Olá,
Mas passemos à interpretação do texto no campo iniciático.
Ainda uma vez encontramos preciosas lições de como deve preparar-se aquele que pretende ingressar
na "Assembléia do Caminho", essa criação sublime de Mestre e Hierofante Divino, que veio pessoalmente
instruir-nos.
Vejamos as condições requeridas:
1 - Compreensão absoluta do desligamento total de tudo o que é terreno, como seu corpo, suas sensa-
ções, suas emoções, seu intelectualismo humano, com todos os seus agregados "animais", que a ele se
colaram durante o percurso evolutivo pelos reinos inferiores: preguiça, sensualismo, paixões, vaidade e
orgulho; de tão arraigados, com ele mesmo confundidos, são considerados "parentes consanguíneos:
pai, mãe, esposa, filhos, irmãos, irmãs. Tudo o que constitui matéria, duplo etérico (sangue) e astral
deve ser abandonado e como que "odiado", voltando-se o candidato na direção oposta: o "Espírito
Puro". Como, de modo geral, o ambiente familiar é contrário a qualquer elevação espiritual do iniciado
(e Jesus tinha experiência pessoal disso, cfr. Marc. 3:21 e 33-35), o candidato deve estar convicto de
que, também, seu progresso espiritual está desligado de qualquer laço familiar, se for indispensável
cortar os afetos (emoções) para dedicar-se integralmente ao Espírito. Muito mais fortes são as ligações
espirituais, que as consanguíneas. A fraternidade espiritual é REAL E ETERNA, já que somos filhos
do mesmo PAI ETERNO; ao passo que o parentesco sanguíneo é passageiro, de uma só encarnação,
podendo, na seguinte, ser realizado em outro grupo, em outra terra, em outra raça.
2 - Entretanto, não são apenas os apegos externos que precisam ser cortados, mas até o do próprio eu
pequeno, da personagem terrena transitória - o filho único tão querido - a própria "alma", com suas
idiossincrasias, seus gostos, suas características temperamentais. Esse é o maior apego nosso. E não
basta convencer-se disso, mas é preciso realizar (ou seja, páthein) experimentar, "sofrer" destaque
total e passar a viver no Eu verdadeiro. Só realizando esses dois desligamentos é que o candidato poderá
tornar-se discípulo. E aqui mais uma vez comprovamos o emprego da terminologia técnica das
escolas iniciáticas:
discípulo o que põe o pé na senda para iniciar a caminhada. Só após perlustrar o
discipulado em seus graus primeiros (discípulo em provação e discípulo aceito) é que pode pretender
o ingresso na iniciação. E dificilmente se obtém isso numa só existência terrena. Os próprios "Mestres
de Sabedoria" continuam até hoje a denominar-se a Si mesmos. "Discípulos".
Daí não acreditarmos
em quem se chama a si próprio de "iniciado": quem o diz, não o é; porque quem verdadeiramente é
iniciado, não o diz.
3 - A terceira condição para ser discípulo-aceito, é receber com alegria o peso da própria cruz, que
tem vários aspectos. Inicialmente, é a própria encarnação, quando a criatura se torna consciente de
que se acha "pregado" na cruz de carne, limitado em suas possibilidades, grudado ao chão de matéria.
Mas, além desse peso, outros podem superpor-se: pobreza, falta de meios e de ambiente, aderentes
incompreensivos, exploradores e abusadores, dores e sofrimentos, deficiências físicas humilhações
e desprezos, perseguições e até morte. E, não obstante tudo isso, continuar firme o trajeto, sem abater-
se nem desanimar.
4 - O passo seguinte é o de palmilhar a estrada que o Mestre exemplificou, com Sua humildade, Seu
espírito de sacrifício, Sua dedicação integral ao serviço à humanidade, Sua união com o Pai, Seu
amor sem condições a todos. "Vem atrás de mim" ou "segui-Lo", quando são frases proferidas pelo
Cristo, significa realmente unir-se a Ele, buscá-lo por todos os meios, "mendigar o Espírito" com lágrimas,
procurando "ajustar-se" com a sintonia crística, até unificação final.
5 - Para ingressar no discipulado, faz-se ainda mister capacidade cultural, a fim de bem compreender
os ensaios, sem limitações nem distorções. Muitos há que desejam ardentemente ingressar como discípulos-
aceitos ou, até mesmo, atingir a iniciação. Inegavelmente, são, muitas vezes pessoas ardorosas
de amor e ansiosas de perfeição. Mas não possuem as condições essenciais para isso, não têm
conhecimento. Para iniciação são essenciais três condições pessoais: amor, amadurecimento e sabedoria
(cfr. vol. 5)
"Jesus crescia em sabedoria, amadurecimento e amor" (Luc. 2:5; vol. 1). Então, os
que não conquistarem o conhecimento, e ainda precisarem dedicar-se ao estudo, não são cortados do
espiritualismo: podem seguir a via devocional ou a via mística. Mas não a senda iniciática. A via devocional
e a mística são linhas evolutivas pessoais, ao passo que a senda iniciática é grupal, e prepara
a criatura para o magistério sacerdotal.
Ora, sem cultura e conhecimento, como se poderá ensinar?
Há enorme perigo não apenas de desviar-se, mas, pior ainda, de afastar do rumo certo aqueles
que neles confiam. Daí serem tão rigorosas as escolas que preparam discípulos para a iniciação na
admissão de candidatos. Jesus, em diversas ocasiões - como esta agora - alerta quanto às condições
indispensáveis para ingressar no discipulado: examine-se se tem capacidade intelectual desenvolvida,
para que não inicie uma obra e se veja obrigado a parar na metade do caminho.
6 - Outro requisito para entrar na Escola é saber se conseguiu vitória, ou se está capacitado para
obtê-la, contra os inimigos internos e externos. Em outras palavras, se seus instintos inferiores animais
não estão mais fortes que sua capacidade de luta.
O "rei" (o Espírito) precisa calcular suas forças,
a fim de ver se são superiores às do "outro rei" (a personagem). Se forem inferiores as forças do
Espírito, este "pede as condições de paz". Isto é (por exemplo) se a sensualidade predominar e o Espírito
não tiver condições de sublimá-la, obedeça à força de sua personagem e se dedique à família, sem
pensar em desapegar-se; se a violência do temperamento não pode ser dominada, afaste-se da senda
nessa vida, e volte quando puder contar com o domínio de suas energias exuberantes. E assim por
diante. Então, calcule bem suas possibilidades de luta e de vitória, antes de lançar-se ao combate, a
fim de não arriscar-se a derrotas espetaculares que, além de descoroçoá-lo, podem trazer sérios prejuízos
à instituição a que se filia. Daí o rigor que os instrutores manifestam, antes de receber alguém,
e o longo período probacional a que são submetidos: comprovar que superaram todos os vícios.
Aqueles que ingressam na senda por sua alta recreação, de modo geral caem fragorosamente, quer
desviando-se para a magia negra, quer aniquilando-se até na parte humana: corrúptio óptimi, péssima,
ou seja, a corrupção do melhor, é a pior.
7 - Finalmente é mister destacar-se de todos os bens materiais, de todas as "posses" para que não seja
por elas "possuído". Deverá ser capaz de dar tudo, e passar o resto da existência a mendigar seu sustento.
Ainda que isso não lhe seja exigido, no entanto deve ser capaz de fazê-lo sem sofrimento moral.
Portanto, desapego total ...
Essas são as regras para todas as épocas e regiões do globo, sem exceção. Como vemos, encontramos
no ensino crístico a orientação completa e integral. A única necessidade é saber interpretar Suas palavras
de sabedoria, e não apenas fixar-se na letra fria e morta.
" SABEDORIA DO EVANGELHO" Carlos Torres Pastorino
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