Olá,
Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Uma das mais sublimes funções do Evangelho do Senhor — e do
Espiritismo — é a de preparar o homem para que saiba viver com dignidade
em quaisquer circunstâncias.
Do Evangelho, do seu tempo até hoje; e do Espiritismo na atualidade, como
restaurador dos postulados do Cristianismo.
Na riqueza, ou na pobreza, encontrará o ser humano, nas lições de Jesus e
nos ensinos da Codificação, que harmoniosamente se identificam e se
completam, os meios de viver, lutar e vencer com ombridade.
Jesus não preconizou a miséria por condição indispensável à vida do
homem, do mesmo modo que não indicou a fortuna por meio ideal, exclusivo,
de o homem transitar, com êxito, pelos caminhos do mundo.
A missão do Evangelho foi e é a de preparar a Humanidade para que ela
possa viver dignamente, quer na carência, quer na prosperidade.
O que nos tem faltado, em nossas consecutivas experiências, é o fator
“preparação”.
Não sabemos comportar-nos, cristãmente, numa ou noutra situação: na
riqueza ou na pobreza.
Quando os ventos conduzem o barco de nossa vida aos portos
engalanados da fortuna, tornamo-nos egoístas e, por vezes, cruelmente
impiedosos ante o sofrimento que se desdobra, ante nós, como se fora
sugestão divina, suave e doce convite para que ajudemos aos mais necessitados.
Mas a riqueza, quase sempre, oblitera os Sentimentos do homem.
Sufoca-lhe os germens da solidariedade.
Insensibiliza-o de tal modo que, enquanto a Bondade vai fugindo,
sutilmente, humilhada, por uma das janelas do nosso coração, por uma de
suas espaçosas e largas portas vai entrando o Egoísmo, via de regra acompanhado
do seu dedicado pajem, do seu vigilante companheiro: o Orgulho.
E não é só: mais atrás, espreitando, outra comparsa:
a Prepotência.
Quando o frio da adversidade, por sua vez, nos bate à porta, levando-nos
às estações da pobreza, da dificuldade, caímos na paisagem da
inconformação.
Confiamo-nos, de imediato, à rebeldia.
Entrega-mo-nos, levianamente, à revolta.
Substituímos a prece humilde — de ontem, pela blasfêmia irreverente,
desrespeitosa.
Recusamos, assim, lamentavelmente, uma experiência que, muita vez,
poderia representar a manifestação da Vontade do Senhor, que nos dá
segundo o que necessitamos, e não segundo o que almeja a nossa
consciência.
O que nos falta, portanto, é preparação evangélica.
É Cristianismo em nosso coração e em nossa inteligência, para que saibamos viver na opulência
— sem esquecer os deveres de solidariedade; e na pobreza —sem olvidarmos
a obediência a Deus e o aspecto, essencialmente educativo, altamente
educativo, de semelhante prova.
A pobreza, tanto quanto a riqueza, como expressivos e complexos
fenômenos sociológico-espirituais de um mundo desajustado — de um mundo
que demonstra ainda não conhecer a Deus —, nada valem em si mesmas,
intrinsecamente.
A forma por que nos conduzimos, numa ou noutra experiência, é que falará
por nós — acusando-nos ou defendendo-nos — no tocante à destinação
espiritual.
O rico generoso, o rico que não repudiou o seu próximo, receberá da Lei,
mais cedo ou mais tarde, o que a Lei reserva, igualmente, para o pobre de
coração compassivo, de alma misericordiosa
.
O afortunado cruel, explorador da necessidade alheia, o rico que se
encastelou no trono do egoísmo avassalante, receberá da Lei, em qualquer
tempo, o que a Lei reserva para o pobre revoltado, insubmisso e blasfemo.
A Lei é impessoal.
A Lei está na consciência humana e nela estabelece o seu augusto e
solene tribunal.
O problema, como podemos ver, é de preparação —exclusivamente de
preparação.
Em síntese: de adaptação à LEI DO AMOR, ensinada e vivida por Jesus, e
que a interpretação espírita, amena, suave e lógica, veio colocar ao alcance do
homem.
Não para que o homem a tenha por moldura, por ornamento exterior, mas
para que o homem a utilize, a desfrute, através da união com Deus, do
encontro pessoal com Jesus.
Nem o Evangelho preconiza a mendicância, nem o Espiritismo lhe apóia a
existência.
Jesus e Kardec, em todos os seus ensinamentos, preconizam um mundo
de trabalho e dignidade.
De solidariedade e amor.
Do mais forte ajudando o mais fraco.
Do mais rico colaborando a favor do mais pobre.
Um mundo de moralidade e respeito.
De ordem e progresso.
O Cristianismo e o Espiritismo preconizam uma sociedade em que os
pobres saibam e possam conquistar, honestamente, o pão de cada dia, tanto
quanto o rico saiba e queira transformar os seus patrimônios, de que, em última
análise, é apenas administrador, em oportunidade de trabalho e prosperidade
para todos.
É tão infeliz o pobre que se revolta, diante da dificuldade, quanto o rico que
se compraz, simplesmente, na satisfação do seu exclusivo interesse.
A um e outro reservará a Lei a inevitável consequência: o retorno a novas
experiências, para que novas experiências lhes abram, a pobres e ricos
desajustados, o entendimento ante a Vontade e os Desígnios do Administrador
Universal: — DEUS.
É tão feliz o rico que dá com alegria, e faz, da sua fortuna, um instrumento
de prosperidade e justiça, visando ao progresso e ao engrandecimento da coletividade onde a Divina Bondade o situou, quanto o pobre que, na
simplicidade de sua vida, no anonimato de suas lutas, compreende e aceita as
circunstâncias, por mais penosas e difíceis, que a Paternal Sabedoria lhe
reservou.
Quem faz a felicidade do homem é o próprio homem.
Ou melhor, o homem através da compreensão do Poder Divino — desse
Poder que o criou, o vem amparando e o vai conduzindo no rumo da perfeição.
A felicidade não vem de fora para dentro, da periferia para o centro.
A tempestade pode estar rugindo, implacável, lá fora, mas o mundo interior
de cada indivíduo pode estar sereno e plácido, como plácida e serena é a
superfície de um lago.
Todavia, enquanto zéfiros brancos podem estar entoando, lá fora, a
sinfonia da paz, a canção do sossego, dentro do homem podem estar em
erupção os vulcões da inveja e do ciúme, da ambição e do ódio, da revolta e do
desespero.
O problema, portanto, é de preparação para a luta, segundo os padrões do
Evangelho, que a Doutrina Espírita veio estruturar na consciência humana.
Compreender, compreender, compreender — eis a imperiosa, indisfarçável
necessidade do ser.
Compreensão, contudo, que resulte menos da cultura vaidosa que,
edificada no materialismo e sem o lastro evangélico, tende a agravar as
soluções; mas, compreensão que decorra do conhecimento espiritual, com
base na ética do Cristianismo, que o Espiritismo veio revitalizar — anemizado
que estava pela incúria dos homens.
Se o homem deseja, efetivamente, ser feliz, deve, sem embargo do seu
trabalho, da sua luta, do seu empenho na sustentação de si mesmo e da sua
família, guardar fidelidade à própria consciência.
Utilizar, com nobreza e confiança, a oportunidade que o Pai lhe confiou: —
na riqueza ou na pobreza.
Na riqueza, tornando-se generoso e bom, dinâmico e progressista.
E dizer: “Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.”
Na pobreza, tornando-se honesto e digno, correto e sincero na execução de
seus deveres.
E dizer: “Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.”
Martins Peralva Estudando o Evangelho
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