e altera a serenidade dos outros.
Nas almas evoluídas, o sentimento da solidariedade torna-se bastante intenso para se transformar em comunhão perpétua com todos os seres e com Deus. A alma pura comunga com a Natureza inteira; ela se embriaga com os esplendores da obra infinita.
Tudo: os astros do céu, as flores do prado, a canção do riacho, a variedade das paisagens terrestres, os horizontes longínquos do mar, a serenidade dos
Espaços, tudo lhe fala uma linguagem harmoniosa. Em todas essas coisas visíveis, a alma atenta descobre uma manifestação do pensamento invisível que anima o Cosmo. Este reveste para ela um aspecto surpreendente. Torna-se o teatro da vida e da comunhão universais, comunhão dos seres uns com os outros e de todos os seres com Deus, seu Pai. Não há distância para as almas que se simpatizam. Assim como os mundos trocam suas irradiações através das profundezas estreladas, as almas que se amam se comunicam em conjunto através do pensamento.
O Universo é animado por uma vida poderosa; vibra como uma harpa sob a ação divina.
As irradiações do pensamento o percorrem em todos os sentidos; transmitem as mensagens do espírito ao espírito através da vasta imensidão. Esse Universo que Deus povoou com inteligências, a fim de que elas o conheçam, o amem e cumpram a sua lei, ele o preenche com sua presença, ilumina-o com sua luz e o aquece com o seu amor.
A prece é a expressão mais elevada dessa comunhão das almas. É a obra da meditação que, no recolhimento e no silêncio, eleva a alma até essas alturas celestes onde ela se acresce de forças, impregna-se das irradiações da luz e do amor divinos. Mas quão poucos sabem orar!
As religiões nos fizeram desaprender a prece, transformando-a em exercício ocioso, às vezes, ridículo. Todas as nossas ansiedades e as nossas incertezas cessarão quando tivermos compreendido que a vida é uma comunhão universal, e que Deus e todos os seus filhos vivem essa vida em conjunto.
 A prece, é verdade, nada pode modificar nas leis imutáveis, ela não poderia, de forma alguma, modificar nossos destinos; seu papel é o de nos proporcionar socorros e luzes que nos tornem mais fácil a execução de nossa tarefa terrestre.
A prece fervorosa escancara as portas da alma e, através dessas aberturas, os raios de força, as irradiações do foco eterno penetram em nós e nos vivificam
Trabalhar com um sentimento elevado, perseguindo um objetivo útil e generoso, ainda é orar.
O trabalho é a prece ativa desses milhões de homens que lutam e penam na Terra, em proveito da Humanidade. É ela, essa união estreita de nossas vontades com a Vontade Suprema, que devem se esforçar para realizar todos aqueles que, vendo a espécie humana deslizar nas vertentes da decadência moral, procuram os meios de deter sua queda.
 Não há ascensão possível, não há arrastamento para o bem se, de tempos em tempos, o homem não se voltar para o seu Criador e seu Pai, para expor-lhe suas fraquezas, suas incertezas, suas misérias, para pedir-lhe os socorros espirituais indispensáveisà sua elevação.
Ó meu Deus! Ó meu Pai! fonte de toda a sabedoria e de todo o amor, espírito supremo cujo nome é Luz, ofereço-te minhas louvações e minhas aspirações! Que elas subam a ti como perfume de flores, como os odores inebriantes dos bosques sobem para o céu. Ajuda-me a avançar no caminho sagrado do conhecimento, para uma compreensão mais elevada de tuas leis a fim de que se desenvolva em mim, mais simpatia, mais amor pela família humana. Pois sei que através do meu aperfeiçoamento moral, através da realização, da aplicação ativa em torno de mim e em proveito de todos, da caridade e da bondade, aproximar-me-ei de ti e merecerei conhecer-te melhor, comunicar-me mais intimamente contigo na grande harmonia dos seres e das coisas. Ajuda-me a libertar-me da vida material, a compreender, a sentir o que é a vida superior, a vida infinita. Dissipa a escuridão que me envolve; deposita em minha alma uma centelha desse fogo divino que reaquece e abrasa os espíritos das esferas celestes. Que tua luz suave e, com ela, os sentimentos de concórdia e de paz se espalhem sobre todos os seres!

Leon Denis             " O grande Enigma "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário