quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ANALISAR - ALQUIMIA E AMOR IV

Olá,

Os personagens de seu sonho (seu pai e seu irmão) não são entes imaginários de sua mente, trazidos pelas suas lembranças da infância durante a tarde.
As imagens podem ter sido construídas com o auxílio daquelas lembranças, porém o enredo do sonho diz respeito ao intrincado processo existente entre o inconsciente e a consciência.
 Mesmo que se queira dar uma interpretação de acordo com o pensamento espírita, de que o espírito se desdobra durante o sono, encontrando outros com os quais estabelece relações,



fica a pergunta sobre a sincronicidade de o evento ocorrer, exatamente no dia em que teve uma experiência ligada  a Jung (Vida e Obra, p. 37.)
 São unidades vivas dentro da psiquê e que gozam de relativa autonomia. Por vezes somos dirigidos pelos complexos. Eles não são elementos patológicos, salvo quando atraem para si excessiva quantidade de energia psíquica, manifestando-se como conflito perturbador da personalidade.
Os complexos têm a facilidade de alterar nosso estado de espírito, sem que nos apercebamos de sua presença constelada na consciência.
 À semelhança de um campo magnético, não são passíveis de serem observados diretamente, mas por meio da aglutinação de conteúdos que os constituem.  Alquimia do Amor ao contato com o masculino. Mesmo que tenha havido tal encontro, não descartado por mim, associo-o aos processos inconscientes dela, que exigem de sua parte uma mudança de atitude, para que sua vida não se paralise.
 Sua interpretação do sonho não a levou a um bom desfecho.
 Prisioneira do “pai” interno (arquétipo da lei, da disciplina e do limite), evitou ir à faculdade, no dia seguinte, mobilizada pelos pensamentos em torno do rapaz, seu colega.
 Queria ter controle sobre seus pensamentos e emoções. Precisava conciliar as idéias e desejos, para não se trair em presença dele. A si própria, afirmou que não deveria ir porque poderia parecer disponibilidade vulgar e desejo evidente por ele.
 Preferiu a companhia de si mesma e o isolamento de tudo e de todos. Sua disposição foi, não enfrentar e tentar entender o que se passava, mas de fugir àquilo que desconhecia e que não estava sob seu controle. O desejo por alguém, ou a energia natural para o contato com outra pessoa, estaria agora sendo dirigido para ela mesma, na direção do inconsciente, mãe de todos os destinos obscuros.
 Ela não sabia que estaria entrando numa viagem perigosa na direção da terra misteriosa, oculta e desconhecida dela mesma. O sentimento, que poderia ser dirigido para fora, estava sendo canalizado para si própria. Suas preocupações, muito embora coerentes, não continham a constatação a respeito de sua própria maturidade para entrar por aquele caminho, adequado à sua idade e a toda mulher. Posteriormente foi à aula, mas evitou o mesmo lugar em que habitualmente sentava.
Colocou-se no lado oposto. Ao chegar, mais cedo do que o habitual, notou a presença do rapaz, que não esboçou qualquer reação diferente ante sua chegada.
Evitou-o por muitos dias. Nesse tempo, a libido que deveria ser projetada, era absorvida pelo inconsciente.  Seu complexo estava absorvendo a energia para a vida.
 Poderia ter enfrentado a situação com absoluta naturalidade, sem a preocupação de ser ou não vulgar. Afinal, nada há demais em sentir atração por alguém.

 ADENÁUER NOVAES            ALQUIMIA DO AMOR

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário