segunda-feira, 31 de março de 2014

Evangelho - Nós e o Mundo


“Dai e ser-vos-á dado” JESUS - LUCAS, 6: 38.
 “Vós, porém, que vos retirais do mundo, para Me evitar as seduções e viver no insulamento, que utilidade tendes na Terra? Onde a vossa coragem nas provações, uma vez que fugis à luta e desertais a combate?”  E.S.E. Cap.05, Item 26.
 Muitos religiosos afirmam que o mundo é poço de tentações e culpas, procurando o deserto para acobertar a pureza, entretanto, mesmo ai, no silencioso retiro em que se entregam a perigoso ócio da alma, por mais humildes se façam, comem, os frutos e vestem a estamenha que o mundo lhes oferece.

domingo, 30 de março de 2014

Analisar - Três fases distintas da obra de Chico Xavier .


Olá,

24/08/1947

 Observemos que o autor espiritual está plenamente integrado em todo esse contexto. Ele não vem transmitir o seu recado por acaso, por estar disponível ou para atender aos seus parentes e amigos.
Há sempre uma finalidade maior. Visando esse fim útil e providencial é que se apresenta ao médium, dentro de um esquema traçado para que a mensagem seja transmitida.

sábado, 29 de março de 2014

Evangelho - Na Construção da Virtude

Olá,
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor a justiça, porque deles é o reina dos Céus”.JESUS - MATEUS, 5:10.
 “A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caritativo, laborioso, sóbrio, modesto, são qualidades do homem virtuoso.” E.S.E. - Cap. XVII

Toleras descabidas injúrias e calas a justificação que te pende da boca, esperando, a preço de lágrimas, que o tempo te mostre a isenção de culpa, no entanto, com isso, promoves o reconhecimento e a renovação dos teus próprios perseguidores.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Analisar - Cuidado com o livro mediúnico.

Olá,

24/08/1947

 “(...) Recebi a cópia das cartas trocadas entre o querido amigo e o Dr. Camilo Chaves, documentação essa que te restituo, em anexo, com os meus agradecimentos. Muito bem inspirado foi o Presidente da União Espírita Mineira convidando-te. Compreendo as tuas razões e vejo que foste muito feliz, apresentando o Dr. Ludolf para falar em teu nome na Capital Mineira.
 Tenho, com os demais companheiros, a esperança de que virás a Minas em ocasião oportuna. Não vou à União desde 1910. Penso que em breve tempo irei lá numa noite de domingo para um abraço aos amigos.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Cotidiano - A PRESENÇA DOS AVÓS

Olá,

O milagre da vida orgânica através da fecundação favorece a multiplicação dos seres vivos, facultando, no reino hominal, a existência da constelação familiar. A sucessão natural daqueles que chegam em relação aos que já se encontram e aos que retomaram, forma a colméia humana de diferentes níveis etários, permitindo que as experiências sejam transferidas de uma para outra geração.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Vamos Analisar - Provas de Surpresa

Olá,
De inesperado, é possível encontres os mais difíceis problemas
a te requisitarem solução.
São eles dos mais simples aos mais complexos em nossas experiências no Plano Físico.
A súbita desencarnação de um companheiro que se nos vincule aos mais íntimos sentimentos, de quem esperávamos longo tempo de convivência e cooperação.

terça-feira, 25 de março de 2014

Evangelho - Pobreza

Olá,

Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

 Uma das mais sublimes funções do Evangelho do Senhor — e do Espiritismo — é a de preparar o homem para que saiba viver com dignidade em quaisquer circunstâncias.
Do Evangelho, do seu tempo até hoje; e do Espiritismo na atualidade, como restaurador dos postulados do Cristianismo.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Adolescência - REENCARNAÇÃO E CONSCIÊNCIA


 Olá,

A conquista lúcida da consciência abre espaços para o entendimento das leis que regem a vida, facultando o progresso do ser, que se entrega à tarefa de educação pessoal e , por consequência , da sociedade na qual se encontra situado .
 Não mais lhe atendem as aspirações os conceitos utópicos e as afirmações pueris destituídas de razão , com os quais no passado se anestesiava o discernimento dos indivíduos e das massas.

domingo, 23 de março de 2014

1859, p. 94:

Olá,

 “De que há charlatães que vendem drogas em praças públicas, de que há mesmo médicos que, sem ir à praça pública, enganam a confiança alheia, se segue que todos os médicos são charlatães, e o corpo médico nisso seja atingido em nossa consideração? De que há gente que vende a tintura por vinho, se segue que todos os vendedores de vinho são fraudadores e que não há nenhum vinho puro?

sábado, 22 de março de 2014

Vigilância - A exaltação da cortesia

Olá,

À frente da multidão de sofredores e desalentados, relacionou o Mestre as bem aventuranças, destacando, com ênfase, a declaração de que os mansos herdariam a Terra. A afirmativa, porém, soou entre os discípulos de maneira menos agradável.
Tal asserção não seria encorajamento à ociosidade mental?
 Se o Evangelho reclamava espíritos valorosos na sementeira das verdades renovadoras, como acomodar a promessa com a necessidade do destemor?

sexta-feira, 21 de março de 2014

Evangelho - PROBLEMAS PESSOAIS

Olá,

Os teus são problemas iguais aos de todas as pessoas.
Por mais te creias infeliz, há outros que jazem em grabatos de maiores dores ou que estão encurralados em sombras mais espessas. Mesmo que teimes em ignorar, desfilam ao teu lado na passarela da ilusão os campeões do infortúnio e brilham nas disputas sociais os ases do sofrimento sob cargas de desespero que não suportarias.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E DISCERNIMENTO

Olá,

Na antiguidade clássica os gregos elucidavam que o homem é um animal racional e que para alcançar o pleno desenvolvimento deve utilizar-se da razão.
A conquista da razão, no entanto , dá-se mediante o esforço desenvolvido pelo uso da mente, por um método ordenador.
 A mente pode tornar-se o céu ou o inferno de cada criatura, conforme o direcionamento que dê ao seu pensamento.
 O cultivo das idéias que se derivam das paixões , induz a distúrbios que alienam e brutalizam, dificultando o predomínio do discernimento.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Evangelho - CIZÂNIA

Olá,

Os lexicógrafos definem a cizânia como sendo “rixa, desarmonia, discórdia entre pessoas de amizade”.
A cizânia constitui, pela sua própria estrutura, adversário ferino da obra de edificação do bem, onde quer que se manifeste.
 Parte integrante da personalidade humana, o espírito da cizânia facilmente se instala onde o homem se encontra.

terça-feira, 18 de março de 2014

Analisar - Cartas escritas com lágrimas. — Não devemos desagradar a ninguém

Olá,

23 —11 —1944

 “(...) O que me dizes, reverentemente à atitude de certos confrades que descambam para o terreno das provocações declaradas, é a cópia do que sinto também. É muito triste vermos companheiros, com tantas expressões de cultura evangélica, arvorarem-se em lutadores e combatentes sem educação.
 Logo que houve o agravo da sentença (caso H. Campos), observando a agressividade de muitos, escrevi mais de cinquenta cartas privadas e confidenciais aos amigos da doutrina, com responsabilidade na imprensa espiritista, rogando a eles me ajudarem, por amor de Jesus, com o silêncio e a prece e não com defesas precipitadas e, confesso-te, que algumas dessas cartas foram escritas com lágrimas por mim, tal a desorientação de certos amigos que facilmente se transformam em provocadores e ironistas, esquecendo os mais comezinhos devores cristãos.(...)”

segunda-feira, 17 de março de 2014

Cotidiano - O EDUCANDÁRIO FAMILIAR

Olá,

A família é o resultado do largo processo evolutivo do espírito na extensa trajetória vencida por meio das sucessivas reencarnações. Resultado do instinto gregário que une todos os animais, aves, répteis e peixes em grupos que se auxiliam e se interdependem reciprocamente, no ser humano atinge um estágio relevante e de alta significação, em face da conquista do raciocínio, da consciência. Dessa forma, a família é o alicerce sobre o qual a sociedade se edifica, sendo o primeiro educandário do espírito, onde são aprimoradas as faculdades que desatam os recursos que lhe dormem latentes.

domingo, 16 de março de 2014

1864, p. 326

Olá,

“O Espiritismo, repito, em demonstrando, não por hipótese, mas por fatos, a existência de um mundo invisível e o porvir que nos espera, muda totalmente o curso das idéias; dá ao homem a força moral, a coragem e a resignação, porque não trabalha mais somente para o presente, mas para o futuro; sabe que se não desfruta hoje, desfrutará amanhã. Demonstrando a ação do elemento espiritual sobre o mundo material, amplia o domínio da ciência e abre, por isso mesmo, uma nova via ao progresso material.

sábado, 15 de março de 2014

Evangelho - Em Louvor da Alegria

Olá,

“Bem-aventurados, vós, que agora chorais, porque rireis.”
 JESUS - LUCAS,, 6: 21.
 “Lembrai-vos de que, durante a vosso degredo na Terra, tendes que desempenhar uma missão de que não suspeitas, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou.”
E.S.E. Cap. V, 25.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Cotidiano - Parentes complexos

Olá,

Parece questão simples mais não é: os parentes complexos. Discutimos, deblateramos no assunto. Entretanto, exceção feita aos portadores de moléstias congênitas, somente erradicáveis nos tratamentos da reencarnação, se encontramos um parente difícil, a verdade é que também seremos para ele um parente difícil, pelo menos, durante o período de tempo, em que se nos perdure o desacordo.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Cotidiano - TURBULÊNCIAS FAMILIARES

Olá,

Numa constelação familiar, os primeiros sinais de desajustes são os pequenos crimes em relação à lealdade que deve existir entre todos os seus membros.
 A família não é apenas o grupo biológico residente sob o mesmo teto, mas a reunião de espíritos que se exercitam na experiência da evolução, onde deve reinar a fraternidade, a fim de se ampliarem os sentimentos de amor no futuro em relação a toda a sociedade.
 Compreensivelmente, na convivência sempre surgem os descontentamentos insignificantes, que se tornam mais graves quando não cuidados, na condição de fenômenos transitórios decorrentes das relações interpessoais, ensejando conversações maledicentes, que se ampliam em forma de acusações surdas e injustificáveis, culminando em traições ignóbeis...

quarta-feira, 12 de março de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E HÁBITOS

Olá,

São João da Cruz afirmava que "Deus é encontrado nas trevas " do ser humano.
 Ínsito na criatura , permanece no seu lado escuro, aquele SI profundo da sua realidade ainda por detectar.
Enquanto essa área de sombras não seja clareada pala razão, a ignorância predomina e os instintos governam, mesmo que o raciocínio pareça comandar-lhe os hábitos e as ações.

terça-feira, 11 de março de 2014

Evangelho - Reencarnação e Resgate

Olá.

Não é que ele tenha pecado, nem seus pais...

 Certa vez os discípulos, apresentando a Jesus um cego de nascença, formularam a seguinte pergunta:
—“Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?”

segunda-feira, 10 de março de 2014

Analisar - Momentos de Crise

Olá,

Ninguém os deseja e todos procuramos evitá-los:
 os momentos de crise.
Configuram-se eles, mais particularmente, nas ocorrências externas, das quais nem sempre somos partícipes.
 Hoje, será determinada atitude, considerada infeliz, assumida por pessoa que se nos liga ao coração pelos laços íntimos; amanhã, pode surgir em grandes conflitos dentro do grupo familiar; depois, é possível apareçam no afastamento de companheiros dos mais estimáveis; e, mais adiante, no tempo, os instantes difíceis serão aqueles em que a desencarnação de um ente amado, quando nos achamos na Terra, nos envolva em nuvens de sofrimento e lagrimas.

domingo, 9 de março de 2014

Cotidiano - A mulher e a ressurreição

Olá,
As águas alegres do Tiberíades se aquietavam, lentamente, como tocadas por uma força invisível da Natureza, quando a barca de Simão, conduzindo o Senhor, atingiu docemente a praia.
 O velho apóstolo, abandonando os remos, deixava transparecer nos traços fisionômicos as emoções contraditórias de sua alma, enquanto Jesus o observava, adivinhando-lhe os pensamentos mais recônditos.
 - Que tens tu, Simão? - perguntou o Mestre, com o seu olhar penetrante e amigo.
Surpreendido com a palavra do Senhor, o velho Cefas deu a perceber, por um gesto, os seus receios e as suas apreensões, como se encontrasse dificuldade em esquecer totalmente a lei antiga, para penetrar os umbrais da idéia nova, no seu caminho largo de amor, de luz e de esperança.

sábado, 8 de março de 2014

Evangelho - ANTE À JUVENTUDE

Olá,

Como jovem arrolas queixas e azedumes, apontando o fracasso das gerações transatas, derrapando nos desfiladeiros da insensatez, em busca de novos desencantos. Anotas erros que se sucedem na chamada “sociedade de consumo”, com prevenções injustificáveis e complexas, sem que apresentes qualquer programa correto de elevação eficiente.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Evangelho - SEXO E OBSESSÃO

Olá,

Espíritos perturbados em si mesmos reencarnam-se anatematizados por desequilíbrios físicos e psíquicos que procedem das lembranças negativas e dos erros anteriormente praticados.
 Espíritos inquietos reemboscam-se na indumentária fisiológica, açulados por falsas necessidades a que se atiraram impensadamente nas existências passadas.
Espíritos aturdidos recomeçam a experiência carnal sob o guante de paixões que devem superar e derrapam nas experiências comprometedoras em que mais se infelicitam.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Evangelho - LÂMPADAS, RECEPTORES E TRANSMISSOR

Olá,

Recebem o raio luminoso e se inebriam de imediato com as impressões visuais transformadas em imagens que se gravam nos recônditos da memória, impressas em cor para serem evocadas logo se acionem os mecanismos próprios capazes de selecioná-las e retirá-las dos arquivos neuroniais. Penetrados pela sonora vibração, que deambula através da câmara acústica, classificam os ruídos e os discriminam para gravá-los em sutil engrenagem, na qual perduram as impressões transformadas em mensagens inapagáveis nos fulcros profundos do espírito.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Analisar - NOS CAMINHOS DO TEMPO

Olá,

Achamo-nos todos enleados nas teias da justiça, no campo infinito do tempo, buscando resgatar antigos débitos de ordem espiritual, uns à frente dos outros, e, enquanto nos encarceramos no propósito de cobrança, permaneceremos algemados ao poste mental das flagelações íntimas, encontrando no mundo vasto purgatório de nossos próprios sentimentos.

terça-feira, 4 de março de 2014

Adolescencia - MATURIDADE E CONSCIÊNCIA

Olá,

A consciência atinge a plena conquista, quando o ser amadurece no seu processo psicológico de evolução.
 Esse amadurecimento é o resultado de um contínuo esforço em favor do auto-conhecimento e da coragem para enfrentar-se , trabalhando com esforço íntimo as limitações e os processos infantis que nele ainda predominam.
Não sabendo superar as frustrações, fixa-as no inconsciente e torna-se sua vitima, fugindo para os mecanismos da irresponsabilidade toda vez que se vê a braços com dificuldades e enfrentamentos.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Evangelho - A PARÁBOLA DO SEMEADOR IV

Mateus Cap. 13

 19 Todo aquele que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o mau e arrebata o que se semeou em seu coração; este é o que recebeu a semente junto da estrada.

 Explicando a parábola do semeador, Jesus retrata a categoria espiritual de cada um a quem é endereçada a palavra divina. Aqui vemos os indiferentes; achegam-se ao Evangelho, ouvem as lições e retiram-se; seus corações não sentem os ensinamentos e, por comodismo, acham mais fácil abandoná-los; são terrenos ainda não preparados para a semeadura.


domingo, 2 de março de 2014

1869, p. 354

Olá,

“Esses fenômenos, trazidos à moda pelo atrativo da curiosidade, se tornaram uma diversão, e tentaram a cupidez das gentes sob o pretexto de que isso seria novidade, na esperança de encontrar uma porta aberta.
As manifestações pareciam uma matéria maravilhosamente explorável, e mais de um sonhava em se fazer um auxiliar de tal indústria; outros viam uma variante da arte de adivinhação, um meio talvez mais seguro que a cartomancia, a borra de café, etc..., para conhecer o porvir e descobrir as coisas ocultas, porque, segundo a opinião de então, os Espíritos deviam tudo saber.

sábado, 1 de março de 2014

Cotidiano - Mestre e Aprendiz

Olá,

— Senhor, não seria justo apressar a vitória do Reino Divino entre as criaturas? O contato com a Boa-Nova aumenta-nos a sensibilidade e a visão espiritual... Agora, sinto no mundo verdadeiro vale de treva, cujos males precisamos sanar. Tenho visto romanos enfurecidos contra mulheres e crianças, fariseus que exploram o minguado dinheiro das viúvas, sacerdotes que se tornam comerciantes indiretos no Templo e levitas desapiedados ocultando sentimentos perversos...