sábado, 3 de agosto de 2013

ANALISAR - ALQUIMIA E AMOR III

Olá,

Naquela noite sonhou que estava num campo bem verde. Subia uma pequena elevação, chegando a uma casa na qual havia duas portas de entrada. Sabia que, para entrar na casa, tinha obrigatoriamente que escolher uma delas.
 Uma porta mais velha  desgastada pelo tempo, e outra recém pintada. Escolheu a que estava pintada com uma tinta fresca. Ao adentrar a casa, encontrou seu pai conversando com um homem, que identificou como sendo seu irmão.



Acordou com a impressão de que eles estavam falando a seu respeito. Passou o dia pensando no sonho e em seu possível significado. Achou, inicialmente, que seu pai estava querendo falar com ela, por isso sonhara com ele. Ele morava numa cidade do interior, a duas horas de distância. Pensou que talvez tivesse acontecido algo de ruim com ele e com seu irmão. Resolveu telefonar para aliviar sua preocupação, descobrindo-a infundada. Mesmo assim contou o sonho e pediu que eles não viajassem naqueles dias.
 Seu sonho poderia ser por ela interpretado de forma diferente. O campo verde poderia estar representando o estado de êxtase que sentiu naquele momento, ao qual recusava dar vazão, evitando um possível encontro amoroso, adequado à sua idade e disponibilidade. A casa com duas portas poderia significar o caminho da consciência, que se encontra em litígio para escolher entre alternativas distintas, qual aquela que lhe levaria a um melhor desfecho, sem culpa.
 As duas alternativas são polaridades psíquicas, normalmente representadas pelo bem e pelo mal. São escolhas opostas, cuja decisão deve ser tomada pela consciência, sob pena de paralisia. Ela escolhe aquela porta que lhe parece mais nova, portanto que aponta para um caminho feliz e venturoso. É a escolha pela vida, pelo bem, pelo crescimento e pela libertação.
Depara-se, então, com a figura paterna e com o irmão. Ambos representam aspectos psíquicos a serem compreendidos como ícones de seus valores internalizados. São imagens arquetípicas que estão apresentando a existência de complexos.
 1 Os complexos são conteúdos psíquicos carregados de afetividade, agrupados pelo tom emocional comum. São ‘temas emocionais reprimidos capazes de provocar distúrbios psicológicos permanentes’, e que ‘reagem mais rapidamente aos estímulos externos’.
 ‘São manifestações vitais da psique, feixes de forças contendo potencialidades evolutivas que, todavia, ainda não alcançaram o limiar da consciência e, irrealizadas, exercem pressão para vir à tona,  inconscientes a serem integrados na consciência.
 Seu pai e seu irmão simbolizam os limites adquiridos ao longo de sua vida. São barreiras que controlam suas ações na relação com o masculino. Resultam de experiências, idéias e emoções que se aglutinaram no inconsciente, estabelecendo os limites de seu desejo de conectar-se a um homem.
Sua sexualidade está aprisionada àqueles complexos, exigindo realização na vida externa.
Aquele encontro simbólico, com seu pai e seu irmão, representa a necessidade de pedir a autorização paterna para que seu desejo se realize. Conscientemente isso não é compreendido, nem tampouco é real. Ela se acha suficientemente adulta e madura para não precisar daquela autorização, motivo pelo qual a interpretação do sonho não alcança esse nível de profundidade.
 Essa barreira deve ser quebrada a bem de seu desenvolvimento pessoal, e consequentemente, de sua individuação. No sonho, ela subia uma elevação, que pode simbolizar o processo necessário de ir mais acima, ou mais além, para entender o que se passa consigo própria.

ALQUIMIA DO AMOR                ADENÁUER  NOVAES

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário