Olá,
23 —11 —1944
“(...) O que me dizes, reverentemente à atitude de certos confrades que descambam
para o terreno das provocações declaradas, é a cópia do que sinto também. É muito
triste vermos companheiros, com tantas expressões de cultura evangélica, arvorarem-se
em lutadores e combatentes sem educação.
Logo que houve o agravo da sentença (caso
H. Campos), observando a agressividade de muitos, escrevi mais de cinquenta cartas
privadas e confidenciais aos amigos da doutrina, com responsabilidade na imprensa
espiritista, rogando a eles me ajudarem, por amor de Jesus, com o silêncio e a prece e
não com defesas precipitadas e, confesso-te, que algumas dessas cartas foram escritas
com lágrimas por mim, tal a desorientação de certos amigos que facilmente se
transformam em provocadores e ironistas, esquecendo os mais comezinhos devores
cristãos.(...)”
O que nos impressiona neste texto é, sobretudo, a sua atualidade.
Chico Xavier escreve-o sob o guante de sofrimento advindo das perseguições. Mas
não especialmente das perseguições que lhe moviam os familiares de Humberto de Campos. Ele não padecia tanto
pelo ataque que lhe vinha da fora, do exterior, mas, sim, pelas agressões de dentro do
nosso próprio meio a irmãos que o não compreendiam.
Tanto ele quanto Wantuil de Freitas estavam entristecidos por constatarem que
muitos companheiros, com expressiva cultura evangélica, se transformaram em
verdadeiros combatentes até sem educação. Diante de tanta agressividade, diante de
tantos confrades que tomaram iniciativa precipitada de defendê-lo, Chico escreve mais
de cinquenta cartas confidenciais a amigos com tarefas na imprensa espírita, rogando-lhes
em nome de Jesus que o ajudem, sim, mas com o silêncio e a prece.
Tal é a sua preocupação, que muitas dessas cartas são “escritas com lágrimas”.
Imaginemos a serenidade de Chico Xavier ante o problema que se agrava e
imaginemo-lo a escudar-se na prece e no trabalho, firme na sua fé, seguro no seu
testemunho, imenso é, portanto, o seu sofrimento ao verificar que vários companheiros,
não entendendo o significado daquela Mora e muito menos as suas condições espirituais
para superá-lo, se arvoram em seus defensores, agindo, porém, de maneira totalmente
oposta à atitude que ele, Chico, assumira.
Atitude esta plenamente coerente com a de
Wantuil e, vale dizer, de toda a FEB.
Nesse episódio, Chico Xavier sente, por extensão, a dor de ver que a mensagem do
Cristo não havia sido assimilada por esses irmãos. Que se transformaram, sem o
sentirem, em fomentadores da discórdia e em instrumentos das trevas.
Que magistral lição ressuma dessa passagem da vida de Chico Xavier!
Atacado injustamente, não revida.
Ofendido, silencia.
Caluniado, recolhe-se à oração. Jogado à opinião pública de todo o País, aguarda serenamente o resultado do
julgamento dos homens, sabendo de antemão que, qualquer fosse ele, estaria em paz
com a sua consciência, na certeza de ter cumprido fielmente o seu dever.
Toda a sua defesa é Jesus. É Nele que encontra o exemplo a ser seguido. É para o
Mestre Divino que volve o seu olhar confiante. E enquanto se abriga nesse Imenso
Amor, Chico é surpreendido com a reação nada cristã e nada espírita de muitos
confrades.
Num relance percebe não apenas essa conduta incoerente com os princípios que
dizem esposar, mas, principalmente, a estratégia dos planos inferiores a se armar, subrepticiamente,
infiltrando-se sutil e usando como pretexto a necessidade de defesa de
Chico Xavier.
“Como sabes, meu caro Wantuil, nem todas as publicações poderiam ser corretas,
no caso escandaloso, e nem todos os jornalistas me procuraram com boas intenções.
Mas como sabes também, e conforme assevera o nosso Emmanuel, “na tarefa
mediúnica, não- podemos agradar a todos, mas não devemos desagradar a ninguém”.
Minha situação era muito delicada e mesmo assim não faltaram inúmeros confrades
que me escreveram cartas impiedosas e irônicas, quando liam reportagens em
desacordo com a verdade dos fatos, como se eu devesse controlar todos os jornais que
escreveram sobre o acontecimento. Alguns me perguntaram acremente se eu não estava
obsediado e se já não havia enlouquecido. (...) Continuemos, meu amigo, em nossos
trabalhos, edificados na consciência tranquila.”
Cremos que a maioria dos companheiros de nosso movimento serão tomados pela
mesma perplexidade que nos acometeu ao lermos essas cartas e constatarmos que existem irmãos nossos, isto é, pessoas que se dizem espíritas, capazes de, com toda
tranquilidade, escreverem uma carta a alguém de maneira impiedosa e irônica. E mais:
de se dirigirem a Chico Xavier ofendendo o, pedindo-lhe contas de seus atos,
transformando-se em juízes descaridosos e frios, como se lhes coubesse esse direito em
relação a outro ser humano.
É triste verificarmos o quanto ainda somos pouco cristãos. Não assimilamos quase
nada dos ensinamentos do Cristo.
É o caso de nos perguntarmos: Onde está o Evangelho
em nós? E da Doutrina Espírita o que apreendemos, assimilamos e incorporamos à
nossa vivência?
A lição do Mestre prossegue ecoando ao longo dos tempos para aqueles que têm
ouvidos de ouvir: “Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecados.”
Mas, Chico nem sequer menciona nomes. Poderia tê-lo feito, pois escreve a um
amigo do seu coração. Não acusa, todavia, a ninguém. Não faz referências desairosas.
Apenas explica a Wantuil que muitas publicações não são corretas e que alguns
jornalistas não o procuram com boas intenções.
Chico quer que Wantuil esteja a par da
verdade. Interessa-lhe que o amigo saiba do que ocorre. Não se preocupa em divulgar a
realidade ou esclarecer os demais. Permanece, como sempre faz, em sua extraordinária
vivência evangélica.
De suas palavras neste trecho, reponta a frase de Emmanuel:
“na tarefa mediúnica,
não podemos agradar a todos, mas não devemos desagradar a ninguém.” Realmente,
com paciência apostolar Chico tem procurado seguir este conselho, doando
constantemente o melhor de si mesmo. As pessoas, entretanto, em sua maior parte, não
se contentam com o que recebem. Querem sempre mais. Estão sempre exigindo e
cobrando. E especialmente dos médiuns. Bem poucos têm uma noção correta do que seja a tarefa mediúnica. Crêm que o
médium tem consigo a fórmula mágica que resolve problemas, afasta dissabores e,
sobretudo, que suas mãos guardam o segredo do milagre capaz de curar e cicatrizar
males e feridas do corpo e da alma.
Chico Xavier dá-nos os parâmetros do que seja a vivência da mediunidade com
Jesus, plena e integral. Ele não é espírita apenas quando está no Centro ou cercado pela
multidão. Ele não é médium somente nos horários restritos das reuniões. A sós ou junto
do povo, no seu lar ou no Centro, ele é sempre o espírita e o médium que vive e
exemplifica o que escreve e fala.
Com a simplicidade que lhe é característica, transmite a Wantuil a “fórmula
milagrosa” para superar a tantas dificuldades:
“Continuemos, meu amigo, em nossos
trabalhos, edificados na consciência tranquila.”
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