sábado, 24 de agosto de 2013

ADOLESCÊNCIA - ESPORTES

Olá,

1 - Que espaço deve o esporte ocupar em nossa vida?
 É de Juvenal, poeta latino, a célebre frase:
 “Mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são), muito usada em promoções de educação física e prática esportiva. Está certo. Importante exercitar o corpo. Se é forte e saudável fica mais fácil sustentar uma alma sã, embora devamos considerar que a recíproca merece maior atenção: uma alma sã é fundamental para que tenhamos um corpo sadio.



2 - Qualquer esporte?
 O bom senso nos diz que há determinados esportes que não interessam nem ao corpo nem ao Espírito. O boxe, por exemplo, lamentável herança da época dos gladiadores que se matavam em espetáculos sangrentos.

 3 - É saudável o desejo de vencer ou o importante é competir?
O ideal olímpico é o da competição, no sentido de que as pessoas participem da atividade esportiva. Quando o atleta quer vencer a qualquer custo, o esporte deixa de beneficiá-lo, levando-o a excessos e ao cultivo de um comportamento passional. Isso ocorre invariavelmente quando se estabelece a profissionalização do esporte e a vitória passa a ser uma obrigação.

 4 - A preocupação com os primeiros lugares pode ser considerada uma aspiração egocêntrica do atleta?
O desejo de vencer é motivador e a vitória é sempre uma gratificante realização pessoal. Mas se deslocamos o eixo esportivo da participação para a volúpia de vencer haverá sempre muita frustração para a maioria dos esportistas.

5 - Pelas paixões que suscita, pela violência que gera, envolvendo torcedores e atletas, podem os considerar o futebol um esporte inconveniente, incompatível com princípios religiosos?
 O futebol é um esporte maravilhoso. Quando praticado com virtuosismo e respeito às regras situa-se como verdadeira manifestação artística. O problema está na deseducação dos que o apreciam e praticam.

6 - Em face desse clima seria conveniente não participar?
Se o jovem gosta, leva jeito, não há porque afastar-se. Que seja no jogo ou na torcida um exemplo de desportista, capaz de vibrar com seu time, respeitando os adversários e comportando-se com absoluta lisura.

7 - O que não deve ser feito em relação ao esporte?
 Permitir que ocupe em nossa vida um espaço além do razoável. Há atividades mais importantes relacionadas com a economia de nossas almas.

8 - Deveríamos, nas atividades do Centro Espírita, motivar os jovens para a formação de grupos para a prática do esporte?
O tempo de que dispomos no Centro Espírita para programas doutrinários e assistenciais é reduzido. Conveniente não ocupá-lo com atividades que não lhe  dizem respeito. Não obstante, nada impede que os jovens espíritas reúnam-se em suas horas de lazer para a prática de esportes.

 NÃO PISE NA BOLA                   RICHARD SIMONETTI

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário